TRANSPLANTE DE CÓRNEAS





O JORNAL SPTV DA REDE GLOBO MOSTROU UMA REPORTAGEM SOBRE O HOSPITAL DOS
OLHOS DE SOROCABA.
ESSE HOSPITAL É DA MAÇONARIA, SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSE HOSPITAL É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR
CERCA DE TREZENTOS TRANSPLANTES DE CÓRNEAS POR MÊS,
POIS HÁ UM ESTOQUE DE CÓRNEAS SUFICIENTE PARA A REALIZAÇÃO DOS MESMOS.
NO ENTANTO, ESSE HOSPITAL ESTÁ REALIZANDO SOMENTE CERCA DE CENTO E VINTE
TRANSPLANTES POR MÊS,
DEVIDO A FALTA DE PACIENTES.
AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS ESTÃO SENDO JOGADAS FORA POR PASSAREM DO TEMPO DE
UTILIZAÇÃO / VALIDADE !
PEÇO A TODOS QUE POR VENTURA TENHAM CONHECIMENTO DE ALGUÉM QUE ESTEJA NA
FILA DO TRANSPLANTE AGUARDANDO UM DOADOR, INFORME ESSA PESSOA PARA QUE ENTRE
EM CONTATO COM O HOSPITAL OFTALMOLOGICO DE SOROCABA -SP -

TELEFONE - (15) 3212-7009 - DE 2ª A 6ª FEIRA

ATENCIOSAMENTE,
DR. EDUARDO BEZERRA -

A água

chuvadas.gif

A superfície da Terra tem cerca de 71% de sua superfície coberta por água, estimando-se seu volume total em 1,35 trilhão de km3.
Cerca de 97,5% dessa água é salgada e está nos oceanos, 2,5% é doce sendo que deles, 2% estão nos Calotes Polares, e apenas 0,5% está disponível nos corpos de água da superfície, isto é, subsolo, atmosfera, rios e lagos, sendo que a maior parte dessa água doce, ou seja, 95%, está internada no subsolo, que é, portanto, a grande "caixa de água doce" da Natureza.

Meses que chove

Diz a sabedoria popular que os meses que tem R, são os meses que chove muito, e que os meses que não tem R, são os meses que não chove ou chove pouco.

chuva.jpg
Veja a seguir os meses com e sem R.
  • JANEIRO;
  • FEVEREIRO;
  • MARÇO;
  • ABRIL;
  • MAIO;
  • JUNHO;
  • JULHO;
  • AGOSTO;
  • SETEMBRO;
  • OUTUBRO;
  • NOVEMBRO;
  • DEZEMBRO;

Mata Atlantica: Agonia de uma Floresta

Mata Atlântica a Agonia de uma Floresta
Estudos aponta o Rio de Janeiro o maior agressor: 140 mil ha desmatados
A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.

O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é quase uma relíquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia.

Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original. Em alguns lugares como no Rio Grande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil.

O aparecimento da Serra-do-Mar e da Mantiquiera datam da separação entre o continente Americano e Africano. No pricípio eram altas montanhas e só com os milhões de anos de erosão conseguiram suavisar essas rochas de formação antiga que sustentam o continente sulamericano. Concomitantemente evoluíram as linhagens de plantas que originaram a Mata Atlântica. Nesta época também desenvolveram-se insetos, aves e mamíferos fazendo com que hoje fauna e flora se combinem rica e complexamente.


Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2.

Área total atual: aproximadamente 52.000 Km2.

O Brasil importa alimentos

O Brasil exporta alimentos para todo o Mundo, e é considerado um dos maiores produtores de grãos do Mundo.


O que muita gente não sabe é que o Brasil importa alimentos, os principais alimentos importados são:
  • Trigo;
  • Leite;
  • Carne;
  • Arroz;
  • Feijão;
  • Frutas
  • Entre outros.
Uma barbaria que acontece no Brasil é que sua produção de alimentos poderia dizima a fome em todo o território nacional, porem diversos brasileiros estão pelas ruas com fome.
Você deve estar se perguntando. para onde vai toda esta comida?
A resposta é simples, grande parte da produção de grãos destina-se a exportação, enquanto vários morrem de fome no Brasil.

AS SETE MARAVILHAS...




AS SETE MARVILHAS DO MUNDO
E ela estava com vergonha de dizê-las...
Um grupo de estudantes estudava as sete maravilhas do mundo. No final da aula, foi pedido aos estudantes que fizessem uma lista do que consideravam as sete maravilhas. Embora houvesse algum desacordo, começaram os votos:
1) O Taj Mahal
2) A Muralha da China
3) O Canal do Panamá
4) As pirâmides do Egito
5) O Grand Canyon
6) O Empire State Building
7) A Basílica de São Pedro
Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina não tinha virado sua folha ainda. O professor então perguntou a ela se tinha problemas com sua lista. A menina quieta respondeu:
- Sim, um pouco. Eu não consigo fazer a lista, porque são muitos.
O professor disse:
- Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la.
A menina hesitou, então leu:
- Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:
1 - Ver
2 - Ouvir
3 - Tocar
4 - Provar
5 - Sentir
6 - Rir
7 - E amar
A sala então ficou completamente em silêncio...
(Autor desconhecido)

Tombouctou (séc. XII) Mali

No século XII, Tombouctou encontrava-se no trajeto das quatro mais importantes rotas de caravanas que abasteciam o mundo árabe e que atravessavam o Oriente Médio, chegando até Espanha. A acumulação de riqueza transformou-a, naquela altura, num dos mais ricos locais do mundo. Esta situação permitiu que aí se estabelecesse uma das primeiras universidades da história da humanidade, a famosa universidade islâmica, denominada Sankore alcorânica, na qual 20 000 estudantes estudavam direito, medicina, retórica, etc. Atualmente, subsiste em forma de mito, assemelhando-se assim a uma outra Antiga Maravilha, os Jardins Suspensos da Babilônia.

Resumindo – vote em Tombouctou, símbolo de -
Inteligência e Misticismo!

Taj Mahal (1630 d.C.) Agra, Índia

Esta imensa mausoléu foi construída por ordem do Xá Jahan, o quinto imperador mogul muçulmano, em memória da sua falecida e adorada esposa. Construído em mármore branco e rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, o Taj Mahal é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana na Índia. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, só conseguia então ver o Taj Mahal a partir da pequena janela da sua cela.

Resumindo – vote no Taj Mahal, o grande símbolo de -
Amor e Paixão!

Ópera de Sidney (1954 - 73) Sidney, Austrália

Quando o edifício da Ópera de Sidney ficou concluído em 1973, constituiu uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou todo o continente australiano no mapa mundial. Trata-se de uma construção que não corresponde ao que normalmente imaginamos que o edifício de uma ópera deve ser; é, na realidade, uma interpretação completamente abstrata. A capacidade de criar arte abstrata só se desenvolveu após a invenção da fotografia em finais do século XIX, altura em que os pintores começaram a experimentar interpretações cubistas da realidade..


Resumindo – vote na Ópera de Sidney, representação de -
Abstração e Criatividade!

Stonehenge (3000 a.C. - 1600 a.C.) Amesbury, Reino Unido

A construção de Stonehenge começou por volta do ano 3000 a.C. e foi concluída cerca de 1400 anos mais tarde. Pesando cada uma das pedras aproximadamente 50 toneladas, é considerada uma grande obra da engenharia. Embora não se saiba bem quem construiu o monumento, nem qual a sua finalidade, tem-se especulado que terá sido ou um templo dedicado ao culto de antigas divindades terrenas, um observatório astronômico ou ainda um local sagrado de cultos funerários.

Resumindo – vote em Stonehenge, ainda hoje símbolo de -
Secretismo e Resistência!

Estátua da Liberdade (1886) Nova Iorque, E.U.A.

A Estátua da Liberdade foi um presente oferecido pelo governo francês aos Estados Unidos em honra dos ideais da liberdade e da independência. Constituiu um gesto antecipado de generosidade nacional. Esta enorme estátua tornou-se o símbolo da esperança e da liberdade para muitas centenas de milhões de pessoas que emigraram para os Estados Unidos durante o século XX em busca de uma nova vida em paz e com prosperidade. É também a candidata às Novas 7 Maravilhas que mais se assemelha a uma das Antigas 7 Maravilhas – O Colosso de Rodes.

Resumindo – vote na Estátua da Liberdade, um grande símbolo de -
Generosidade e Esperança!

Pirâmides de Gizé (2600 - 2500 a.C.), Egipto

As Pirâmides de Gizé, as mais antigas e únicas sobreviventes das Antigas Maravilhas do Mundo, são testemunho da perfeição na arte e no design nunca posteriormente alcançada. Foram construídas por projetistas e engenheiros unicamente para servir aos seus soberanos terrenos, e que eram também os seus deuses. Àquela altura não existia a filosofia e a sua criação não foi sequer posta em causa. As pirâmides eram a mais pura das construções, e foram concebidas para a eternidade.

Petra (9 a.C. - 40 d.C.) Petra, Jordânia

Aretas IV (9 a.C. a 40 d.C.). Peritos no domínio da hidráulica, os nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores. Atualmente, os túmulos reais de Petra, para além da fachada de templo helênico, com 42 metros de altura, do mosteiro de El-Deir, constituem exemplos impressionantes da cultura do Oriente Médio.

Resumindo – vote em Petra, um grande símbolo de -
Engenharia e Proteção!

Castelo de Neuschwanstein (1869 -1884) Schwangau, Alemanha

O Castelo de Neuschwansteinfoi construído numa altura em que os castelos e as fortalezas já não eramnecessários do ponto de vista estratégico. Foi, antes, obra da fantasia pura esimples, uma bela composição romântica de torres e muralhas localizadas numapaisagem perfeita de montanhas e lagos. A combinação de vários estilos arquitetônicose a riqueza de detalhes têm inspirado gerações tanto de crianças como deadultos.

Resumindo – vote no Castelo de Neuschwanstein, uma grande homenagem à -
Fantasia e Imaginação!

Machu Picchu (1460 - 1470) Machu Picchu, Peru

No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu ("velha montanha"). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada "perdida" durante mais de três séculos. Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911.

Resumindo - vote em Machu Picchu, símbolo de -
Comunidade e Dedicação!

Kremlin e Praça Vermelha (1156 - 1850) Moscou, Rússia

Inicialmente construído para residência de Ivan I, o Kremlin foi a residência oficial dos Czares até à Revolução Russa de 1917. Atualmente, abriga o gabinete oficial do presidente russo. Em frente ao Kremlin, encontra-se a Praça Vermelha, uma praça imponente e exuberante que muitas pessoas associam às infames manifestações do primeiro de Maio. Perto da praça está localizada a Catedral de S. Basílio, construída na década de 1550 para comemorar a captura da fortaleza mongol de Kazan por Ivan, o Terrível.

Resumindo – vote no Kremlin, símbolo de Força de -
Espírito e Simbolismo!

Templo de Kiyomizu (749 – 1855) Quioto, Japão

Concebidos no ano de 794 d.C., os palácios e templos de Quioto foram as residências dos shoguns e dos imperadores do Japão durante mais de 1000 anos. O imperador japonês é entronizado no Palácio Imperial Gosho. Entre outros edifícios dignos de referência, encontram-se os complexos de templos de Higashi Honganjie Nishi Honganji, o Templo Kinkakuji com o "Pavilhão Dourado", e o Templo de Kiyomizu , templo das "águas cristalinas". São vários os monumentos de Quioto que foram destruídos e por várias vezes reconstruídos durante o curso da história, encontrando-se hoje entre os locais da Ásia classificados como Patrimônio Cultural da Humanidade

Resumindo – vote no Templo de Kiyomizu, um símbolo de -
Claridade e Serenidade!

Basílica de Santa Sofia (532 – 537 d.C.) Istambul, Turquia

A Basílica de Santa Sofia foi construída durante o reinado do imperador Justiniano (532 – 537 d.C.), quando o império bizantino se encontrava no auge do seu poder e influência. A gigantesca cúpula, que constitui a sua característica arquitetônica mais marcante, tem desde então servido de modelo para a construção das mesquitas islâmicas. De fato, após a queda de Bizâncio, a Santa Sofia foi convertida em mesquita otomana. Atualmente o monumento é um museu que contempla tanto a religião cristã como a muçulmana.

Resumindo – vote na Basílica de Santa Sofia, atualmente um símbolo de -
Fé e Respeito!

The Great Wall of China (220 B.C and 1368 - 1644 A.D.) China

A Grande Muralha da China foi construída para ligar fortificações já existentes, criando um sistema de defesa unificado que impedisse as invasões do território chinês por tribos mongóis. É o maior monumento já construído pelo homem e o único visível do espaço. Muitos milhares de pessoas pagaram a construção desta estrutura colossal com a própria vida.

Resumindo – vote na Grande Muralha da China, uma incrível demonstração de -
Perserverança e Persistência!

Torre Eiffel (1887 - 89) Paris, França

Criação do Gustave Eiffel, esta magnífica torre de aço tornou-se o símbolo não só de Paris, como de toda a França. A estrutura é não apenas um ponto de referência reconhecido em todo o mundo, mas talvez mesmo a obra arquitetônica mais conhecida do mundo ocidental. Foi, até à construção do Empire State Building, a estrutura mais alta feita pelo homem. A torre é visitada por seis milhões de pessoas todos os anos.

Resumindo – vote na Torre Eiffel, um símbolo de -
Desafio e Progresso!

Estátuas da Ilha de Páscoa (séc. X - XVI) Ilha de Páscoa, Chile

Descoberta num domingo de Páscoa pelo explorador holandês Jakob Roggeveen, este conjunto de esculturas de pedra com 25 metros de altura continua a intrigar historiadores e arqueólogos quanto à sua origem. Segundo se crê, uma comunidade de origem polinésia ter-se-á estabelecido aqui durante o século IV, dando início à invulgar tradição da escultura de grandes dimensões. Estas enormes figuras de pedra, conhecidas pelo nome de Moai, teriam sido erigidas entre os séculos X e XVI e desde então não param de fascinar o mundo inteiro dotando a ilha de uma atmosfera mítica.

Resumindo - vote nas estátuas da Ilha de Páscoa, símbolos de -
Mistério e Espanto!

Coliseu de Roma (70 – 82 d.C.) Roma, Itália

Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém a atualidade até aos nossos dias, uma vez que, passados cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do design original do Coliseu. É através do cinema e dos livros de história que hoje temos noção das lutas cruéis e dos jogos que tinham lugar nesta arena, para júbilo dos espectadores.

Resumindo – vote no Coliseu, atualmente símbolo de -
Júbilo e Sofrimento!

Cristo Redentor (1931) Rio de Janeiro, Brasil

Cristo Redentor (1931) Rio de Janeiro, Brasil

Esta estátua de Jesus, com cerca de 38 metros de altura, situa-se no topo do morro do Corcovado com vista sobre o Rio de Janeiro. Projetada pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e concebida pelo escultor francês Paul Landowski, é um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo. A estátua levou cinco anos para ser construída e foi inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se o símbolo da cidade e do afável povo brasileiro, que recebe quem os visita de braços abertos.

Resumindo – vote no Cristo Redentor, um símbolo de -
Hospitalidade e Abertura!

Pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.) Península de Yucatan, México


A pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.), Península de Yucatan, México,Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.

Resumindo - vote em Chichén Itzá, um símbolo de -
Culto e Conhecimento!

Angkor (séc. XII) Camboja

Angkor é o monumento mais importante do império Khmer do sudeste da Ásia e o maior templo sagrado do mundo. Construído durante o reinado do rei Suryavarman no início do século XII, Angkor é famoso pela complexidade de detalhes e pela sua extraordinária beleza. Com fossos de água, muralhas concêntricas e a magnífica montanha onde se situa o templo localizada no centro, Angkor simboliza o cosmos hindu, com os oceanos em volta e com o monte Meru como centro do universo.

Resumindo – vote em Angkor, um grande símbolo de Beleza e Santidade!

Alhambra (séc. XII) Granada, Espanha

Mohammed I, o primeiro rei dos Nazaris – uma das dinastias mouriscas de Granada – converteu um castelo do século IX em sua residência privada, dando origem ao que conhecemos hoje como a Alhambra. A estrutura, que ocupa uma área de 13 hectares, é conhecida pelos belíssimos afrescos e pelos pormenores do seu interior. O edifício constitui também um dos mais belos exemplos da arquitetura mourisca em todo o mundo, sendo uma das atrações turísticas mais visitadas na Europa.

Resumindo – vote na Alhambra, um grande símbolo atual de
Dignidade e Diálogo!

Acrópole de Atenas (450 – 330 a.C.) Atenas, Grécia

Construída no cume daquela que ficou conhecida como a "Colina Sagrada" de Atenas, a finalidade da Acrópole seria irradiar poder e proteção para os seus cidadãos. Os templos da Acrópole tornaram-se os mais famosos pontos de referência arquitetônicos dos tempos antigos e modernos. Atualmente, o Parténon, em particular, constitui um símbolo internacional da civilização grega. O próprio logotipo da UNESCO é composto por uma ilustração gráfica do templo, representando a cultura e a educação.


Resumindo – vote na Acrópole, um grande símbolo de Civilização e Democracia!

Oleo de Cozinha...importante!


Informações de um técnico da SABESP: ÓLEO DE COZINHA.

O que fazer com o óleo usado? Você sabe onde jogar o óleo das frituras
em casa? Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos,
jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo?
E R R A D O !!!
Este é um dos MAIORES ERROS que podemos cometer. Mas porque fazemos
isto?
Porque infelizmente NINGUÉM nos diz como fazer, ou não nos informamos.
Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados
numa daquelas garrafas de plástico de refrigerantes, fechá-las e
colocá-las no lixo normal (ou seja, O ORGÂNICO).
UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, o
equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos!!!!

Provei o MCFish 🐟