quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Primeiro emoticon comemora 25 anos :-)


O emoticom, aquela carinha sorridente (ou não) que serviu para revolucionar o mundo da comunicação virtual, está completando 25 anos nessa semana. E, para o bem ou para o mal, ele mudou tudo o que entendemos por conversação via teclados.

O primeiro a utilizar o sinal foi Scott E. Fahlman, então professor da Universidade Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh, nos EUA. No dia 19 de setembro de 1982, mais precisamente às 11h44, ele usou as teclas do ponto-e-vírgula, traço e parêntese :- ) e criou um sinal que foi publicado em um boletim eletrônico, durante uma discussão sobre os limites do humor digital.

A partir daí, os sinais ganharam o mundo e foram se desenvolvendo de tal forma que hoje eles ganharam inúmeros formatos animados e temáticos. Os emoticons são tão usados por certas pessoas que fica até difícil conversar com elas, uma vez que as caixas de diálogos tornam-se boxes coloridos ao extremo, parecendo um desenho do Pokémon (convulsões são opcionais). De qualquer forma, PARABÉNS!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Conheça as sete maravilhas do Mundo Antigo

 

As pirâmides de Gizé são a única das sete maravilhas do mundo antigo ainda existente. Seguem algumas informações sobre as sete maravilhas originais:

-- As "Sete Maravilhas do Mundo Antigo" é uma lista amplamente conhecida de sete construções notáveis da antiguidade clássica.

--O historiador Heródoto (484 a.C.- cerca de 425 a.C.) e o estudioso Callímaco, de Cyrene (cerca de 305-240 a.C.), no Museu de Alexandria, redigiram as primeiras listas de "sete maravilhas", mas seus escritos não sobreviveram, exceto como referências.

--A lista que conhecemos hoje foi compilada na Idade Média, quando muitos dos locais já não existiam mais. A lista foi baseada principalmente em escritos gregos da antiguidade, de modo que só foram incluídos locais conhecidos e visitados pelos gregos antigos.

As sete maravilhas:

--A Grande Pirâmide de Gizé, construída por volta de 2650-2500 a.C. para ser o túmulo do faraó egípcio Keóps, da quarta dinastia, e ainda em pé.

--Os Jardins Suspensos da Babilónia, construídos por volta de 600 a.C. Heródoto afirmava que as muralhas externas dos jardins tinham 90 quilómetros de extensão, 24 metros de espessura e 97 metros de altura. Foram destruídas por um terremoto após o século 1 a.C.

--Templo de Artemis em Éfeso, construído em 550 a.C. e dedicado à deusa grega Artemis. Heróstrato queimou o templo em 356 a.C., numa tentativa de conquistar fama duradoura.

--A estátua de Zeus em Olímpia, erigida em 435 a.C., com 12 metros de altura. Foi desmontada pelos governantes cristãos nos séculos 5 e 6, para desencorajar o paganismo.

--O Mausoléu de Maussolos, em Halicarnasso (no que é hoje o sudeste da Turquia), construído em 351 a.C., com aproximadamente 45 metros de altura e tendo seus quatro lados adornados com altos-relevos esculturais. Deu origem à palavra "mausoléu". Danificado por um terremoto e totalmente destruído por cruzados europeus até o ano 1494 d.C.

--O Colosso de Rodes, construído entre 292 e 280 a.C. Uma estátua gigantesca em bronze do deus grego Helios, mais ou menos do tamanho da Estátua da Liberdade, em Nova York. Destruído por um terremoto em 224 a.C.

--O Farol de Alexandria, construído no Egito no século 3 a.C. Com altura de entre 115 e 135 metros, foi durante muitos séculos a mais alta estrutura do mundo erguida pelo homem. Destruído entre 1303 e 1480 d.C. por um terremoto.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A Amazonia está morrendo. O que faremos?


DESMATAMENTO AMEAÇA A AMAZÔNIA
"Outro dia o governo falava que até setembro o desmatamento caiu muito, mas que desmatamento foi esse que caiu muito? São sete cidades de São Paulo, mais de oito cidades do Rio de Janeiro... Nós estamos falando aí, portanto, do desmatamento, até setembro, de oito vezes 1.400 km²... Quilômetros quadrados! Estamos falando de 12, 13, 14 quilômetros quadrados... É um assunto de extrema gravidade pro Brasil, pro mundo todo, pra nossa responsabilidade nacional e global."
O QUE FAZER?
"O governo devia ter o Exército, a Aeronáutica e a Marinha também, através de equipamentos em rios, o Rio Amazonas é um oceano, com essa função específica... O Estado-Maior das Forças Armadas, o Ministério da Defesa devia ter uma secretaria-geral que devia tratar do controle da floresta amazônica. Isso não é feito. Isso é feito por um organismo frágil, sem os instrumentos de força pra intervir, pra impedir, pra evitar, e termina num discurso muito bonito e com poucas conseqüências."

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Muito interessante!!




AS 13 COISAS QUE VOCÊ NÃO PODERIA MORRER SEM SABER:
01) Ratos não vomitam.
02) Os ursos polares são canhotos.
03) Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia.
04) Os russos atendem ao telefone dizendo "Estou ouvindo".
05) Ninguém consegue lamber seu próprio cotovelo.
06) O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
07) O elefante é o único animal com quatro joelhos.
08) A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos.
09) Rir durante o dia faz com que você durma melhor a noite.
10) 15% das mulheres americanas mandam flores para si mesmas no dia dos namorados.
11) Seu cabelo cresce mais rápido a noite, e você perde em média 100 fios por dia.
12) A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome.
13) 75% das pessoas que leram essas 13 coisas, tentaram lamber o próprio cotovelo!


Conheça Piripiri/Piauí

 Com clima semi-árido e localização privilegiada ao norte de estado do Piauí fica a 154 Km da capital Teresina. É uma cidade desenvolvida, moderna, de infra-estrutura urbana organizada e economia que se destaca pela consistente concentração de industrias de confecção e pelo grande polo comercial, atacadista e varejista.
 No verão registram-se dias quentes e noites suavizadas pelo "parnaibano", um agradável vento que vem do litoral. Nos meses de Agosto a Dezembro sopra um vento muito forte.
 O imenso açude Caldeirão, com suas águas mornas, é um dos principais pontos turísticos da cidade.
 A grafia primitiva era PERIPERY que significa para uns capim-capim ou capinzal e, para outros, junco, arbusto encontrado perto de lagoas. As pessoas nascidas em Piripiri são denominadas piripienses. Atualmente é uma cidade em destaque no Estado do Piauí. Simpática, atraente e hospitaleira.
 
 
 
 
Fontes: Cartão telefónico Telemar, site da Prefeitura
Municipal de Piripiri <http://www.piripiri.pi.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=292&Itemid=68>, acesso em 19/02/2008