quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Tangram

Ola amigos leitores!!!...
Vocês ja ouviram falar deste antigo quebra-cabeça chinês?
No meu livro de Matemática da sétima serie, na parte de geometria vinha falando sobre o "Tangram".
É muito divertido e pose-se fazer diversas figuras somente com os encaixes diferentes destas peças.
Fiz este post para que vocês conheçam este jogo e no fim da postagem tem uma surpresa para vocês, espero que gostem.

***
Tangram é um puzzle chinês muito antigo, o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.
***
Eu encontrei um jogo sobre Tangram, caso você se interesse ele esta disponivel para ser baixado no link abaixo.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Todos Unidos...


Ola amigos Leitores!!!...


Eu sempre gostei de imaginar o Brasil como uma enorme família com 27 irmãos(que seriam os estados que compõem a federação), cada um com suas caracteristicas. Hoje quando eu estava vendo o telejornal, fiquei muito emocionado.

Como todos devem ter visto nas ultimas reportagens no estado de Santa Catarina choveu 60 dias ineteruptante, piorou no fim de semana, quando choveu Photobucket o volume de água esperado em quatro meses, e diversos municipios ficaram islodados devido a queda de barreiras e a enchente de rios, e outros minicipios decretaram estado de calamidade pública.

As cenas que passaram na televisão são muito tristes Photobucket . Mas não foi isso que me emocionou.

Oque verdadeiramente me emocionou foi a corrente de solidariedade feita por outros estados do país para socorrer o estado de Santa Catarina.


Setenta caminhões partiram do Rio Grande do Sul com doações – milhares de colchões, lençóis, travesseiros e fronhas, além de cinco mil cestas básicas e kits com produtos de limpeza.
O socorro também vem de parte do Sudeste do país. Helicópteros da Polícia Militar de São Paulo vão ajudar no resgate às vítimas, e nove policiais especializados nesse tipo de atendimento vão para Santa Catarina.

No Rio de Janeiro, os moradores se mobilizaram para recolher roupas, alimentos e colchonetes. Foram recolhidos toneladas de roupas, calçados e alimentos. As primeiras doações devem chegar nesta terça-feira a Santa Catarina. Houve atraso por causa da queda de barreiras nas estradas.

Duzentos homens do Corpo de Bombeiros do Paraná foram enviados para auxiliar no trabalho de buscas ás vitimas e desabrigados. Dois helicópteros e um avião do governo do Paraná estão de prontidão para emergências.

Foi isso que me deixou emocionado, sempre que vejo as noticias tem há diversas coisas ruins acontecendo, vemos diariamente o amor pelo próximo esfriando, e quando me deparo com uma noticia dessa fico feliz em saber que ainda existem pessoas que se importam com outras pessoas.

Ao ver essa noticia veio a minha mente como se os estados irmãos fossem em socorro do estado irmão mas necessitado.

Vamos fazer isso também ajudar as pessoas mas necessitadas, com esse tempo chuvoso diversas pessoas podem estar necessitando de uma peça de roupa, um quilo de alimento e todos nos juntos podemos diminuir esse sofrimento pelo qual tantas pessoas estão passando.




quarta-feira, 19 de novembro de 2008

19 de novembro: Dia da Bandeira Nacional Brasileira



A 15 de novembro de 1889, no mesmo dia em que se proclamou a República, discutia-se como seria a banderia. O projeto vencedor foi o da autoria de Raimundo Teixeira Mendes. O decreto autorizando a criação data de 19 de novembro do mesmo ano. O lema "Ordem e Progresso" foi inspirado no filósofo positivista Augusto Comte (1798-1857), cujo pensamento era admirado e seguido pelos republicanos brasileiros. A parte artística foi confiada ao pintor Décio Vilares.
O autor do projeto justificou sua elaboração num artigo publicado no Diário Oficial de 24 de novembro de 1889: o círculo azul em que está inscrita a faixa "Ordem e Progresso" "traz à memória a esfera armilar" e, portanto, o período do Brasil-reino. As cores, azul e branca, lembram a fase do Brasil-colônia. As estrelas representam o céu do Rio de Janeiro na madrugada histórica de 15 de novembro. Antes de elaborar seu traçado, o autor consultou o astrônomo Manuel Pereira Reis. Apesar disso, a disposição das estrelas foi criticada por não corresponder à realidade. Teixeira Mendes alegou que as desenhara seguindo mais o senso estético que a orientação do cientista.
 

É curiosa a justificativa apresentada para o verde e o amarelo, que "caracterizam o conjunto das produções da natureza viva e da natureza morta". Ainda sobre o verde, diz o autor, citando Comte, que "esta nuança convém aos homens do porvir, porque caracteriza a esperança, como o anuncia por toda parte a vegetação, ao mesmo tempo que indica a paz".

Em 1892, o Congresso pensou em suprimir o lema "Ordem e Progresso", por achá-lo de mau gosto. Mas, em face da reação, desistiu da idéia.

Em 1908, uma comissão em que figurava, entre outros, o poeta Olavo Bilac, apelou "para que se comemorasse condignamente o pavilhão nacional". O apelo foi atendido: 19 de novembro, dia do decreto autorizando a criação da bandeira, ficou sendo dedicado à sua festa.

 

Fonte de pesquisa: Extraido do Portal MV-Brasil, Disponivel em <http://www.mv-brasil.org.br/index2.htm>, acesso em 06 de Maio de 2008.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Amazona que Chorou


Ola amigos leitores!
Como vocês devem saber eu gosto muito de ler e de escrever histórias.
Recentemente estava eu no escritório em que trabalho e encontrei, dentro de uma gaveta, uma carta que minha patroa daria a uma amiga sua no dia da morte da mãe dela.
Por algum motivo que eu desconheço minha patroa não a deu, era uma carta muito bonita apesar de triste .
Quando Idealizei essa história pedi para que minha amiga CaCo fizesse uma gravura para ilustrar-la.
Mas esta carta me inspirou a escrever outra historia que estou postando agora, espero que todos gostem.
Comentários serão bem vindos.

A Amazona que Chorou
Adelaide seguia a frente do cortejo fúnebre de sua mãe,atrás dela vinha suas irmãs guerreiras, as Amazonas, as mulheres mas temidas de todo o mundo conhecido na época.
Chovia forte no dia e Adelaide sabia que apartir daquele dia quem seria a comandante das amazonas seria ela. Sentia em seus ombros o peso de manter a honra e poder desta poderosa tribo.
Enfim chegavaram no cemitério onde se encontrava o resto mortal de todas as amazonas, o campo santo das amazonas. A cova que sepultaria para sempre o corpo de Sofia, a melhor de todas as lideres desta tribo de valorosas mulheres guerreiras.
Essas mulheres eram conhecidas por não demonstrarem sentimentos, qualquer demonstração de sentimento era visto como sinal de fraqueza e uma mulher fraca não estava apta para ser parte da amazonas. Adelaide lutava contra seus propios sentimentos, seus olhos estavam cheios d'água, ela não podia demonstrar ser fraca, ainda mais na situação que se encontrava sendo a mais nova líder das amazonas. Uma lágrima teimosa rolou por sua face e seguida desta laguima rolaram-se outras pelos rosto de Adelaide. Graças a chuva que caia fortemente as lágrimas de Adelaide era confundidas com as gotas da chuva.
Vinha-lhe a mente as lembranças de sua mãe, seus treinamentos e as vezes que sua mãe era dura porem sempre terna.
Sentia-se totalmente despreparada para assumir a direcção das amazonas. sua mãe morrerá muito repentinamente. Sua vontade era começar a correr até chegar a um lugar em que ninguém a conhecesse e onde não teria a responsabilidade de manter intacta a honra de tantas mulheres que a seguiam.
Lembrava-se constantemente das historia que sua mãe lhe contava sobre as amazonas que a precederam. Ela se achava indigna de ser o elo fraco de uma tradição de centenas de anos.
Veio-lhe então a mente quando ela estava no campo de batalha com sua mãe e sua mãe fora seriamente ferida, sua vida corria perigo e ficou entre a vida e a morte. Sua mãe deitada na cama, e ao seu lado encontrava-se Adelaide, para da-lhe assistencia. No meio da noite sua mãe despertou do sono e disse a Adelaide que não estava na hora em que ela morreria, Adelaide ficou impressionada com a determinação com que sua mãe disse tao frase. Então sua mãe diz que só morreria quando Adelaide estivesse pronta para liderar as Amazonas. Dentro de poucos dias Sofia estava de pé como se nada lhe houvesse ocorrido.
Enfim Adelaide, viu que sua mãe estava morta pois chegara sua hora, sua mãe nunca deixou de cumprir suas promessas. Adelaide sentiu-se mas preparada para ser a comandante das Amazonas.
Adelaide olha para frente e faz um sinal para que as outras Amazonas cessacem de velar o corpo frio de sua mãe. A jovem começa a se encaminhar para fora do Cemierio das Amazonas. Todas as Amazonas empunham suas armas de guerra e começam a seguir sua mais nova lider.
Nesse intante uma das amazonas se aproxima de Adelaide e lhe diz:Ainda não terminamos de velar o corpo de Sofia.
Olhando nos olhos desta outra Amazona Adelaide responde: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos. se minha mãe não está mas aqui é por que sua missão acabou-se e ficar aqui venerando seu cadaver de nada nos ajudara.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Gincana Superdownloads - Ganhe 3 notebooks

Quantas vezes você já precisou baixar um programa, digitou o nome dele no google e a primeira opção foi o Superdownloads ?

Pois é, este megaportal, está de aniversário, e quem ganha o presente é você.


Superdownloads 10 anos


O Superdownloads. com o patrocinio do comprafacil.com lançou esta gincana, e os três primeiros colocados faturam um notebook.
O que está esperando ? Faça seu cadastro aqui, ou clicando na imagem alí em cima.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Brasileiras entre as mais sexy do mundo











O site models.com atualizou a lista das 20 modelos mais sexy de todo o mundo, e nada menos do que sete delas são brasileiras: Emanuela de Paula aparece em 18° lugar, Ana Beatriz Barros em 13° e Izabel Goulart, em 11°!
Quer saber quem são as outras quatro brasileiras que conquistaram um lugar na desejada lista? Então confira o Top 5 das modelos mais sexy do mundo:




5. Isabeli Fontana


Nada mal para uma mãe de dois filhos! A curitibana Isabeli Fontana mantém o corpo perfeito mesmo depois de duas gestações, e está na melhor fase de sua carreira. Além do quinto lugar na lista das 20 modelos mais sexy do mundo, ela aparece na segunda colocação no ranking das 50 mais requisitadas.





4. Alessandra Ambrósio



Mais uma mamãe no Top 5 das modelos mais sexy do mundo! Em agosto de 2008, Alessandra Ambrósio deu à luz sua primeira filha. Aos 27 anos, a modelo conquistou o lugar no ranking graças ao seu trabalho com a grife de lingerie Victoria's Secret. Entre outras aparições de destaque, estão a campanha Armani Exchange e a participação no seriado Entourage.





3. Gisele Bündchen



Gisele é uma das modelos mais bem pagas do mundo. Ex-estrela da Victoria's Secret, seu contrato com a grife chegou a incríveis US$ 25 milhões! Famosa – e desejada – mesmo longe das passarelas, a übermodel já participou de dois filmes: O Diabo Veste Prada e Taxi.



2. Doutzen Kroes



A única não-brasileira do Top 5 das modelos mais sexy do mundo, Doutzen Kroes vem dos Países Baixos. Além de ser Angel da Victoria's Secret, ela representa o perfume Calvin Klein Eternity, a Calvin Klein White Label e a L'Oreal.




1. Adriana Lima



A baiana Adriana Lima é famosa por seus contratos com a Maybelline e, adivinhe? Victoria's Secret! Ela foi escolhida pela grife para usar a versão 2008 do Fantasy Bra, o sutiã milionário que ganha uma nova edição a cada ano. O mimo, que custa US$ 5 milhões, só poderia mesmo ser usado pela top mais sexy do mundo!




Fonte de Pesquisa:Extarido do portal MSN Atualidades, disponivel em <http://msn.onne.com.br/conteudo/6670/as-mais-sexy-do-mundo> acesso em 12 de Outubro de 2008

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Xadrez

Ola amigos leitores!!!...
Decidi aprender a jogar xadrez. Um antigo amigo meu sabe jogar, e como eu sempre tive vontade de aprender esse jogo (e também para estreitar os laços de amizade entre eu e esse antigo amigo), eu tomei essa decisão.

***

A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã.

Hoje a teoria mais aceita é que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Graças as viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo se espalhou para leste (China) e oeste (Pérsia). Mais adiante os árabes estudaram profundamente o jogo e se deram conta que ele estava bastante relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isto e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras.

A primeira menção do xadrez está em um poema Persa em qual menciona que a vinda do jogo foi na Índia. O xadrez emigrou para a Pérsia (atual Irã) durante o reinado de Chosroe-I Annshiravan (531-579) e é descrito em um manuscrito persa daquele período. Este texto explica a terminologia, nomes e funções das peças com certo detalhe.

O xadrez também é mencionado na poesia épica de Firdousi (940-1021), Schanamekh - O livro dos reis, no qual ele menciona presentes que são dados por uma caravana do Rajah da Índia na corte do rei Persa Chosroe-I. Entre esses presentes, se encontrava um jogo que simulava uma batalha entre dois exércitos. Registros mostram que havia originalmente quatro tipos de peças usadas no xadrez. O Shatrang (sânscrito Hindú) significa "quatro" e anga significa "lados".

Na dinastia Sassanid (242-651 d.C.) um livro foi escrito no idioma Médio Persa Pahlavi chamado "Chatrang namakwor" (Um manual de xadrez). O shatrang (xadrez) representa o universo de acordo com o antigo misticismo Hindú. Os quatro lados representam os quatro elementos (fogo, ar, terra e água) e as quatro virtudes do homem. Embora os nomes das peças sejam diferentes em vários países hoje, seus movimentos são surpreendentemente parecidos. Na Pérsia, a palavra "Shatrang" se usou para nomear o mesmo xadrez.

Por volta do ano 651 d.C., com a conquista da Pérsia, os árabes adotam este jogo, valorizando-o e difundindo-o por todo o Norte da África, assim como por todos os reinos europeus dominados nos séculos seguintes, em particular para a Espanha (onde recebe, sucessivamente, os nome de: Acedrex, Axedres, Axedrez, Ajedrez), Portugal (Xadrez), a Sicília (Scachi Scacchi), a costa francesa do Mediterrâneo (Eschec, Eschecz, Eschecs, Échecs) e a Catalunha (Escacs, Eschacs, Scacs, Schacs, Eschacos, Schachos).

Os mais antigos manuscritos consagrados inteiramente ao xadrez, denominados Mansubas, aparecem em Bagdá, durante a Idade de Ouro Árabe. Não tendo em sua língua nem o som inicial nem o som final da palavra Chatrang, eles a modificam para Shatranj. Aproximadamente em 840, Al Adli, melhor jogador do seu tempo, publica um manuscrito Livro do xadrez (este original foi perdido).

No início do século IX o califa de Bagdá Haroun-al-Rachid (766-809) oferece a Carlos Magno (768-814) um jogo em mármore, hoje desaparecido. Conservam-se, no entanto, na Biblioteca Nacional de Paris, algumas peças denominadas Charlemagne.

Por volta do século IX o xadrez foi introduzido na Europa por duas vias distintas: segundo uns pela invasão muçulmana da Península Ibérica, e segundo outros, durante o confronto Ocidente-Oriente na Primeira Cruzada. No século XI já era amplamente conhecido no velho mundo.

Uma outra versão bastante aceita para a origem é de que ele tenha se originado na China em 204-203 a.C. por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Um jogo conhecido como "go" que tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças tem inscrições em caracteres chineses e são colocadas em "pontos". Há duas referências do xadrez na literatura antiga chinesa. A primeira foi de uma coleção de poemas conhecida como "Chu chi". O autor chamava-se Chii Yuan. A segunda é de um famoso livro de filosofia conhecido como "Shuo Yuan" que citava Chu Chi.

Mas existem vários tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez chinês, xadrez japonês (shogi), xadrez coreano, xadrez burmês, xadrez cambojano, xadrez tailândes, xadrez malaio, xadrez indonésio, xadrez turco e possivelmente até xadrez etíope. Todos tem em comum certos aspectos como: o objetivo é dar xeque-mate ao rei, todos tem o rei no centro, uma torre no canto, um cavalo próximo a ela e peões em frente, e os movimentos dessas peças é idêntico ou quase idêntico ao do xadrez ocidental.

Falar afirmativamente sobre o xadrez ter se originado em tal época e em tal lugar de tal maneria pode ser uma coisa muita mais séria do que se imagina, pois existem muitas pessoas que defendem com todas as forças que a origem do xadrez foi na Índia, enquanto alguns outros afirmam com toda certeza que ele surgiu na China muito antes do que na Índia. Infelizmente não chegamos a um acordo sobre tudo isso, pois a origem do xadrez já foi atribuída até ao rei Arthur, ao rei Salomão, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio, aos Egípcios e aos Gregos, no cerco à Tróia, para distrair os soldados. O correto é que tenha se originado de onde for o xadrez é um do jogos mais prestigiados do mundo, sendo tratado muitas vezes como arte ou ciência.

As regras e os movimentos das peças sofreram alterações ao longo do tempo, mas ultimamente as regras são as mesmas desde o século XV.

Na Idade Média, o "jogo dos reis" adquire, rapidamente, o status de passatempo favorito da sociedade aristocrática européia, sendo proibida a sua prática entre os pobres. Recomenda-se começar sua aprendizagem aos seis anos de idade. As mulheres nobres não hesitam em sentar-se em frente do tabuleiro, mostrando-se, inclusive, tão hábeis quanto os homens. Estes, só têm o direito de entrar em um aposento feminino com o objetivo explícito de jogar xadrez.

No século XIII as casas do tabuleiro passaram a ser dividas em duas cores para facilitar a visualização dos enxadristas. O duplo avanço do peão em sua primeira jogada surgiu em 1283, em um manuscrito europeu.

Mas uma das principais alterações aconteceu aproximadamente em 1485, na renascença italiana, surgindo o xadrez da "rainha enlouquecida". Até esta época não existia ainda a peça rainha, e em seu lugar havia uma chamada Ferz, que era uma espécie de Ministro. Ele, que só podia deslocar-se uma casa por vez pelas diagonais, transformou-se em Dama (Rainha) ganhando o poder de mover-se para todas as direções.

A transformação de uma peça masculina em Rainha pode ser considerada como um indício da crescente valorização da mulher durante o período medieval, mas também como metáfora de uma sociedade dominada por um casal monárquico. Porém, para o psicanalista Isador Coriat é possível que esta metamorfose tenha sido motivada por uma tendência a identificar-se inconscientemente o xadrez com a estrutura do complexo de Édipo, o Rei simbolizando o pai e a Rainha a mãe.

Por volta de 1561 o padre espanhol Ruy Lopez de Segura, que foi o melhor jogador deste período, propôs a utilização do roque. Esta alteração será aceita na Inglaterra, França e Alemanha somente 70 anos depois. O movimento En Passant já era usado em 1560 por Ruy Lopez, embora não se conheça seu criador.

Em vinte anos as inovações espalham-se e as duas modalidades de xadrez coexistem por toda a Europa. A nova maneira de jogar imprime um maior dinamismo às partidas, devido à grande riqueza combinatória que ela proporciona, e o antigo xadrez é, rapidamente, relegado ao esquecimento.
Fonte de Pesquisa: Extraido do Portal Clube de Chadrez On-Line, disponivel em <;http://www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/hist_xadrez.html>, aceso em 12 de Outubro de 2008

terça-feira, 11 de novembro de 2008

se vc conseguir ler as primeiras palavras o cérebro decifrará automaticamente as outras...

Oi amigos leitores!
Recebi essa mensagem de uma amiga e achei muito interessante.
Espero que vocês tambem gostem
 

3M D14 D3 V3R40,N4 PR414,O853RV4NDO DU45 CR14NC45 8R1NC4NDO N4 4R314.3L45 7R484LH4V4M MU170 CON57RU1NDO UM C4573LO D3 4R314, COM 70RR35,P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45.QU4NDO 3574V4M QU453 4C484NDO,V31O UN4 OND4 3 D357RU1U 7UDO,R3DU21NDO O C4573LO 4 UM MON73 D3 4R314 3 35PUM4.4CH31 QU3,D3PO15 D3 74N70 35FORÇO 3 CUID4DO,45 CR14NC45 C41R14M NO CHORO,CORR3R4M P3L4 PR414,FUG1NDO D4 4GU4,R1NDO D3 M4O5 D4D45 3 COM3C4R4M 4 CON57RU1R OU7RO C4573LO. COMPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1DO UM4 GR4ND3 L1C4O; G4574MO5 MU17O 73MPO D4 NO554 V1D4 CON57RU1NDO 4LGUM4 CO154 3 M415 C3DO OU M415 74RD3,UM4 OND4 POD3R4 V1R 3 D357RU1R 7UDO O QU3 L3V4MO5 74N7O 73MPO P4R4 CON57RU1R. M45 QU4NDO 155O 4CON73C3R 5OM3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M4O5 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 5ORR1R! SO O QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, O 4MOR 3 C4R1NHO. O R357O 3 F3170 D3 4R314.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A origem do cubo Mágico


 

O Cubo Mágico, pequeno objeto formado por nove quadrados coloridos em cada face, foi criado pelo húngaro Ernö Rubik, na metade da década de 70. Porém, foi apenas em 1980 que o brinquedo, chamado originalmente de Cubo de Rubik, tornou-se famoso no resto do mundo, quando foi importado pelos Estados Unidos. O desafio proposto pelo jogo é colocar todos os quadrados de cor igual no mesma face do cubo girando suas peças. O objetivo, que é ainda mais complicado do que parece, pode gerar muita frustração nos menos habilidosos. Percebendo isso, uma empresa chegou a comercializar, nos anos 80, um pacote com adesivos coloridos imitando as peças do brinquedo. Assim, qualquer um poderia colá-los convenientemente no objeto e fingir que tinha vencido.
 
 
Fonte de Pesquisa: Extraido do Portal Terra - Curiosidades, disponivel em <http://www.terra.com.br/curiosidades/>, acesso em 10 de Novembro de 2008

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Sueco que jogou medalha no chão nos Jogos de Pequim pega 2 anos de suspensão


A Federação Internacional de Lutas Associadas (Fila) suspendeu por dois anos o sueco Ara Abrahamian, que em uma atitude antidesportiva tirou sua medalha de bronze do pescoço e a deixou no chão, após a cerimônia de entrega das premiações da luta greco-romana até 84kg dos Jogos Olímpicos de Pequim.

A Comissão Disciplinar do Comitê Olímpico Internacional (COI) excluiu Abrahamian dos Jogos e retirou sua medalha já na capital chinesa.

A punição imposta ao lutador, também vale para seu treinador, Leo Myllari, e para a Federação Sueca, que não poderá organizar competições internacionais pelo período de dois anos. Além disso, Abrahamian terá de pagar multa de 3.000 francos suíços (R$ 5.487), Myllari de 10.000 (R$ 18.980), e a Federação de 50.000 (R$ 91.451).

O sueco levou o bronze ao perder nas semifinais para o italiano Andrea Minguzzi. Segundo ele, os árbitros agiram de má fé. Após a cerimônia de entrega das premiações, Abrahamian desceu do pódio, jogou sua medalha no chão e saiu. O COI retirou dele a premiação e anunciou que nenhum outro concorrente receberia o bronze.

Não me importa esta medalha, eu queria o ouro - disse o lutador, na ocasião



O presidente da federação internacional de luta, Raphael Martinetti, disse em comunicado que os envolvidos demonstraram "uma carência grave de espírito olímpico" e disse que o treinador também é culpado por não intervir para acalmá-lo.


"E a federação é responsável pelo comportamento de ambos, o que é condenável", acrescenta.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bodas de Casamento

Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil. é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.

Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.

Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".

De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual.

Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude , unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.




Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:

01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala

25º - Bodas de Prata

26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato

45º - Bodas de Rubi

46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio

50º - Bodas de Ouro

51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli

58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja

60º - Bodas de Diamante

61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo

64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira

75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro

76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá


Fonte de pesquisa:Extraido do Portal da familia, disponivel em <http://www.portaldafamilia.org/datas/bodas/bodas.shtml>, acesso em 06 de Novembro de 2008

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Há 627 espécies em vias de extinção no Brasil

São pelo menos 627 as espécies de animais em vias de extinção no Brasil, número que triplicou em 15 anos, revela o relatório "Livro Vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção" que foi apresentado em Brasília esta terça-feira.


"A nossa fauna está de tal forma ameaçada que os números triplicaram", sublinhou o ministro do Ambiente brasileiro, Carlos Minc, na apresentação do livro que pormenoriza as espécies de animais em perigo, o respectivo habitat e as principais ameaças.

As causas principais "que colocam em perigo a nossa fauna são a deflorestação, os incêndios, a transformação das florestas em culturas de soja ou em pastos, as invasões selvagens das zonas protegidas, o tráfico dos animais selvagens, os pesticidas que afectam toda a cadeia alimentar, a pesca excessiva", enumerou Carlos Minc.

As espécies ameaçadas:

69 mamíferos
160 aves
20 répteis
16 anfíbios
154 peixes
130 invertebrados terrestres
78 invertebrados aquáticos


A lista anterior datava de 1989 e compreendia 218 espécies ameaçadas. Desde esse ano até 2004, 79 animais foram retirados da lista mas outros 418 entraram.

Das 627 espécies em perigo, 60% são originárias da Floresta Atlântica, a vegetação que cobre todo o litoral brasileiro e de que apenas resta 27% da sua área. Na amazónia, os animais ameaçados ascendem aos 57 (9,1%) e no Pantanal aos 30 (4,7%).

O Brasil, com 8,2 milhões de quilómetros quadrados, tem a maior biodiversidade do mundo. Alberga 10% dos mamíferos e 13% dos anfíbios. No total, tem 530 espécies de mamíferos, 1800 aves, 680 répteis, 800 anfíbios e três mil peixes.


 
Fontede pesquisa: extraido do Portal das Curiosidades, disponivel em <http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php/topic,62538.msg753432/topicseen.html#new>, acesso em 05 de Novembro de 2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Comidas exoticas de alguns Lugares

 
 
 
Goa 
Tonico de urina de vaca

Phuket
Molho de estômago de peixe

Etiópia
Rins de camelos in natura com sumo de limão

Tanzânia
Sangue fresco de cabra

Uganda
Formigas gigantes

Chile
Piure
Niache (tempero de sangue do cordeiro)

Islândia
Hakari (tubarão de oito semanas de idade), em
Slatur (pudim de sangue)

Bolívia
Chafaina (veia de vaca ensopada)
Chunos (batatas podres secas e congeladas)

Minnesota
Lutefisk (bacalhau seco rehidratado em cáustica) 

China
Sopa de pénis
Pele de burro



Fonte de pesquisa: extraido do Blog do escaravelho andarilho, disponivel em <http://escaravelhoandarilho.wordpress.com/2008/09/13/comidas-exoticas-de-alguns-lugares/>, acesso em 03 de Novembro de 2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

13 Fatos geograficos

1. Portland - Oregon, onde raramente neva, é cerca de 130 milhas mais ao norte do que Toronto, e mais de 200 milhas mais ao do norte que Boston.

 
2. Na França, costa sul do Mediterrâneo, Cannes, ensolarada do verão, playground dos ricos, por vezes incorretamente chamada "tropical", é cerca de 10 milhas mais longe ao norte que Milwaukee.

 

3. Glasgow é cerca de 280 milhas ao norte de Londres. Manter outro curso, Londres sera 250 milhas ao norte que Estocolmo. Tambem sendo outro curso, 370 milhas ao norte de Reykjavík, e 413 milhas chegando em Hammerfest, na Noruega.

 

4. O país inteiro de Inglaterra, com mais de 50 milhões de habitantes, é um pouco menor do que o estado da Louisiana.

 

5. Se você combinar Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte e, em seguida, juntos eles são um pouco menores do que o estado de Michigan.

 

6. A França é cerca de 30% maior do que o estado da Califórnia.

 

7. Crescent City na Califórnia, é cerca de 15 milhas ao sul do Oregon, mas é cerca de 10 milhas mais longe do norte de Newport, Rhode Island.

 

 

8. Madrid - Espanha, com verões quentes tão surpreendentes que a maioria das pessoas tem uma longa pausa de trabalho todas as tardes, é cerca de 10 milhas mais longe ao norte do que Salt Lake City, Utah.

 

9. Cerca de dois terços da África está no hemisfério norte.

 

 
10. Roma, que está localizado no centro da Itália, localiza-se na mesma latitude exata que Chicago.

 

11. Teerã - Irã, com os seus verões quentes, está localizada na mesa latitude que Tokyo – Japão, onde os verões são mais leves.

 

12. Cerca de 90% da população do mundo vive no hemisfério norte.

 

 

13. A incrivelmente remota ilha do Taiti é ligeiramente ao leste de Anchorage, no Alasca, que é ligeiramente ao leste do Havaí.



Fonte de pesquisa: Extraido do Blog do Escaravelho Andarilho, Disponivel em <http://escaravelhoandarilho.wordpress.com/2008/08/31/13-fatos-geograficos/>, acesso em 03 de Novembro de 2008