A Costa Rica Por Dentro

Conhecida por alguns como a "a Suíça da América Central", a Costa Rica é uma linda nação apertada entre a Nicarágua, ao norte, e o Panamá, ao sul. Esse país tem duas costas, com o Oceano Pacífico no lado oeste e o Caribe no lado leste.

A comparação da Costa Rica com a Suíça provém da região central montanhosa, da próspera indústria de turismo, do governo e economia relativamente estáveis, baixa taxa de criminalidade e sistema previdenciário altamente desenvolvido. Em 1949, o presidente da Costa Rica aboliu seu exército e ainda não tem suas forças armadas estabelecidas. O país tem uma das maiores taxas de expectativa de vida no Hemisfério Ocidental.

Devido à resistência local, dos piratas e desafios ambientais inesperados, os exploradores espanhóis não obtiveram sucesso inicialmente, quando tentaram colonizar a Costa Rica no início de 1500. Em 1563, estabeleceram a resolução definitiva de Cartago, no planalto central. Pelos 258 anos seguintes, Costa Rica foi uma das muitas colônias espanholas no "novo mundo", no Caribe e nas Américas Central e Sul. Em 1821, junto com vários outros países, Costa Rica declarou sua independência, que tem mantido desde então.

Historicamente, os ricos recursos naturais, a indústria agrícola, predominada pelo café, banana, carne, abacaxi e plantas ornamentais, tem impulsionado a economia do país. Embora a agricultura ainda seja importante para a Costa Rica, a indústria turística e a tecnologia dão à nação um alto padrão de vida. Suas praias e florestas tropicais, com imensa flora e fauna, atraem multidões de turistas a cada ano. 
 
 
 

“Agora Inês é morta!”

Ola ^^
Hoje eu dormi a casa de uma amiga minha, e desde  que eu cheguei essa minha amiga esta como uma criança que acaba de aprender uma palavra nova. Desde que ela ouviu a expressão: "Agora Inês é morta!", ela não para de repiti-la.
Essa expressão que se diz quando queremos expressar que já é tarde demais, é muito falada porem poucos sabem suas origens, origens essas que se encontram no além mar, em Portugal.

***
Inês, camponesa, estava apaixonada por D. Pedro I, prícipe herdeiro do trono, e ele por ela. O príncipe sabia que o pai nunca aprovaria esse amor, então eles o mantinham em sigilo e ninguém sabia explicar como Inês arranjava tantos filhos, mesmo sem ter se casado.
Um dia, o rei Afonso IV chamou o filho ao seu quarto para uma conversa. Disse-lhe que estava na hora dele se casar, pois em breve assumiria o trono. Pedro disse que já tinha um amor, e que só se casaria se fosse com Inês de Castro, a plebéia. Ao ouvir esse nome, o rei disse que seria melhor um reino sem rei, do que uma rainha camponesa, e ambos saíram do quarto "batendo pé".
O rei, percebendo que o amor de seu filho era verdadeiro e difícil de se romper, arquitetou um plano em segredo: forjou um crime para Inês e ela foi levada a julgamento com seus filhos agarrados na barra de sua saia, justamente no dia em que D. Pedro viajava. Inês suplicou, usou do argumento de que até aves de rapina têm piedade com suas presas quando são envolvidas as crias, mas não teve súplica que adiantasse, Inês foi condenada à morte. Ali mesmo, dois carrascos enfiaram uma espada em seu pescoço, na frente de seus filhos. Quando o príncipe retornou de sua viagem, encontrou sua amada morta, e esperou paciente o dia em que se tornaria rei…
Dois anos depois, Afonso IV morreu, vítima de uma doença. Pedro assumiu o trono e sua primeira ordem foi que mandassem retirar do túmulo a ossada de Inês, limpassem-na, remontassem-na, e a colocassem no trono, alegando que os dois haviam se casado em segredo antes da morte dela. Se é verdade, não se sabe, mas o fato é que Inês foi colocada no trono e considerada a primeira rainha que o foi depois de morta. Todo súdito de Castela foi obrigado a beijar a mão do esqueleto. Após isso, a falecida foi enterrada novamente. Comprovadas ainda são a bela estátua sepulcral que se mandou erguer em homenagem à rainha, bem como as grandiosas exéquias promovidas pela ocasião do transporte do corpo, fora preparado o túmulo real daquela que seria rainha depois de morta. Lá, uma estátua da moça foi coroada com todos os rituais de celebração. Diz-se ainda que o soberano tivera o cuidado, ao dispor o seu túmulo e o de sua amada no referido mosteiro, de postar as lápides não lado a lado, mas pé com pé. Para quê? Quando tivessem, ambos, de se acordar no juízo final, poderiam um olhar nos olhos do outro. O oitavo rei de Portugal, motivado pelos fortes sentimentos que o uniam a sua amada, agiria, de acordo com as palavras do historiador Fernão LOPES, motivado por um "grande desvairo".
 Agora poderia finalmente descansar em paz.
 A segunda grande ordem que Pedro deu após se tornar rei foi que perseguissem os carrascos de sua amada até que eles fossem mortos. Mas não morreriam de qualquer modo. Um deles teria seu coração arrancado pelo peito, e o outro, pelas costas. E assim foi feito. Um deles o rei quis ter a "honra" de matar pessoalmente. Olhou no fundo dos seus olhos e ergueu a espada na mesma hora em que o condenado começava a suplicar: "não me mate, eu só estava cumprindo ordens! Me perdoe!" D. Pedro apenas disse: "Agora é tarde, Inês é morta".


A Libérıa por Dentro

A Libéria foi fundada por escravos libertos dos Estados Unidos, em 1822. É a república mais antiga da África, pois declarou-se país independente em 1847. Por décadas, a Libéria foi conhecida como um dos países mais promissores do subcontinente, devido aos recursos naturais que contribuíram para o desenvolvimento econômico do país.

De 1980 a 2003, entretanto, os 23 anos de guerra civil intermitente devastaram a infraestrutura e empobreceram a nação. A despeito desses obstáculos, o país está se recuperando lentamente e sua economia tem crescido nos últimos anos. 

Com a posse do primeiro presidente democraticamente eleito em décadas, um novo capítulo foi escrito. Desde 2006, quando Ellen Johnson-Sirleaf, primeira mulher eleita presidente na África, assumiu o governo, muitas reformas iniciadas por ela começaram a frutificar. Entretanto, fora da capital, Monróvia, a maior parte do país ainda não tem eletricidade nem água encanada. As taxas de desemprego chegaram a 85%.
 
 

Dicas de como começar qualquer bom hábito

Ola!
Com a chegada de mais ano novo todos têm objetivos a alcanças, por isso coloquei essa dicas para que você possa alcançar suas metas, e que elas não fiquem somente no papel.
Um otimo ano ^^
 
 DICAS DE COMO COMEÇAR QUALQUER BOM HÁBITO
1.  Defina seus motivos de desejar tal hábito.
2.  Reúna citações inspiradoras acerca do hábito que deseja desenvolver, e figuras de pessoas que já o possuem.
3.  Descubra um amigo que também deseja desenvolver o mesmo hábito, encorajando um ao outro.
4.  Escreva bilhetinhos estimulantes para si mesmo, sobre seu objetivo.
5.  Pense sobre as melhores maneiras de trabalhar em seu novo hábito, e as realize com vigor.
6.  Ore sobre sua intenção pedindo que o Senhor seja seu parceiro.
7.  Recompense seu progresso com auto-aprovação e oração de gratidão.
 

Sentar ao lado de um negro

Ola!
Minha amiga Priscila esta fazendo faculdade de Serviço Social, e vocês devem saber como é ¬¬, depois que ela ingressou neste curso, passou a enviar-me diversos e-mail's "politicamente corretos"... não que eu não goste, alguns até que são bacaninhas, porém outros são muito feministas.
Postei abaixo um destes textos que ela me enviou, espero que vocês gostem, pelo que estava escrito no e-mail foi verido.
 
***
 
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar
na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora?', pergunta uma comissária...
'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui.  Você precisa me dar outra cadeira'
'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois..
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica.Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um  passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão,  pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
 

Feliz Dois Mil é 10 ^^

Hoje terminamos juntos mais um ano, foi um ano de muitas realizações, 
alegrias e tristezas, mas se chegamos até aqui é porque mesmo com todas 
as dificuldades que a vida nos apresentou fomos capazes de tudo superar 
e com elas aprendemos muito e principalmente crescemos interiormente. 
 
Mas nós que hoje estamos aqui perante esta passagem maravilhosa 
deixamos que junto a ela nos despeçamos de todas as nossas tristezas, 
derrotas, desânimos, dores , lágrimas e tudo aquilo que nos fez sofrer 
e que fazemos questão de esquecer , pois, ninguém vive do passado. 
 
Vamos sim acreditar que agora é tudo novo e a nossa vida também,
tudo será diferente para melhor,muito melhor porque somos nós 
que dizemos o sim e o não em nossas vidas e são estas duas 
palavrinhas que escrevem o nosso destino. 
 
Portanto pensemos bem antes de usá-las. Vamos acreditar, vamos ter fé 
e é claro vamos também fazer por onde para que tudo isso se reverta 
em muita saúde, paz, felicidade, prosperidade, fraternidade e amor, 
muito amor. Para nós nossos filhos, nossos amigos, nossos familiares 
e para você também minha amiga. 
 
Essa grande festa de Ano Novo, ensaia um desejo muito grande
de ver todos os sonhos realizados e todas as esperanças renovadas
para o novo momento.
 
Uma nova etapa que se apresenta cheia de encantos e novidades.
 
Proponho que deixe a alegria despertar seus sentimentos e seu
entusiasmo pela vida.
Estamos tendo a oportunidade de refletir sobre tudo que vivemos
e diantes desse novo ano que se inicia, temos duas opções.
 
Ou arrastamos nossas experiências e entramos carregados de
lembranças e pendências no próximo ano, ou deixamos tudo para
tras, e aproveitamos o momento de recomeço para iniciarmos uma
nova caminhada em busca da felicidade.
 
Espero que você escolha o melhor e que consiga realizar todos
os seus sonhos.
 
Quero que chegue até você, a brisa amiga da felicidade, quero que
as luzes deste ano novo, iluminem seus sonhos e que a alegria
desse dia possa ser compartilhada com as pessoas que fazem
parte de sua vida.
 
Um grande abraço e Feliz Ano Novo.
Que as bênçãos de Deus caiam sobre você e todos os seus familiares. 
São os votos desse blogueiro ^^
 
 

Provei o MCFish 🐟