Minhas reflexoes sobre o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças)

Oi Amigos,

Eu tenho um amigo que foi para os Estados Unidos, e me mandou essa reflexão, gostei muito por que mostra um cenário diferente do que estamos acostumados a ver nos filmes estadunidenses.
O que mais me impressionou é o olhar antropológico lançado sobre o evento do Dia de Ação de Graças e as celebrações de fim de ano que acontecem nos Estados Unidos.


 * * *


Amigos e amigas, bom dia.

Este texto eh parte das minhas reflexoes sobre o Dia de Acao de Gracas aqui nos Estados Unidos e o que tenho experimentado e visto nesta terra.

O texto nao esta acentuado pois a configuracao do teclado esta para o idioma ingles e nao tenho acesso para trocar o idioma, entao, leia com cuidado.

Abracos a todos e saudades...


Impressoes de um Dia de Acao de Gracas
About Thanksgiving day

Este foi meu primeiro dia de Acao de Gracas passado aqui na America, contudo este foi o primeiro que passei cercado de "America" por todos os lados.
A celebracao deste feriado eh nacional e tao e mais "sagrada" e respeitavel do que o dia de Natal ou qualquer outro Dia Nacional, ocorre sempre na ultima quinta-feira do mes de novembro e serve (ou devia servir) para lembrar, celebrar e agradecer a Divina Providencia para a manutencao da vida dos primeiros Americanos nao-nativos (sendo politicamente correto) que por aqui chegaram pelos idos de 1620.
Eh tempo para estar com a familia, com os amigos; encher a casa de conversas, risadas; lembrar e compartilhar aquelas historias as vezes nem-tao-engracadas mas que marcaram a vida; usar aquele jogo de jantar especial, tradicional, que foi da sua "great-grandmother"; cobrir a mesa com um farto banquete e ser agradecido por tudo isso e pelo que mais voce quiser ou tiver vontade de agradecer. E ai vem a famosa "liberdade de expressao" e voce pode agradecer pelo celular, pelo peru que morreu e logo sera servido, pela vitoria do seu time favorite de beisebol (ainda nao consegui entender este jogo!) ou de futebol Americano (so fazendo curso intensivo pra entender este), pelo peso que voce perdeu (mas logo vai ganhar de novo), pelo trabalho, pela saude, pela familia, pelos amigos, pelo governo (hein? como assim? alguem me explica este motivo de gratidao!!),…, enfim, cada um tem a oportunidade de agradecer pelo que quiser, tiver vontade, pelo que vier na telha, por qualquer coisa. Tem gente que nao agradece por nada tambem.
Agradecidos ou nao, tem inicio o ballet aereo de bracos, pratos e generosas porcoes de comida por sobre a mesa. O ritmo eh frenetico, intenso, com direito a leves esbarramentos aqui e acola. A quantidade e a variedade de comida chega a ser absurda. Varios e diferentes pratos estao expostos para todo e qualquer tipo de paladar. Para um sul-americano, brasileiro, acostumado com o tradicional, saboroso e aqui por vezes saudoso feijao-com-arroz, confesso que as vezes o duo comida & tempero que eles utilizam aqui nao fica afinado nao. Texturas e sabores diferentes. Milho cozido (delicia) mais uma calda adocicada de cereja (estranho) por cima e o resultado fica horrivel. Abobora cozida com vegetais (muito bom). Creme de vagem com um molho mais ou menos no estilo do molho branco (delicia). Peru cozinho (perfeito). Salada de vegetais com fruta e temperada com azeite balsamico (da pra servir sem o balsamico? Nao!). Obrigado estou satisfeito.
Todos gratos e fartos – ou seria fartos e gratos? – temos ainda que degustar/devorar as sobremesas. Isso mesmo, no plural, "as", sem miseria, tudo no melhor e mais tradicional estilo Americano. De igual modo as sobremesas escrevem outro capitulo nesta historia de Dia de Acao de Gracas. A tradicional torta de maca com ou sem chantilly eh de encher os olhos, a boca e o estomago tambem. A dica do sucesso eh escolher a maca certa (eu ja contei mais de 8 variedades de macas diferentes por aqui!). Outra tradicional e uma torta de limao que, igual a de maca, tem o limao certo. A combinacao da massa da torta mais o recheio com o tal do limao certo deixa esta gostosura uma delicia. Vontade de repetir? Sim. Repeti? Nao! E o medo de passer mal depois, pois eles nao poupam acucar na hora do doce… eh doce demais. A outra torta (e ainda teve o sorvete no final!!) eh a tradicionalissima torta de abobora (veja figura). Minha observacao pessoal: voce tem que gostar muito, mas muito mesmo de abobora para gostar desta torta – exercendo minha liberdade de expressao (rsrs).
E como o dia comecou, ele termina: agradecendo, grato.
Mas Thanksgiving nao eh Thanksgiving se nao for acompanhado da famosa Black Friday. Um dia em que o comercio abre suas portas com promocoes e precos incriveis. Mas longe de ser uma acao que promova o consumo consciente e responsavel, o que se ve nas lojas, magazines, shoppings e centros comerciais eh talvez a melhor definicao do chamado "capitalismo selvagem". Centenas de pessoas literalmente avidas, desesperadas, loucas para consumirem, comprarem de forma, muitas das vezes, descontrolada e irresponsavel, artigos, utensilios, coisas que talvez nunca usarao.
A patetica cena do empurra-empurra da sexta, comeca as vezes 2 dias antes com lugares marcados na frente das lojas que ja avisam que na sexta terao precos arrasadores. Aqui eh assim, voce chega cedo, coloca a sua cadeira, o seu banquinho no lugar (ninguem vai mexer nele, fique tranquilo) e volta pra sua casa, afinal voce tem que agradecer por reconhecer que o Divino tem te sustentado, mantido e dado tudo o que voce necessita. Depois de agradecer voce volta pra porta da loja, la no lugar onde voce deixou o seu banquinho, e como que para dizer que voce e apenas voce - e ninguem mais (nem o Divino) - pode te dar o que voce quiser, ja faz planos do que vai pegar primeiro, e depois, e depois; e faz conta se o dinheiro vai dar e, silenciosamente, se alegra por ter a chance de, por seus proprios meritos e esforcos, poder comprar mais e mais e mais.
Faco uma reflexao pelo que vi e tenho visto aqui. A quantidade de pessoas nas filas diante dos templos de consumo (lojas, shoppings, magazines, centros comerciais) eh inversamente proporcional aquelas que estao dentro dos templos religiosos. A velocidade com que as pessoas se organizam para dispensarem tempo no consumo desenfreado (cada vez aumenta mais a quantidade de pessoas endividadas aqui neste pais) eh assustadoramente maior do que a velocidade com que estas mesmas pessoas se encaminham para as casas de oracao em seus dias de culto. Toda a suntuosidade das grandes igrejas ou o aconchego das pequenas nao esconde o esvaziar da membresia que a passos largos tem trocado o Divino pelo dolar. O compromisso com o sacro por muitos tido e dito como antigo e ultrapassado, tem sido substituido pelo profano que eh atual, moderno e fashion. Criada e estabelecida esta a cultura do "ter" em detrimento do "ser" e uma geracao de insatisfeitos consigo mesmo tem perambulado de loja em loja, de shopping em shopping em busca de alguma coisa, algum objeto que possa preencher o vazio existencial que o deus dolar nao satisfaz.
O Mercado nunca se preocupou com as questoes existenciais mais profundas, nem antes e muito menos agora. Seu mais urgente e unico interesse eh que voce e eu acreditemos que, por nos mesmos, podemos fazer, ter, ser o que quisermos e em nada dependemos de algo superior, algo Divino. Tirar Deus da jogada eh o que importa e neste objetivo as estrategias de marketing nao poupam esforcos para tentar convecer (e a maioria tem sido convencida) de que nao precisa de nada alem de si mesmo para viver. Aos poucos, mas sempre de forma intensa e quase massacrante Deus tem sido colocado de lado. Besteira? Entao veja.
O nome do dia de Natal - Christmas Day – que tem em sua raiz e origem a palavra Cristo (Christ, do Grego Khrīstos e Mas, do Latin Missa), aqui, ja faz muito tempo foi substituido pelo Xmas Day e tirado foi o Cristo do Natal. Para reforcar temos a figura do Papai Noel e toda a historia em torno dele como sendo objeto de veneracao durante as celebracoes nesta epoca do ano. Ate mesmo as criancas sao incentivadas a escreverem ao Papai Noel seus pedidos ao inves de conversarem com o Papai do Ceu sobre seus desejos.
O Thanksgiving aqui nao esta sendo diferente e a substituicao do nome ja tem sido colocada em pratica de forma nao menos intensa e perversa, assim como foi com o Natal. Para alguns o Dia de Acao de Gracas eh agora o dia do Peru (perplexo!!) – Happy Turkey's Day.
Para mim esta iniciativa esta a gritar aos quatro cantos: esqueca a gratidao, voce nao precisa ser grato por nada. Para corroborar com este pensamento colocaram imediatamente apos o ex-thanksgiving (agora eh turkey's day (?!?) a Black Friday como forma de te dar a falsa sensacao de que voce nao precisa de mais nada alem de voce mesmo para conseguir tudo aquilo que voce quer (e nem sempre necessita de fato).
As notas de dolares tem uma frase: IN GOD WE TRUST (Em Deus nos confiamos), mas penso que o politicamente correto seria: GOD HAVE MERCY (Deus tenha misericordia)!
Nao pense voce que este pais tornou-se um lugar sem o Divino, sem Deus. Pelo contrario, existem inumeras e variadas evidencias, a todo o tempo e em todo o lugar da bencao de Deus sobre esta nacao, sobre este povo; mas tal qual nos dias de Noe a Divina providencia e clemencia, muito em breve, nao mais podera atuar neste lugar e entao cada um colhera os frutos daquilo que plantou, cultivou, cultuou durante sua vida. Onde sera que tenho eu posto a minha confianca? Tenho confiado mais nas verdes cedulas de papel onde o nome de Deus nao passa de uma impressao? Tenho confiado em toda a minha "capacidade" para conseguir tudo o que quero? Aonde eu coloco o meu tesouro, as coisas que considero importantes, ali tambem o meu coracao estara.
Que Deus me ajude a colocar-me diariamente sob Seus cuidados e a ser sempre grato por tudo o que Ele tem feito, faz e fara.
Compartilhei com voce minhas reflexoes que tive neste meu Dia de Acao de Gracas!



Autoria: Estefenson Prado

Israel no cenário Mundial


Oi Amigos ^^

Uma vez no passado eu fiz um curso básico em Hebraico, sempre tive muito interesse por idiomas diferentes, especialmente o Hebraico.
Pretendo em breve retornar a estudar esse idioma milenar, mas primeiro preciso aprender o inglês #Urgente
Tenho também muita curiosidade sobre o Estado de Israel, espero um dia no futuro poder fazer uma viagem a esse lugar.

* * *


Israel tem uma alta porcentagem de engenheiros e investidores, não é à toa que tantas grandes invenções tiveram sua origem neste pequeno país. Você provavelmente conhece e usa muitas dessas invenções diariamente! Se você tem um jardim com um sistema de irrigação por gotejamento, provavelmente está utilizando uma invenção israelense. Se você tem um painel solar instalado na sua casa ou carro, está aproveitando uma tecnologia desenvolvida pela "Pythagora Solar" e ajudando a salvar o planeta! Quando foi a última vez que você fez uma salada com o delicioso tomate cereja? Estes tomates foram criados na Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica de Jerusalém e isso é apenas a ponta do iceberg. Desde o microprocessador 8088 desenvolvido pela Intel Israel, até usinas elétricas geotérmicas desenhadas e construídas pela Ormat Technologies, o mundo está repleto de inovações israelenses que demonstram a ingenuidade deste pequeno país e seu povo.


Chafariz das Saracuras (Ipanema - Rio de Janeiro)

O chafariz é lavrado em gnaisse, com elementos decorativos – as bicas – com função utilitária e ornamental, em forma do pássaro saracura (espécie de pássaro de pernas muito finas) e de tartaruga, esculturas típicas do Mestre Valentim, que sempre privilegiava os animais da fauna carioca.
O Chafariz das Saracuras foi uma encomenda das freiras clarissas ao Mestre Valentim, para o abastecimento de água encanada no Convento da Ajuda, de propriedade dessa ordem religiosa.
O convento ocupava uma grande área do Centro do Rio de Janeiro, entre a Rua dos Borbonos e a Rua da Ajuda, onde hoje se situa a Praça Marechal Floriano, conhecida como Cinelândia.
Com a demolição do Convento da Ajuda, para a abertura da Avenida Rio Branco, o chafariz foi doado à Prefeitura, em dezembro de 1911 e foi transferida para Ipanema, para a Praça General Osório, onde está até hoje. Datam dessa época os primeiros casos de furto das saracuras e tartarugas que adornam a fonte.
Esse chafariz foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)  em 1939.

Lista dos pontífices romanos e de alguns acontecimentos marcantes na história do cristianismo ocidental.


São Pedro - Galiléia: 42 - 67
São Lino - Itália: 67-79
Santo Anacleto - Itália: 79-92
São Clemente I - Roma: 92-101
Santo Evaristo - Grécia: 99-107
Santo Alexandre I - Itália: 107-116
Por volta de 110, surge a "Didaquê", o livro principal do catecismo cristão, e importante fonte histórica acerca da Igreja do primeiro século

São Xisto I - Itália: 116-125
São Telésforo - Grécia: 125-138
São Higino - Grécia: 138-142
São Pio I - 142-155
Santo Ancieto - Síria: 155-166
Em 165 morre Justino, O Mártir

São Sótero - Itália: 166-174
São Eleutério - Grécia: 174-189
Em cerca de 180, o conceito de um Deus Trino é usado e explicado pela primeira vez em uma Igreja. Foi em Antioquia, Teófilo de Antioquia (?-186). Teólogo, escritor cristão, apologista e Padre da Igreja. Teófilo foi o primeiro autor cristão a ensinar explicitamente que os livros do Novo Testamento procedem de autores inspirados - à semelhança do que já era admitido a respeito dos do Antigo Testamento - afirmando que, assim, possuíam valor análogo às antigas Escrituras

São Vítor I - África: 189-199
São Zeferino - Itália: 199-217
São Calixto I - Itália: 217-222
Morte de Tertuliano de Cártago, um dos "Pais da Igreja"

Santo Urbano I - Itália: 222-230
O Latim começa a ser usado em 230, nas celebrações litúrgicas pela Igreja em Roma

São Ponciano - Itália: 230-235
Santo Antero - Grécia: 235-236
São Fabiano - Itália: 236-250
Antipapa: 
Novaciano [51]
São Cornélio - Itália: 251- 253
São Lúcio I - Itália: 253-254
Santo Estevão I - Itália: 254-257
São Xisto II - Grécia: 257-258
São Dionísio: 259-268
São Félix I - Itália: 269-274
O Primeiro monastério é fundado por Santo Antão, perto do Mar Vermelho em 270.

Santo Eutiquiano - Itália: 275-283
São Caio - Iugoslávia: 283-296
São Marcelino - Itália: 296-304
O Concílio Espanhol de Elvira, ordena aos bispos, padres e diáconos a não gerar filhos

São Marcelo I - Itália: 305-309
Santo Eusébio - Grécia: 309-310
São Melquíades - Egito: 311-314
Em 313, Constantino, o Imperador de Roma, concede aos cristãos o Edito de Milão, no qual todos obtêm liberdade de culto.

São Silvestre I - Itália: 314-335
I Concílio Ecumênico - Concílio de Nicéia.
Neste concílio é formulada a forma mais primitiva do credo chamado "Apostólico".

São Marcos Papa - Itália: 336 (10 meses)
São Júlio I - Itália: 337-352
Em 350 são enviados os primeiros missionários a Etiópia.

São Libério - Itália: 352-366
Em 354 nasce Santo Agostinho na Tunísia
Morte de Santo Antão, o primeiro monge
Antipapa: 
Félix II [355-365]
São Dâmaso I - Espanha: 366-384
Em 383 S. Jerônimo inicia a tradução da "Vulgata"

São Sirício - Itália: 384-399
É instituída em 390 a confissão auricular
Em 386 Santo Agostinho se converte e em 387 é batizado, por Ambrósio de Milão
II Concílio Ecumênico - Concílio de Constantinopla

Santo Anastácio I - Itália: 399-401
Em 391 Santo Agostinho é nomeado presbítero de Hipona.
Em 395 é nomeado bispo da cidade.
No ano 400, no concílio de Toledo é usado para o bispo de Roma especificamente o título de Papa, pela primeira vez.

Santo Inocêncio I - Albânia: 401-417
Em 406 S. Jerônimo completa a tradução da "Vulgata"

São Zózimo - Grécia: 417-418 
São Bonifácio I - Itália: 418-422
Antipapa: 
Eulálio [418-419]
São Celestino I - Itália: 422-432
III Concílio Ecumênico - Concílio de Éfeso

Em 430 morre Santo Agostinho. É morto por bárbaros vândalos

São Xisto III - Itália: 432-440
São Leão I (O Grande) - Itália: 440-461
IV Concílio Ecumênico - Concílio de Calcedônia

Santo Hilário - Itália: 461-468
São Simplício - Itália: 468-483
São Félix III - Itália: 483-492
São Gelásio I - África: 492-496
São Anastácio II - Itália: 496-498
São Símaco - Itália: 498-514
Em 499 o Papa emite um decreto dizendo que o próprio papa pode escolher o seu sucessor, e que somente no caso de morte repentina o clero romano poderia escolher o novo pontífice.
Em 502 o Sínodo de Palmo, declara que o Papa não está submisso a nenhum tribunal.
Antipapa: 
Lourenço [498-505]
São Hormisdas - Itália: 514-523
São João I - Itália: 523-526
São Félix III - Itália: 526-530
Em 528 o rito da unção dos moribundos é estabelecido, que dará origem ao sacramento da unção dos enfermos. No mesmo ano é fundada a ordem dos beneditinos.

Antipapa: 
Dióscoro [530]
Bonifácio II - Roma: 530-532
No ano de 531 é instituída a festa da purificação de Maria, substituindo a festa de origem pagã (festa das Lupercálias, onde se cantava a Ceres, deusa grega da colheita)

João II - Itália: 533-535
Santo Agápeto - Itália: 535-536
São Silvério - Itália: 536-537
Vigílio - Itália: 537-555
V Concílio Ecumênico - II Concílio de Constantinopla
Dionísio, o Pequeno, monge que criou o primitivo calendário cristão.

Pelágio I - Itália: 556-561
João III - Itália: 561-
Bento I - Itália: 575-579
Pelágio II - Itália: 579-590
São Gregório Magno - Itália: 590-604
Foi o primeiro monge a se tornar Papa. E usa o título de "Servus servorum Dei" ou "Servo dos servos de Deus"
Introduziu o nome da Virgem Maria nas litanias, e uniformizou o culto nas igrejas ocidentais, e estabeleceu o uso da língua latina como língua litúrgica no ocidente.
De todas as regulamentações, surgiu a formalização do uso do incenso, das relíquias dos santos, das velas, e a oficialização das imagens, através de estátuas ou quadros
Em 600 é fundado o primeiro arcebispado na Inglaterra, na Cantuária.

Sabiniano - Itália: 604-606
Bonifácio III - Itália: 607 (9 meses)
São Bonifácio IV: 608-615
É instituída a Tonsura sacerdotal em 615

São Adeodato I - Itália: 615-618
Bonifácio V - Itália: 619-625
Honório I - Itália: 625-638
Severino - Itália: 640 (4 meses)
João IV - Iugoslávia: 640-642
Teodoro I - Jerusalém: 642-649
São Martinho I - Itália: 649-655
Santo Eugênio I - Itália: 654-657 (eleito durante o exílio de São Martinho
São Vitaliano - Itália: 657-672
Adeodato II - Itália: 672-676
Donno - Itália 676-678
Santo Agatão - Itália: 678-681
VI Concílio Ecumênico - III Concílio de Constantinopla

São Leão II - Itália: 682-683
São Bento II - Itália: 684-685
João V - Síria: 685-686
Cônon: 686-687
Antipapas: 
Teodoro[687]
Pascoal [687-692]
São Sérgio I - Síria: 687-701
João VI - Grécia: 701-705
João VII - Grécia: 705-707
Sisínio - Síria: 708 (2 meses)
Constantino - Síria: 708-715
Em 709 é estabelecido o costume de beijar os pés do papa.

São Gregório II - Itália: 715-731
São Gregório III - Síria: 731-741
É instituída a absolvição do penitente após a confissão.

São Zacarias - Corinto: 741-752
Estêvão - (não consagrado) Itália: 752
Santo Estêvão II [III] - Itália: 752-757
É o primeiro papa a ser conduzido processionalmente sobre um andor em 752.
Em 754 o concílio de Constantinopla condena as imagens dos santos e a invocação da virgem.

São Paulo I - Itália: 757-767
Antipapas: 
Constantino II [767-768]
Filipe [758]
Estêvão III [IV] - Itália: 768-772
769 - VII Concílio Ecumênico - Concílio de Roma, anatemiza o concílio de Constantinopla

Adriano I - Itália: 772-795
Os ávaros são brutalmente cristianizados pelos povos francos

São Leão III - Itália: 795-816
São Pascoal I - Itália: 817-824
Eugênio II - Itália: 824-827
Valentim - Itália: 827 (2 meses)
Gregório IV - Itália 827-844
Antipapa: 
João [844]
Sérgio II - Itália: 844-847
São Leão IV - Itália: 847-855
Leão IV em 850 oficializa o uso da água benta.
Cronistas do Séc. XIII dizem ser este papa uma mulher, que vestida de homem teria sido confundida com um monge. Teria sido desmascarada, quando em uma procissão teria dado à luz uma criança, mas não há base histórica para confirmar esta estória.
Antipapa: 
Anastácio [855]
Bento III - Itália: 855-858
São Nicolau I (O Grande) - Itália: 858-867
Adriano II - Itália: 867-872
Em 871 os sinos são oficializados nas igrejas.
869-870 - VIII Concílio Ecumênico - IV Concílio de Constantinopla

João VIII - Itália: 872-882
Em 873 a Igreja considera pecado grave o comércio de escravos

Marino I - Itália: 882-884
Adriano III - Itália: 884-885
É oficializado o processo de canonização dos santos em 884

Estêvão V [VI] - Itália: 885-891
Formoso - Itália: 891-896
Bonifácio VI - Itália: 896 (1 mês)
Estêvão VI [VII] - Itália: 896-897
Romano - Itália: 897 (4 meses)
Teodoro II - Itália: 897 (1 mês)
João IX - Itália: 898-900
Bento IV - Itália: 900-903
Leão V - Itália: 903 (3 meses)
Antipapa: 
Cristóvão [903]
Sérgio III - Itália: 904-911
Anastácio III - Itália: 911-913
Lândon - Itália: 913-914
João X - Itália: 914-928
Leão VI - Itália: 928 (2 meses)
Estêvão VII [VIII] - Itália: 928-931
João XI - Itália: 931-935 (Leigo)
Leão VII - Itália: 935-939
Estêvão VII [IX] - Itália: 939-942
Marino II - Itália: 942-946
Agápito II - Itália: 946-955
João XII - Itália: 955-963
Leão VIII - Itália: 963-964
Bento V - Itália: 964-965
Há muita controvérsia sobre a deposição de João XII, em 4 de dezembro de 963 porque o mesmo continuou no poder, com Leão VIII .

João XIII - Itália: 965-972
Em 965 é instituído o costume se batizar os sinos das igrejas

Bento VI - Itália: 973-974
Antipapa: 
Bonifácio VII [974]
Bento VII - Itália: 974-983
João XIV - Itália: 983-984
João XV - Itália: 985-996
Em 993 pela primeira vez uma canonização é feita por uma papa.
Em 988 a Igreja russa se submete a Igreja Ortodoxa

Gregório V - Alemanha: 996-999
Antipapa: 
João XVI [997-998]
Silvestre II - França: 999-1003
No ano 1000 a Islândia se torna cristã
Neste Período a Rússia e a Hungria são convertidas ao cristianismo

João XVII - Itália: 1003 (7 meses)
A Suécia se converte ao Cristianismo neste ano, e o seu rei Olavo, o Santo foi batizado

João XVIII - Itália: 1003-1009
Sérgio IV - Itália: 1009-1012
Bento VIII - Itália: 1012-1024
Antipapa: 
Gregório [1012]
João XIX - Itália: 1024-1032
Bento IX - Itália: 1032-1044 (deposto pelo concílio pela primeira vez)

Silvestre III - Itália: 1045 (2 meses)
Bento IX - Itália: 1045 (2 meses) (deposto pela segunda vez pelo concílio)

Gregório VI - Itália: 1045-1046
Clemente II - Alemanha: 1046-1047
Bento IX - Itália: 1047-1048 (deposto pela terceira vez pelo mesmo concílio)

Dâmaso II - Alemanha: 1048 (2 meses)
São Leão IX - Alemanha: 1048-1054
Vítor II - Alemanha: 1055-1057
Estêvão IX - França: 1057-1058
Antipapa: 
Benedito X - 1058 (3 meses)
Nicolau II - França: 1058-1061
Alexandre II - Itália: 1061-1073
São Gregório VII - Itália: 1073-1085
Em 1075, Gregório VII, ordenou que todos os bispos, prelados e demais clérigos abandonassem suas mulheres e filhos, e o concílio latraense confirma a lei do celibato.
Antipapa: 
Clemente III [1080 - 1100]
Vítor III - Itália: 1086-1087
Urbano II - França: 1088-1099
A Primeira cruzada partiu da Europa em 1096. 

Pascoal II - Itália: 1099-1118
Em 1099 chegam a Jerusalém os cruzados
Antipapas: 
Teodorico [1100- 1102]
Alberto [1102]
Silvestre IV [1105- 1111]
Gelásio II - Itália: 1118-1119
Antipapa: 
Gregório VIII [1118-1121]
Calixto II - França: 1119-1124
1123 - IX Concílio Ecumênico - O Concílio de Latrão. 
Presidido por Calixto, decreta que os sacerdotes locais também devem manter o celibato

Honório II - França: 1124-1130
Antipapa: 
Celestino II [1124]
Inocêncio II - Itália: 1130-1143
1139 - X Concílio Ecumênico - II Concílio de Latrão
Antipapa: 
Anacleto II [1130-1138]
Vítor IV [1138]
Celestino II - Itália: 1143-1144
Lúcio II - Itália: 1144-1145
Eugênio III - Itália: 1145-1153
É organizada em 1147-1149, a segunda Cruzada. Foi um fracasso.

Anastácio IV - Itália: 1153-1154
Adriano IV - Inglaterra: 1154-1159
Alexandre III - Itália: 1159-1181
1179 - XI Concílio Ecumênico - III Concílio de Latrão. 
Neste concílio o Papa reconhece Portugal como reino independente
Antipapa:
Vítor IV [1159-1164]
Pascoal III [1164-1168]
Calixto III [ 1168-1178]
Inocêncio III [1179-1180]
Lúcio III - Itália - 1181-1185
Urbano III - Itália: 1185-1187
Gregório VIII - 1187 (2 meses e 10 dias)
Clemente III - Itália: 1187-1191
1188 Organiza-se a terceira cruzada sob a liderança de Ricardo Coração-de-Leão, rei da Inglaterra.

Celestino III - Itália: 1191-1198
Inocêncio III - Itália: 1198-1216
Em 1198 o Papa excomunga a João Sem-Terra, rei da Inglaterra
Em 1208 nasce São Francisco, em Assis.

Honório III - Itália: 1216-1227
1215 - XII Concílio Ecumênico - IV Concílio de Latrão
Em 1227, Honório III, faz diversas modificações no culto, ordenando a "elevação e adoração da hóstia"
Em 1218, o papado organiza mais uma cruzada, a quinta, novamente fracassada.
Em 1226 nasce São Tomás de Aquino

Gregório IX - Itália: 1227-1241
Em 1229 é proibida a leitura da Bíblia por leigos, no concílio de Toulosa.
Em 1230 o rosário, que já era usado no islamismo, foi adotado nas igrejas como corrente de preces. No século XIII São Domingos, introduz a reza da Ave Maria no rosário.
Em 1231 o papa Gregório IX decreta o uso da campainha no culto. E estabelece a Inquisição

Celestino IV - Itália: 1241 (2 meses)
Inocêncio IV - Itália: 1243-1254
1245 - XIII Concílio Ecumênico - Concílio de Lion
Este, determina que os cardeais usem capas e chapéus escarlates, a fim de demonstrarem a sua disposição de verter o próprio sangue, se necessário.

Alexandre IV - Itália: 1254-1261
Urbano IV - França: 1261-1264
Em 1264 o papa Urbano IV institui a festa de "Chorpus Cristie".

Clemente IV - França: 1254-1268
Gregório X - Itália: 1271-1276
1274 - XIV Concílio Ecumênico - II Concílio de Lion

Inocêncio V - Itália: 1276 (5 meses)
Adriano V - Itália: 1276 (2 meses)
João XXI - Portugal: 1276-1277
Nicolau III - Itália: 1277- 1280
Martinho IV - França: 1281-1285
Honório IV - Itália: 1285-1287
Nicolau IV- Itália: 1288-1292
São Celestino V - Itália: 1294 (5 meses)
Bonifácio VIII - Itália: 1294-1303
Bento XI - Itália: 1303-1304
Clemente V - França: 1305-1314
1311-1312 - XV Concílio Ecumênico - Concílio de Viena.

João XXII- França: 1316-1334
Em 1328 nasce John Wiclif. Tradutor da Bíblia Inglesa.

Antipapa:
Nicolau V [1328-1330]
Bento XII - França: 1334-1342
Clemente VI - França: 1342-1352
Inocêncio VI - França: 1352-1362
Urbano V - França: 1362-1370
Gregório XI - França: 1370-1378
Urbano IV - Itália: 1378-1389
1384 - Morte de João Wiclif, considerados um dos precursores do protestantismo

Bonifácio IX - Itália: 1389-1404
Inocêncio VII - Itália: 1404-1406
Gregório XII - Itália: 1406-1415
1414 - XVI Concílio Ecumênico - Concílio de Constança.
Este Concílio proíbe a leigos o cálice da Eucaristia. O fiel católico passou a comungar numa só espécie, a hóstia.
Antipapas: 
Clemente VII [1378-1394]
Bento XIII [ 1394-1423]
Alexandre V [1409-1410]
João XXIII [1410-1415]
Martinho V - Itália: 1417 - 1431
1431 - XVII Concílio Ecumênico - 
Concílio de Basiléia

Eugênio IV - Itália: 1431-1447
Em 1439, o Concílio de Florença, estabelece que são sete os sacramentos da igreja romana. 
No mesmo ano, o Concílio de Basiléia (acima) declarou que a doutrina da Imaculada Conceição de Maria era contrária a fé cristã. A igreja romana condenou formalmente este concílio.
Em 1441 Tomás Kempis escreve o famoso livro "A Imitação de Cristo", que foi o livro mais impresso, depois da Bíblia, no fim da Idade Média

Antipapa:
Félix V [1439-1449]
Nicolau V - Itália: 1447-1455
Calixto II - Espanha: 1455-1458
Pio II - Itália: 1458-1464
Paulo II - Itália: 1464-1471
Xisto IV - Itália: 1471-1484
Em 1476 por ordem papal, para celebrar a batalha de Lepanto, foi festejada pela primeira vez em Roma a festa da "Imaculada Conceição de Maria"
O mesmo papa em 1478 autoriza a instituição da "Tribunal do Santo Ofício"

Inocêncio VIII - Itália: 1484-1492
Alexandre VI - Espanha: 1492-1503
Em 1491 nasce Santo Inácio de Loyola
Em 1494 o Papa estabelece o Tratado de Tordesilhas.
1500 - Descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral

Pio III - Itália: 1503 (2 meses)
Júlio II - Itália 1503-1513
1512 - 1517 - XVIII Concílio Ecumênico - 
V Concílio de Latrão
Em 1509 nasce João Calvino

Leão X - Itália: 1513-1521
Em 1515 ou 1517 por ordem de Leão X foi oficialmente instituída a venda de Indulgências.
Em 31 de Outubro de 1517 Lutero expõe suas teses.
Em 1521 Martinho Lutero é excomungado

Adriano VI - Holanda: 1522-1523
Clemente VII - Itália: 1523-1534
Paulo III - Itália: 1534-1549
1534 - "Ato de Supremacia" do rei Henrique VIII, que funda a Igreja Anglicana
1545 - 1563 - XIX Concílio Ecumênico - Concílio de Trento
Em 1545 o Concílio coloca pela primeira vez o costume em pé de igualdade com a Escritura, e junta a esta os livros deuterocanônicos.
Em 1546 Morre por vias naturais, Martinho Lutero

Júlio III - Itália: 1550-1555
Marcelo II - Itália: 1555 (2 meses)
Paulo IV - Itália: 1555-1559
Pio IV - Itália: 1559-1565
São Pio V - Itália: 1565-1572
1572 - 24 de Agosto - Noite de São Bartolomeu. Em Paris mais de 6.000 protestantes por uma coligação da rainha mãe Catarina de Médicis. Os huguenotes estavam presente para o casamento da princesa Margot com o rei Henrique de Navarra, príncipe de Aragão e Navarra.

Gregório XIII - Itália: 1572-1585
Xisto V - Itália: 1585-1590
Urbano VIII - Itália: 1590 (1 mês)
Gregório XIV - Itália: 1590-1591
Inocêncio IX - Itália: 1591 ( 2 meses)
Clemente VIII - Itália: 1591-1605
Leão XI - Itália: 1605 (1 mês)
Paulo V - Itália: 1605-1621
Gregório XV - Itália: 1621-1623
Urbano VIII - Itália: 1623-1644
Inocêncio X - Itália: 1644-1655
Alexandre VIII - Itália: 1655-1667
Clemente IX - Itália: 1667-1669
Clemente X - Itália: 1670-1676
Inocêncio XI - Itália: 1676-1689
Alexandre VIII - Itália: 1689-1691
Inocêncio XII - Itália: 1691-1700
Clemente XI - Itália: 1700-1721
Inocêncio XIII - Itália: 1721-1724
Bento XIII - Itália: 1724-1730
Clemente XII - Itália: 1730-1740
Bento XIV - Itália: 1740-1758
Clemente XIII - Itália: 1758-1769
Clemente XIV - Itália: 1769-1774
Pio VI - Itália: 1775-1799
O Papa que mais tempo permaneceu no trono de São Pedro, 24 anos.

Pio VII - Itália: 1800-1823
Pio VII - Itália: 1823-1829
Leão XII - Itália: 1823-1829
Pio VIII - Itália: 1829-1830
Gregório XVI - Itália: 1831-1846
Pio IX - Itália: 1846-1878
1869-1870 - XX Concílio Ecumênico - Concílio do Vaticano I 
Em 1870, por este Concílio é decretada a Infalibilidade Papal
Em 1854 é proclamado o Dogma da "Imaculada Conceição de Maria"

Leão XIII - Itália: 1879-1903
São Pio X - Itália: 1903-1914
Bento XV - Itália: 1914-1922
Pio XI - Itália: 1922-1939
Pio XII - Itália: 1939-1958
Beato João XXIII - Itália: 1958-1963
1962 - XXI Concílio Ecumênico -Concílio do Vaticano II
O Papa João XXIII, acaba com o costume de celebrar a missa em Latim

Paulo VI - Itália: 1963-1978
João Paulo I - Itália: 1978 (33 dias)
Beato João Paulo II – Polônia: 1978-2005
Em 1979 em uma carta, aos 9 de abril, o papa afirma que a Igreja manterá o celibato dos padres.
Teve o segundo maior pontificado documentado da história; depois de Pio IX, que reinou por trinta e um anos.

Bento XVI – Alemanha: 2005-2013
Francisco – Argentina: 2013 – (papa reinante)

Boi milagreiro!

Essa senhora de short rosa tinha hernia de disco e bico de papagaio... Andava se arrastando pelos corredores do hospital ,até que este boi ungido apareceu e operou um milagre. 🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼

Final de ano chegando, e eu já estou fazendo minhas tradicionais vendas.

Pessoal, para complementar a renda nesse final de ano, estou vendendo miniatura dos minions. Uma excelente opção de presente para o Natal.  Apenas R$ 10,00.
Pronta entrega.

Provei o MCFish 🐟