Divulgado o mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - Zakumi foi apresentado na cidade de Johanesburgo

 Faltando 626 dias para a Copa do Mundo de 2010, a organização do torneio na África do Sul apresentou nesta segunda-feira a mascote oficial da competição: Zakumi. Apesar de ter uma juba de leão, o mascote na verdae é um leopardo. O evento de divulgação foi realizado na cidade de Johanesburgo. A mascote oficial foi desenhada e produzida no país anfitrião e recebe o nome composto por "ZA", de África do Sul (na língua local), e "kumi", que significa o numeral dez em vários idiomas africanos.

De acordo com o porta-voz do comitê organizador da Copa do Mundo, Tim Modise, Zakumi também pode ser entendido como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.

Segundo a organização do evento, Zakumi, inspirando em seus ídolos, tingiu o pêlo de verde para se camuflar no campo de futebol. O secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, considerou que "Zakumi representa o povo, a geografia e o espírito dos sul-africanos". "E personifica a essência da Copa do Mundo de 2010. Estamos seguros de que nos divertirá nos preparativos, na Copa das Confederações 2009 e na Copa do Mundo", disse.

O criador do desenho é Andries Odendaal, da Cidade do Cabo. "Zakumi se orgulha de ser sul-africano e, por isso, é o embaixador ideal para a primeira Copa do Mundo africana. Nasceu em 1994, faz aniversário no mesmo ano da democracia de nosso país (no fim do apartheid). É jovem, cheio de energia, inteligente e ambicioso, uma autêntica inspiração para jovens e adultos de todos os países", afirmou Danny Jordaan, chefe executivo do comitê organizador do evento.

A tradição de se ter uma mascote oficial para a Copa do Mundo tem mais de 40 anos. O primeiro símbolo do torneio foi criado em 1966, na Inglaterra, com a mascote Willie.
 

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟