Professor Agredido





Oi,
Um amigo meu, que é professor, escreveu uma reflexão, demostrando sua indignação acerca das noticias que estão passando sobre o Professor Thiago Santos, de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, esse professor foi agredido, de diversas formas, na sala de aula por alunos.
Segue a reflexão escrita pelo meu amigo.

 
*******

Não se iludam, pra muitos professores o que aconteceu naquela sala de aula e ROTINA. Antes de mais nada não comecem a falar de candidato aqui, independentemente de quem ganhar meu desejo e que o Brasil no mínimo melhore.
Sobre o ocorrido digo que não é uma questão de esquerda ou de direita. Não falo isso pra fugir de discussão, sei o que estou falando. Muito desse comportamento se deve ao fato dos pais não mandarem seus filhos com um mínimo de educação pra escola.
Olha eu estou falando de coisas básicas, noção de convivência, e também falta de disciplina.
Mas reconheço que é também culpa de um sistema que favorece isso, o aluno faz um negócio desse e sabe o que acontece? NADA. Na verdade ele será premiado com alguns dias de suspensão. Premiado por que essa lógica da suspensão pra mim e uma BURRICE.
NÃO estou dizendo q ele não deva ser suspenso, mas tem que acontecer mais do q isso.
O Conselho tutelar precisa agir, alguma punição um aluno como esse tem que sofrer.
Vi agora no RJ TV que os alunos passarão por oficinas pedagógicas.
Eu acredito no diálogo, na conversa, mas pelo AMOR DE DEUS, esses garotos não vão  mudar só na conversa não, eles precisam ser punidos, nem que seja com prestação de serviço, mas tem que haver alguma punição.
Talvez alguns colegas vão  achar meu discurso duro, mas tenho certeza que muitos professores já foram desrespeitados em sala de aula, será que da pra aturar isso calado?
Tenho ?? anos, tenho formação de professores, sou formado em história, trabalho na prefeitura de XXXXX dando aula para o 4º ano, já lecionei para o 5º ano, já dei aula de história do 6º ao 9º ano em escola particular e ensino médio também, e também já fui agente de educação infantil. Tanto na rede particular quanto publica vi desrespeito ao professor. Minha vida é a educação, é o que eu sei fazer, será que como professor e pessoa não merece um mínimo de respeito? será que os professores do Brasil não merecem?
No meu pouco tempo de carreira já fui desrespeitado e ameaçado por pai de aluno, já teve aluno falando palavras de baixo calão, já levei um soco nas costas de aluno quando separava uma briga, já levei soco de uma criança de 5 anos, só por que eu pedi pra ele não bater no amigo, o soco não doeu , mas minha alma ficou dolorida, já fui por inúmeras vezes ridicularizado por alunos desrespeitosos pela minha forma física, me chamando de gordo, baleia ou qualquer coisa assim, e vocês vêm no face pra falar que os professores fazem doutrinação ?
MESMO com muita raiva e tristeza eu não desisto da educação. Ultimamente eu tenho estado muito desânimo em lecionar, mas quando vi a entrevistar do professor agredido, eu recuperei as forças. O cara é um herói. Depois de tudo o q passou ele ainda disse: "Esse alunos precisam de ajuda".
Que ser humano incrível esse professor. Se preocupar com seus agressores.
Não sei se faria o mesmo. Ele merece o meu Respeito.  Respeito ao professor é o mínimo.
Boa tarde.
 

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟