Nossos 10 monstros favoritos

A humanidade sempre foi fascinada por monstros. Mitologias de todo o mundo relatam histórias de criaturas estranhas e aterrorizantes. Apesar de muitos deles serem obviamente ficcionais há apenas um século a crença nessas bestas era muito comum.

Os monstros modernos não são tão fantásticos e mesmo que a maioria das pessoas duvide de sua existência alguns têm certeza de que monstros desconhecidos habitam nosso pálido ponto azul. Parece que um punhado deles aparece todos os anos nos noticiários. Algumas vezes é um novo vídeo embaçado ou algo na água do lago Ness; algumas vezes é uma foto feita por um caçador ou algo que parece um Pé Grande, ou pode ser um urso. Se estes monstros existem ou não seu mistério estará sempre conosco.


10. Dragões
Talvez o monstro mais antigo do folclore. Há muitas variações de dragões e serpentes gigantes. O livro de Isaías da bíblia descreve o Leviatã, uma monstruosa serpente-dragão. Alguns dos dragões mais desenvolvidos provém da cultura chinesa. Durante séculos os chineses escavaram e fizeram chá do que pensavam ser ossos se dragões que eram, em realidade, dinossauros fossilizados.

O ocidente também tem seus mitos de dragões com um mártir cristão chamado Jorge que teria matado um terrível dragão.

Apesar dos dragões serem muito antigos eles nunca foram tão populares como agora por causa de Hollywood, da bibliografia fantástica e de role playing games como Dungens and Dragons.




9. Lulas Gigantes



A lula gigante é o único destes dez monstros que existe no mundo real apesar de, durante séculos, terem permanecido apenas como rumor. Histórias antigas de marinheiros relatam as bestas com enormes tentáculos atacando seus navios.

Biólogos finalmente comprovaram a existência de um monstro marinho verdadeiro: a misteriosa lula gigante Architeuthis. Espécimes comumente aparecem nas praias de todo o mundo com mais freqüências nas ilhas que começam com o nome "Nova".

Se estimada que o animal tivesse cerca de 20m. Mas apenas em 2004 cientistas japoneses filmaram um espécime nas profundezas pela primeira vez. O comprimento da criatura real era de aproximadamente 8m e foi encontrada a quase 1 km de profundidade.




8. Sereias



Metade peixe e metade mulher a sereia cativa a imaginação humana há milênios. Segundo alguns escritores as sereias podem também ser parte pássaro. Talvez o surgimento deste mito possa ter ocorrido através de relatos sobre os animais classificados mais tarde como sirênios como o peixe-boi.

O mito das sereias remonta da Grécia antiga onde seu canto fazia com que os marujos se atirassem ao mar. O personagem Ulisses do livro homérico "A Odisséia", ordena que seus tripulantes o amarrarem ao mastro do navio para que possa ouvir a canção sem sucumbir ao canto das sereias, evitando que se atire ao mar. Em seguida os manda cobrirem os próprios ouvidos para que não sejam enfeitiçados.

No Brasil existe o mito do boto cor-de-rosa que poderia ser considerado a versão masculina da sereia. É um mito amazônico em que o boto, de noite, emerge da água tomando a forma de um belíssimo e irresistível rapaz. Com um olhar magnético nenhuma mulher escapa de seus encantos. A lenda parece ser perpetuada pelos próprios pais que amedrontam as filhas jovens na tentativa de evitar gravidez indesejada.




7. Pé Grande




O pé grande é conhecido pelo que deixa para trás: grandes pegadas. Sua fama se deve principalmente a uma filmagem feita em 1967 em Bluff Creek, Califórnia, EUA. Essa é a filmagem clássica mostrando uma criatura peluda do tamanho de um homem andando em uma clareira. O filme nunca foi provado como autêntico e muitos suspeitam que seja apenas um trote. É também muito estranho que o filme ainda seja a melhor prova da existência do animal mesmo 40 anos depois apesar do fato de que as câmeras atuais são muito melhores, mais baratas e estão nas mãos de muito mais pessoas do que em qualquer época. Se o filme original não fosse uma brincadeira certamente alguém já teria feito algum filme melhor ou tão bom quanto aquele até o momento.

Talvez a qualidade mais interessante do Pé Grande seja sua capacidade de não deixar rastro evidente de sua existência. Nunca foram encontrados dentes, ossos ou espécimes vivos ou mortos. Há uma estimativa que reporta centenas de milhares de pés grandes pela América do Norte, no entanto nenhum nunca foi atropelado por um carro, morto por um caçador, ou pego em uma armadilha.





6. ET de Varginha

Varginha é o nome de um município do estado de Minas Gerais onde as irmãs Liliane e Valquíria Silva avistaram o suposto ser extraterreno que possuía uma enorme cabeça, pele marrom viscosa e olhos vermelhos. O caso ficou famoso quando noticiado na Rede Globo de Televisão. A cidade investiu na divulgação e perpetuação dos fatos e recebe anualmente muitas pessoas vindas do "turismo ufológico".

Ufólogos afirmam que houve uma conspiração que envolveu autoridades locais e também, é claro, os militares com direito a necropsia da criatura. Além das autoridades negarem todo o ocorrido não há nenhuma prova física dos fatos.



5. Chupacabra



Assim como o Pé Gande ganhou seu nome devido às supostas pegadas enormes o Chupacabra recebeu seu nome pelo que deixou para trás: animais mortos. Apesar das cabras parecerem ser sua presa favorita, o chupacabra também foi acusado de ter matado muitos outros animais como gatos, ovelhas, coelhos, cães, galinhas, patos, porcos e outros bichos. (Não há registros, no entanto, de chupacabras atacando pés grandes, apesar de eu querer ter visto isso.) As descrições do animal variam muito, mas muitas sugerem que o animal tem cerca de 1,5m de altura. Tem pernas curtas, mas poderosas, garras longas e olhos vermelhos brilhantes aterrorizadores (seria ele o bicho de estimação do ET de Varginha?).

O suposto animal ganhou notoriedade em 1995 em Porto Rico. Ninguém sabe ao certo qual é a origem do animal, mas muitos suspeitam que ele seja o resultado de experimentos secretos realizados pelos Estados Unidos. Seus aparecimentos nas Américas ocorrem quase exclusivamente em áreas latinas.


4. Monstro de Loch Ness



Nenhuma lista sobre mosntros poderia ficar completa sem a besta conhecida como Monstro de Loch Ness. Enquanto "Nessie" é o monstro mais famoso ele certamente não é o único. Centenas ou milhares (de acordo com algumas contagens) de monstros foram encontrados em encostas.

Nessie tem sido procurado por mais de 70 anos e tem sido o maior boom turístico de Inverness e outras cidades ao redor do lago. Em 2003 uma equipe da BBC varreu o lago com mais de 600 leituras de sonar, fotos de satélite e vídeos e não encontrou nada.


3. Lobisomens



O assustador lobisomem, todos sabem, é uma mistura de homem e lobo.

Alguns acreditam que um lobisomem aterrorizava o interior da França em 1764, quando uma estranha criatura matou dúzias de habitantes. Uma versão ficcional da história foi mostrada no filme "A irmandade do lobo".

Enquanto a origem verdadeira do lobisomem é incerta existe uma doença chamada hipertricose que causa excesso de pelos no corpo humano e pode ter contribuído para a crença nos animais. É comum que artistas itinerantes que possuem essa condição se apresentem como lobisomens em seus números.

A conexão entre estas bestas míticas e a lua cheia pode ter vindo da tendência de lobos e cães de uivarem para a lua, mas histórias sobre balas de prata surgiram muito depois.


2. Zumbis



Reis da indústria dos filmes B, os zumbis são indivíduos que tiveram suas almas sugadas de seus corpos ou foram ressuscitados através de magia negra.

A cultura zumbi provém da cultura vodu do Haiti em que ainda se acredita que pessoas podem cair em transes que as tornam morto-vivas como nós vemos nos filmes (com exceção dos membros em falta e do apetite por lanches de cérebros humanos). Pirâmide Alimentar Zumbi

Cientistas que investigaram as afirmações sobre zumbis no Haiti descobriram drogas tóxicas que poderiam induzir estados catatônicos no estilo zumbi. Outras poderiam levar as pessoas a um estado de torpor onde seria muito difícil detectar sinais vitais e a pessoa passava a ser considerada morta. Logo depois de sepultada o "bruxo" removia sua vítima do sepulcro, que ainda não havia sucumbido à asfixia do caixão sob a terra, e o tornava seu "escravo-zumbi".



1. Vampiros




Faz um século que Bram Stoker modelou seu personagem Drácula em homenagem a um herói nacional da Romênia chamado Vlad Tepes e o interesse em vampiros nunca foi maior. Os filmes Drácula, Entrevista com o Vampiro, Blade e o seriado "Buffy, a caçadora de vampiros" mostram que nenhum outro monstro capturou tanto a imaginação pública como os vampiros.

Ao mesmo tempo sensuais e assustadores os vampiros inspiram a subcultura gótica. Apesar de fortes evidências de que os vampiros são apenas seres da ficção, algumas pessoas alegam serem vampiros conduzindo rituais e bebendo sangue de doadores voluntários. Esperamos que estas boas almas também apareçam no banco de sangue.

Fonte de pesquisa: Extraido do portal: http://hypescience.com/nossos-10-monstros-favoritos/

Vote em Chapada Diamantina National Park (Parque Nacional da Chapada Diamantina)



O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um parque nacional 1520 km quadrados na região da Chapada Diamantina, no nordeste do Brasil. Chapada is a Brazilian word that means a region of steep cliffs, usually at the edge of a plateau. Chapada brasileira é uma palavra que significa uma região de penhascos íngremes, geralmente na borda de um platô. Diamantina refers to the diamonds found there in the mid 1800s. Diamantina se refere aos diamantes ali encontrados em meados dos anos 1800. Many cave systems were formed by the rivers that run through the region. Muitos sistemas de caverna foram formadas pelos rios que correm pela região. Several of these rivers run red due to tannin in the water. Vários desses rios correr vermelho devido ao tanino na água. Both gold and diamonds have been found there. Tanto ouro e diamantes foram encontrados lá.
Fonte de pesquisa Extraido do Portal New7Wonders, disponivel em <http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/ChapadaDiamantinaNationalPark/>, acesso em 14 de Outubro de 2008.

::Algumas frases para deixar seu dia mais leve::


"Dinheiro não traz felicidade. Dê-me o seu e viva feliz."


"Quando não restar nenhuma outra opção, leia o manual."


"Não roube, o governo detesta concorrência."


"Já que a 1a. impressão é a que fica, use uma impressora laser!"


"Se Bill Gates é um deus, o Windows deve ser a praga divina."


"Já deu Bom Dia pro seu computador hoje? Ah, já!?! Que coisa mais ridícula!"


"Cada vez sobra mais mês no fim do dinheiro."


" Ela disse: Ou eu ou o Computador! Tenho saudades dela..."


"Evite uma vida sedentária. Beba água."


"Sabe como deixar um bobo esperando? Depois eu conto..."

Responda, se puder !!!

                  
 
Se você for inteligente responda:...
 
 
 *Como se escreve zero em algarismos romanos ???
 
 * Por que os Flinstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo ???
 
 * Por que os filmes de batalha espaciais tem explosões tão barulhentas, se o som não se propaga no vácuo ???
 
 * Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a toalha ???
 
 * Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester se nunca ninguém viu um chester ??? (você já viu um chester ???)
 
 * Por que quando aparece no computador a frase 'Teclado Não Instalado', o fabricante pede p/ apertar qualquer tecla ???
 
 * Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto ???
 
 * Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra 'Pequeno' ???
 
 * Por que 'Separado' se escreve tudo junto e 'Tudo junto' se escreve separado ???
 
 * Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco ???
 
 * Por que as luas dos outros planetas tem nome, mas a nossa é chamada só de lua ???
 
 * Por que quando a gente liga p/ um número errado nunca dá ocupado ???
 
 * Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca ???
 
 * O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 9002, tem qualidade certificada por quem ???
 
 * Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo ???
 
 * Se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, porque ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola ???
 
 *Como foi que a placa 'É Proibido Pisar na Grama' foi colocada lá ???
 
 * Por que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um objeto perdido, temos a mania de perguntar: 'Onde foi que você perdeu ???'
 
 * Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo ???
 
 * Se o Pato Donald não usa calças, por que ele amarra uma toalha na cintura quando sai do banho ???
 
 
 
 

Vote em Iguazu Falls (Cataratas do Iguaçu)


Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, são uma das maiores cachoeiras do mundo. Estendem-se mais de 2700 m (cerca de 2 milhas) em um formato semi-circular. Das 275 quedas que formam a Cataratas do Iguaçu, "Garganta do Diabo", é o mais alto nível de 80 m de altura. Cataratas do Iguaçu estão na fronteira entre o estado brasileiro do Paraná e da província argentina de Misiones, e está rodeada por dois Parques Nacionais (BR / ARG). Ambos são subtropicais húmidas que estão a acolher centenas de espécies raras e ameaçadas da flora e da fauna.


Vote em Amazon, River/Forest (Floresta Amazônica)


A Amazônia, também conhecida como Amazônia, a floresta amazônica ou da bacia amazônica, engloba sete milhões de quilômetros quadrados (1,7 mil milhões de acres), embora ela própria a floresta ocupa cerca 5,5 milhão de quilômetros quadrados (1,4 mil milhões de acres), localizado dentro de nove nações. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes do planeta e inclui as maiores e mais ricos em espécies das florestas tropicais do mundo. O Rio Amazonas é o maior rio do mundo em volume, com um volume hídrico total superior a dez principais rios no mundo combinado. Ela representa cerca de um quinto do total mundial do potencial hidrico dos rios e possui a maior bacia hidrográfica do planeta. Nem uma única ponte atravessa a Amazônia.

Vote em Pantanal, National Park (Pantanal Mato Grossense)


O Pantanal é a maior zona húmida do mundo, uma paisagem plana, levemente inclinadas e com muitos rios. A região está situada dentro dos estados brasileiros, principalmente do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No total, o Pantanal abrange cerca de 150.000 quilômetros quadrados. No Pantanal há inundações durante a estação chuvosa, submergindo mais de 80% da área, e alimentando a mais rica diversidade do mundo  de plantas aquáticas.
Fonte de pesquisa Extraido do Portal New7Wonders, disponivel em <http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/PantanalNationalPark/>, acesso em 14 de Outubro de 2008.

Vote em Lencois Maranhenses, National Park (Lençóis Maranhenses)







O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no nordeste do Brasil. É uma área de baixa, plana, terrenos alagados, por vezes, sobreposto com as grandes e discretas dunas. Ela abrange cerca de 1000 quilómetros quadrados, e apesar de abundantes chuvas, suporta quase nenhuma vegetação.



Clic aqui e vota agora no Lençóis Maranhensespara que se torne uma das sete Maravilhas da natureza!







Fonte de pesquisa Extraido do Portal New7Wonders, disponivel em <http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/LencoisMaranhensesNationalPark/>, acesso em 14 de Outubro de 2008.

Vote em Sugar Loaf, Mountain (Pão de Açucar)

 
Montanha Pão de Açúcar é um pico situado no Rio de Janeiro, Brasil, a partir da boca da Baía de Guanabara em uma península que se projeta para fora para do Oceano Atlântico. Localizado à 396 metros acima do nível do mar, seu nome é dito por se referir à sua semelhança com a forma tradicional de pão de açúcar refinado concentrada. A montanha é apenas um dos vários morros monolíticas de granito e quartzo que a ascensão reta de beira da água ao redor Rio de Janeiro.
Fonte de pesquisa Extraído do Portal New7Wonders, disponível em <http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/SugarLoafMountain/>, acesso em 14 de Outubro de 2008.

Vote em Mount Roraima (Monte Roraima)

Com um pico em 2810 metros de Monte Roraima é o mais alto da Venezuela distintivo da mesa-top montanhas, conhecidas como tepuis. A serra marca a fronteira entre a Venezuela, Brasil e Guiana. O conjunto de  montanhas do parque são consideradas algumas das mais antigas formações geológicas da Terra, que remonta à Era Pré-Cambriano, há cerca de dois bilhões de anos atrás. A altura média do platô é cerca de 2500 metros.
Fonte de pesquisa Extraido do Portal New7Wonders, disponivel em <http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/MountRoraimaMoutainPeak/>, acesso em 14 de Outubro de 2008.

15 de Novembro Dia do Professor: Aos Mestres de Sempre

 
 
O professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influênci (Henry Adams)
 

O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira (William Arthur Ward)
 
 
O verdadeiro professor defende os alunos contra sua própria influência de mestre (Louisa May Alcott)
 
 
O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma (Elbert Green Hubbard)
 
 
A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer (Albert Eisntein)
 
 
Grande professor será aquele que realiza o que ensina (Columbano)
 
 
A primeira fase do saber, é amar os nossos professores (Erasmo de Rotterdam)
 
 
Quem quer que se importe em aprender encontrará sempre um professor. (Proverbio Alemão)
 
 
Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os   homens do futuro (D. Pedro II)
 
 
Aos nossos mestres que nos convidaram a voar em sua sabedoria, mesmo sabendo que este voar dependeria das asas de cada um de nós (Desconhecido)
 
Nem todo bom aluno é bom professor. (Santos Dumont)
 
 
Um professor é aquele que se faz progressivamente desnecessário (Thomas Carruthers)
 
 
Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie(Georg Christoph Lichtenberg)
 
 
Um professor que tenta ensinar, sem inspirar o aluno com o desejo de aprender, está a martelar em ferro frio (Horace Mann)
 
 
O objetivo da educação é formar o caratér (Herbert Spencer)
 
 
Aquele que lê maus livros mão leva vantagem sobre aquele que não lê livro nenhum. (Mark Twain)
 
 
A escultura está para um bloco de mármore assim como a eduação está para a alma humana (Joseph Addison)
 
 
Um livro pode nos ensinar a aproveitar a vida ou a suportá-la (Samuel Johnson)
 
 
A única indicação ques e sabe algo é a capacidade de ensinar. (Aristóteles)
 
 
 

Vote em Fernando de Noronha, Archipelago (Arquipélago de Fernando de Noronha)


Fernando de Noronha é um arquipélago no Oceano Atlântico, cerca de 354 km de distancia da costa brasileira. As ilhas deste arquipélago são visíveis as partes de um conjunto de montanhas submersas. Que consiste de 21 ilhas, a base deste enorme formação vulcânica está 756 metros abaixo da superfície. A ilha principal, a partir da qual o grupo recebe o seu nome, torna-se 91% da área total.
 
 
 
 
Fonte de pesquisa Extraido do Portal New7Wonders, disponivel em <http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/FernandodeNoronha/>, acesso em 14 de Outubro de 2008.

Maravilhas brasileiras concorrem para ser uma das 7 maravilhas da natureza

cata2-g.gif

O Pantanal, representado pelo Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, está concorrendo ao título de uma das 7 maravilhas naturais da terra. O concurso, de caráter internacional, é promovido pela entidade New7Wonders, a mesma que realizou a eleição das novas maravilhas monumentais do planeta, com a eleição do Cristo Redentor (RJ). Agora, a escolha é das sete maravilhas da natureza.
 Vote agora para apoiar seus candidatos favoritos!
http://www.new7wonders.com/nature/en/

Caso tenha dúvidas na hora de votar, siga os seguintes passos:
1º - Para votar você deve se cadastrar como membro do New 7 Wonders. Para isto acesse http://www.new7wonders.com/nature/en/vote_on_nominees/, clique no link em laranja "Are not yet a New7Wonders Member? Join now!".
2º - Digite seus dados:
First Name: Seu 1º Nome
Last Name: Seu sobrenome
Gender: M (Masculino) F (Feminino)
Year of Birth: Ano do seu nascimento
Country: Selecione seu país
E-mail Adress: Seu e-mail
Confirm your E-mail address: Digite seu e-mail novamente
3º - Marque a opção:
I agree to the Terms and Conditions of New 7 Wonders.
(significa que você aceita os termos e condições da votação)
4º - Escolha os 7 candidatos a maravilhas naturais. Você pode votar nos 7 candidatos brasileiros ou de outros lugares do mundo.
5º - Clique no botão laranja "SUBMIT" para enviar o seu voto. Verifique seu e-mail. Foi enviada uma mensagem em inglês para você com o título: Confirm your New7Wonders of Nature nominee votes. Clique no link contido na mensagem para validar o seu voto.



Qualquer dúvida, é só comentar.

Estação da Luz


A primeira Estação da Luz era pequena e acanhada. Construída em 1867 pela Estrada de Ferro Inglesa, The São Paulo Railway, a estação fazia a linha entre Jundiaí, interior de São Paulo, e Santos, de onde o café era exportado. Anos mais tarde, sem conseguir atender à crescente demanda da produção cafeeira, a próspera Companhia São Paulo Railway (a "Inglesa") construiu outra estação no mesmo lugar, muito mais imponente, entre 1895 e 1900. Foi projetada pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver em estilo neoclássico.

 
A estação ferroviária da Luz foi aberta ao público em 1901. Suas instalações ocuparam 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz e foi construída pela São Paulo Railway Company com estruturas, trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster. A Estação da Luz é a principal prova da importância e do desenvolvimento que a cultura do café - que exigia o aumento da malha ferroviária para o escoamento do produto da região de Jundiaí para o porto de Santos - trouxe não só para a cidade como para o Estado.
 
  
 
 
Os materiais da construção foram todos importados. "A Estação da Luz veio pelo Oceano Atlântico desmontada. Peça por peça viajou de navio: pregos, tijolos, madeira (pinho-de-riga irlandês), telhas cerâmicas de Marselha, França, e a estrutura de aço de Glasgow, Escócia. Material suficiente para cobrir uma área de 7.520 metros quadrados, ao custo de 150 mil libras esterlinas."  A estrutura metálica tinha 150 metros de comprimento.  O edifício tinha 150 metros de comprimento de fachada com uma torre de 50 metros de altura.
 
A importância da São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, após este período, o transporte ferroviário foi sendo substituído pelos transportes aéreo e rodoviário. Depois, a estação passou a receber trens suburbanos.
 
museu-lingua.jpg 

A Estação tornou-se a porta de entrada da cidade também para os imigrantes, promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante metrópole. Esta importância, concedida à São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após este período, o transporte ferroviário foi sendo substituído por aviões, ônibus e carros, muito mais rápidos que os trens.

Estação Dom Pedro II, a Central do Brasil

A Estação Ferroviária D. Pedro II, a Central do Brasil, é o ponto final dos trens que trafegam pela cidade. O prédio atual foi construído entre 1936 e 1945, durante o período do Governo de Getúlio Vargas, no local onde existia a primeira Igreja da Confraria de Santana, formada pelos negros. Esta Igreja foi demolida em 1855, para dar lugar à primeira Estação D. Pedro II da qual partiriam, em 1858, os primeiros trens da cidade, que iam até Queimados e serviam principalmente para transportar mercadorias. Em 1864, a Estrada de Ferro atingiu o Município de Barra do Piraí, em 1871, Porto Novo do Cunha, para escoar a produção das fazendas do interior para o Porto do Rio de Janeiro, e em 1877 a Estrada ligava o Rio de Janeiro a São Paulo.
A Estação ganhou um prédio novo em 1865, que foi feito seguindo a planta do engenheiro Jorge Radmarker, foi depois reformulado por Pereira Passos, que dirigiu a empresa por duas vezes. Em 1937 dela partiram os primeiros trens elétricos, inaugurados pelo Presidente Getúlio Vargas e pelo seu então Diretor, o General Mendonça Lima, em cuja gestão teve início a constução de sua monumental estação atual.
A Estação D. Pedro II, está localizada em um prédio de estilo aerodinâmico com abas baixas, que mordena na esquina a torre do relógio e tem sua verticalidade realçada por descer até o solo. Outros aspectos a serem considerados são: o coroamento escalonado da torre e o espaço bem iluminado da gare. Foi projetado por Roberto Magno de Carvalho e pelo Escritório Robert R. Prentice. O prédio possui uma torre de 135 metros de altura, que tem no seu topo o famoso relógio da Central do Brasil, que permite que de vários pontos da cidade se possa ver a hora.

Angola por Dentro



Localizada bem ao sul do equador, ao longo do sul da África, no litoral do Oceano Atlântico, entre Namíbia e a República Democrática do Congo, Angola está sendo reconstruída após mais de 25 anos de guerra.         
 
Angola conquistou sua independência de Portugal em 1975, após 400 anos de colonialismo. A guerra eclodiu tão logo diferentes facções políticas começaram a lutar pela supremacia governamental. A paz foi estabelecida em 2002, quando o líder da União Nacional para a Total Independência de Angola (UNITA), Jonas Savimbi, morreu, deixando o líder da facção opositora, José Eduardo dos Santos, do Movimento Popular para a Liberação de Angola (MPLA), como presidente. Uma eleição presidencial está planejada para 2009.
 
Segundo alguns repórteres, cerca de 1,5 milhões de pessoas foram mortas durante os 27 anos de guerra civil. Mais de quatro milhões de refugiados angolanos sofreram, deixaram o país, ou simplesmente fugiram para outras regiões de Angola.
 
Devido à generalização dos riscos para a saúde, Angola tem uma expectativa de vida relativamente baixa, de menos de 38 anos.
 
Nos últimos anos, a economia do país tem se transformado, saindo da desordem da guerra civil para ocupar o lugar de segunda economia que mais cresce na África, e uma das que mais crescem no mundo. É o segundo maior produtor de petróleo e diamante da África sub-Saara e, recentemente, tornou-se membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Cerca de 85% da economia de Angola está baseada na indústria do óleo. As reconstruções pós-guerra e o retorno dos refugiados ajudaram a estimular a construção civil, bem como a indústria da agricultura.     
 
 
 
 
 
Fonte de pesquisa: Extraido do prtal da adventist World em língua portuguesa, disponivel em <http://portuguese.adventistworld.org/article.php?id=422> acesso em 06 de Setembro de 2008 


Em qual etapa de trabalho você se encontra?



Recém Contratado

Escuta Stevie Wonder
(É o primeiro dia de trabalho e tudo é maravilhoso)



Depois de 3 meses...

Escuta música HOUSE
(Está tão empenhado no trabalho que não sabe se está chegando ou indo embora)



Depois de 6 meses...

Escuta Heavy Metal
(O seu dia de trabalho inicia às 08:00 e acaba às 20:00)



Depois de 9 meses...


Escuta Hip Hop
(Engordou por culpa do stress e sofre de mobilidade)



Depois de 1 ano...


Escuta GANGSTA RAP
(Tem dor de cabeça, se esqueceu o significado de "bom dia", se sente como se tivesse acabado de cair da cama e vive somente de cafeína!!)



Depois do Segundo ano ...

Escuta Techno
e está completamente maluco!!!!





20 Anos da Constituição Cidadã 1988/2008


A Constituição Federal da República do Brasil, a Carta Cidadã, completa em 2008 os seus 20 anos. A sua promulgação se deu com o retorno à ordem democrática depois de um processo de ditadura instalado com o Golpe de 1964.

 

É preciso lembrar, para demarcar a importância desse momento, que a nossa história constitucional não apresenta uma evolução linear na direção do constitucionalismo democrático e social representado pela Constituição de 1988. Nossa primeira Constituição, de 1824, outorgada por D. Pedro I após a dissolução da Constituinte em 1823, instituía o regime monárquico, o poder moderador acima dos outros poderes, e estabelecia o voto censitário para as eleições legislativas, tudo contra as aspirações de vários constituintes que preferiam um regime monárquico liberal. Vigeu por 65 anos, durante todo o Império, e, não podemos esquecer, manteve o crime hediondo da escravidão.

Com a abolição desta pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888 e a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, nossa segunda Constituição, de 1891, incorporou os princípios e mecanismos chaves das democracias liberais e instituiu o federalismo, inspirada pelo modelo norte-americano. Foi vivenciada, no entanto, por uma coalizão oligárquica de militares e líderes regionais, contestada em muitas lutas sociais, como a de Canudos, o movimento tenentista e a coluna Prestes.

 

 

Historicamente, a reforma constitucional começou com a revogação da legislação autoritária entre 1985 e 1986, o restabelecimento da eleição direta para a Presidência da República, o voto dos analfabetos é aprovado; os partidos políticos são legalizados; a censura prévia é extinta e acabam as intervenções nos sindicatos. Em novembro de 1985 realizam-se as eleições diretas para 201 prefeituras, inclusive das capitais de estados e territórios. No ano seguinte, junto com os governadores estaduais, é eleito o Congresso Nacional encarregado de escrever a nova Constituição. Essa Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988, elaborada por uma Assembléia Constituinte, legalmente convocada e eleita, e reunindo a maioria dos setores organizados do país, seja público ou privado, trazendo para o debate os mais diversos problemas da sociedade brasileira e conseguindo, por fim, avanços no sentido de estabelecer as condições para o exercício da democracia e da cidadania.


Em seu artigo 1.º trata logo tanto da cidadania quanto da dignidade da pessoa humana e reafirma os princípios democráticos de que todo poder emana do povo. Benevides (1991:129) realça a existência do princípio da democracia semidireta explícita logo no primeiro capítulo e se confirma na redação do artigo 14 com os três institutos que foram aprovados para garantia da participação popular direta, como sendo o referendo, o plebiscito e a iniciativa popular legislativa. A Carta Magna com esta redação mantém a tradição republicana do regime representativo, presidencialista e federativo.



As reformas desta Constituição começaram a ser votadas pelo Congresso Nacional a partir de 1992. Hoje a Constituição Federal conta com 56 Emendas Constitucionais.


A partir desta Constituição também foram elaboradas leis de maior abrangência à cidadania e à reafirmação dos princípios democráticos no Brasil. Exemplo disso foi a lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, restabelecendo obrigações quanto ao tratamento da nossa juventude; a lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e normatizando a nossa utilização das regras do mercado; e, posteriormente, com base nos seus artigos 205 até 214, a lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases para a educação nacional, todas tomando o caráter de instrumentos que orientam e legitimam a busca das transformações da realidade nacional.

Provei o MCFish 🐟