Galinho do Tempo

Ola amigos leitores,
Estive um tempo sumido, devido a faculdade que me consome dia e noite, porém não vim falar sobre isso e sim sobre outro assunto muito legal.
Eu comprei hoje um Galo do Tempo, para quem nunca viu, um ele muda de cor com a alteração do tempo, fica azul para tempo seco ou bom, fica cinza para um tempo variável e fica rosa para os dias de chuva ou úmidos. Eu coloquei o nome dele de Maiz, maiz é como se fala milho em espanhol, e como galos se alimentam de milho.
Porém eu fico intrigado em querer saber como que ele muda de cor, como já devem ter percebido sou muito curioso e fui logo pesquisa, eis abaixo os frutos de minha pesquisa:
 ***
Pintado de cloreto de cobalto (CoCl2), sua cor é azul quando seco e rosa quando úmido, o cloreto de cobalto que é aplicado no galo se trata de um sal azul que se hidrata facilmente. Em contato com a umidade, típica dos dias de chuva, esse sal sofre uma reação química e fica rosa pois o sal tende a absorver moléculas de agua do ar, quando a umidade diminui, o sal perde gradativamente as moléculas de agua e volta a ser azul. As chances de acerto são de 70% no verão e 50% no inverno.

2 comentários:

Unknown disse...

O galo do tempo que mostra na imagem NÃO É O VERDADEIRO, é uma imitação muito mal feita. O verdadeiro GALO MULTICOLOR foi inventado em Portugal pelo Sr. José Dias Cardoso á mais de 40 anos e ainda continua a ser um dos "souvenirs" mais vendido em Portugal. Neste momento é comercialazado em exclusivo pelo Sr. Paulo Redondo.www.galosdotempo.com

Marcelo Karmouche disse...

foda se se o Jose dias inventou

Provei o MCFish 🐟