A viagem de D Pedro a Minas Gerais, em 1822

 

Você lembra o que comemoramos este ano?
Este ano é o ano do Bicentenário da Independência do Brasil.

Quando se fala de Independência do Brasil, você pode pensar: "mas a independência do Brasil é comemorada no dia 7 de Setembro, por que um post sobre este assunto hoje?"
Diversos acontecimento antes do dia 7 fizeram que a independência se tornasse quase inevitável.

Por isso, eu estou fazendo diversas postagens do eventos que antecederam a independência, então fica ligado, para não perder nenhum post e entender todo o contexto que levou a declaração da independência do Brasil.

Hoje é dia 25 de março, em um dia como este, mas no ano de 1822, D Pedro I sai do Rio para Minas às pressas, isso porque estava rolando um boato de que algumas cidades mineiras estavam em rebelião, o medo era que essa rebelião se espalhasse e dominasse Minas.

Hoje em dia Minas é um estado enorme, um dos mais ricos e populosos e antigamente também era assim, se essa rebelião crescesse e Minas se separasse so restante do Brasil, seria um golpe terrível para todo país e principalmente para o futuro governo de D Pedro I.

O príncipe sai do Rio com um pequeno grupo o acompanhando, e isso era um perigo, já que os revoltosos poderiam sequestrar e até o matar, mas D Pedro parecia que não tinha medo de nada e vai à Minas assim mesmo.

Chegando em Minas, o principe D Pedro é muito bem recebido, ele passa por diversas cidades, como Barbacena, Juiz de Fora, São João Del Rey e finalmente em Vila Rica, onde era o foco da rebelião, mas a presença dele acaba desarticulando os revoltosos.

Quem vai pra Minas brigar? o bom de ir pra Minas Gerais é para comer um pão de queijo, aquela comida típica. 🍛

Com o apoio de Minas, D Pedro ficou mais fortalecido politicamente e todo esse cenário deixava claro que a separação total entre Brasil e Portugal estava cada dia mais perto de acontecer.

Por falar em comida mineira, comenta qual é a sua preferida?

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟