A mulher dos olhos de ressaca ou o morto que escreve as memórias da vida que passou – em comum eles trazem a origem. São personagens que nasceram da genialidade de um escritor de muita imaginação: Machado de Assis. Há exatos cem anos, o mais elegante dos nossos autores morria no Rio de Janeiro.
Machado de Assis deixou uma visão irônica, pessimista e perspicaz da vida carioca no fim do Império e começo da República. O Rio era uma cidade pobre, mas enfeitada. Provinciana, mas pretensiosa.
Uma das cidades mais bonitas do mundo também é uma das mais violentas do mundo. Cidade de brancos, pretos, mulatos, pobres, ricos e miseráveis. Uma cidade de todos, que desperta paixão de vive nela. Paixão capaz de inspirar a obra de um dos gênios da literatura mundial: Joaquim Maria Machado de Assis.
"Era um Rio de Janeiro modesto, pobre, sujo, com belezas naturais extraordinárias, mas era uma cidade muito acanhada", conta a escritora Nélida Piñon.
Um Rio de Janeiro de ruas por onde ele andava de bonde e passeava sob a luz de lampiões, elementos que inspiravam Machado de Assis a criar personagens que até hoje são a cara do Brasil. "Quem não se lembra de Capitu?", indaga uma senhora.
"Capitu, de uma certa forma, somos todos nós que sobrevivemos", afirma a atriz Fernanda Montenegro.
Nós, brasileiros, concentrados em uma única cidade amada. Tudo nesta cidade ajudou a fazer de Machado um dos maiores escritores da língua portuguesa.
"Dificilmente a obra de Machado de Assis seria a mesma se não tivesse o Rio de Janeiro como cenário", comenta a pesquisadora Martha de Senna.
"Ele, então, faz dessa cidade um feudo da criação", comenta a escritora Nélida Piñon.
O Rio era a capital do Império brasileiro quando ele nasceu em 1839, no Morro do Livramento. Machado era filho de uma lavadeira e de um operário e neto de escravos. Joaquim Maria Machado de Assis só freqüentou a escola primária, mas os pais de Machado de Assis sabiam ler, o que era raro na época tanto em famílias de pretos quanto de brancos. Como um menino gago, epilético, pobre e mulato conseguiu superar todos esses limites e se tornar um dos maiores escritores de nossa língua?
"Pela capacidade de adquirir conhecimento que ele cresce", afirma o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni.
Machado aprendeu a ser tipógrafo e começou a escrever. Aos 15 anos, publicou o primeiro poema. Começou a escrever artigos para jornais. Aprendeu sozinho francês. Depois, inglês. Ele ainda contestava os poderosos da época.
"Se você pensar, Machado, com 20 anos, escreveu sobre economia, atacando o ministro da Fazenda da época, Torres Homem. Machado defendeu o crédito, como um direito fundamental do homem", acrescenta o presidente da ABL, Cícero Sandroni.
Quando morreu, aos 69 anos, deixou obras primas como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba", "Memorial de Aires", "Esaú e Jacó" e "Dom Casmurro". Uma obra criada há mais de um século e, entretanto, moderna até hoje. Por quê?
"Você entende o país lendo Machado de Assis", define a escritora Nélida Piñon.
O livro dele que provoca mais interpretações é "Dom Casmurro". Nele está a personagem feminina mais enigmática da literatura brasileira: Capitu, a "morena de olhos de ressaca" que teria traído o marido, Bentinho, com o melhor amigo dele, Escobar.
A atriz Fernanda Montenegro foi Capitu em uma leitura na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela acha que o marido sente ciúme, sim, mas não de Capitu.
"O Bentinho tem paixão pelo Escobar, numa adesão ao masculino de uma forma muito entusiasmada", acredita a atriz.
Bentinho e Capitu viviam na Rua Mata-Cavalos, hoje Rua do Riachuelo. A Rua do Ouvidor, por onde circulavam as elegantes daquela época, hoje não tem espaço para qualquer um circular. Uma curiosidade: o bairro do Cosme Velho, onde Machado de Assis viveu o fim da vida, aparece pouquíssimo em sua obra. A casa dele foi demolida.
Viúvo e solitário, ele encontrava alívio e alegria na Academia Brasileira de Letras, do qual foi um fundadores. E na palavra escrita, na qual deixou registrada a sua paixão pelo cidade que lhe deu régua, compasso e glória.
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