A origem do Dia do Trabalho

Oi,
Amanhã é sexta e o melhor de tudo é feriado.
Depois de uma semana corrida devido o fim do prazo para o envio do Imposto de Renda da Pessoa Física enfim chega o tão merecido descanso dos justos - e sofredores- trabalhadores.
Desejo a todos um ótimo dia do trabalho e que nesse dia do trabalho em vez de trabalhar que todos descansem.
 
***
 
Hoje,o Dia do Trabalho é comemorado em quase todo o mundo. A data foi criada em 1889, em Paris, em homenagem à manifestação feita em 1886 pelos trabalhadores americanos de Chicago por melhores condições nas fábricas  milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.. O ato resultou em mortes, prisões e violência.
Em 1890, houve uma nova greve para estender a jornada de oito horas para todos os locais dos Estados Unidos. Também em primeiro de maio desse ano a data foi comemorada pela primeira vez em âmbito mundial, por indicação da liderança socialista internacional. Somente cinco anos depois a ocasião seria celebrada pela primeira vez no Brasil, em Santos, São Paulo, por iniciativa do Centro Socialista.
Embora a data tenha origem em um movimento americano, ela é festejada em outro dia nos EUA: 2 de setembro. A origem é nebulosa. Sabe-se apenas que foi criada para celebrar os trabalhadores que ajudaram no desenvolvimento do país.Na Austrália comemora-se em quatro dias diferentes: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sidney) e na Austrália meridional. Na Inglaterra o feriado é no primeiro domingo após o primeiro de maio; no Japão, em 23 de setembro; na Espanha, em 18 de julho; e na Nova Zelândia, em 18 de outubro.

Um comentário:

Loren disse...

Fabi!! o/
Seu blog, informativo como sempre. Gostei de ver! ^^
Valeu pelos comments lá no meu abandonado blog, tadinho tem uma dona tão má x.x
Saudades da turma! ;_;
Bjs :*

Provei o MCFish 🐟