quarta-feira, 6 de maio de 2009

Maior e Menor Município do Brasil

Oi,
Eu moro aqui no Estado do Rio de Janeiro e existem por aqui cidade que são tão pequenas, como por exemplo: Nilópolis (19,157 Km²), Mesquita (41,6 km²) e São João de Meriti (34,838 km²). Mais oque me impressiona é que no Brasil existem cidades menores que essas. E também existem cidade enormes como Campos dos Goytacazes (4.031,910 km²), e mesmo com esse tamanhão existem no Brasil cidades maiores.

Em extensão, o menor município brasileiro é Santa Cruz de Minas (MG), com 3 quilômetros quadrados, e em população é Borá (SP), com apenas 804 habitantes. Para dar uma idéia do que isso significa, imagine, por exemplo, que, se houvesse uma maratona ao redor de Santa Cruz de Minas, os atletas teriam que dar seis voltas sobre o contorno da cidade para completar os 42 quilômetros regulamentares. Dentro do município de São Paulo caberiam praticamente 508 territórios do tamanho de Santa Cruz de Minas. Pelo critério populacional, a comparação é ainda mais impressionante: a população de Borá é quase 13 500 vezes menor do que a de São Paulo. E, para encher o Maracanã, teríamos que juntar os moradores dos 61 municípios menos povoados do país.

O maior município do Brasil em extensão territorial, ou seja, em área, é o município de Altamira, localizado no estado do Pará. Altamira possui uma área de 160.755 kilômetros quadrados, sendo portanto, muito maior do que a cidade de São Paulo em extensão territorial. É claro que, em relação a população, São Paulo ainda detém o recorde brasileiro, sendo inclusive, a terceira maior cidade do mundo, no aspecto populacional, com aproximadamente 17 milhões de habitantes.

Nenhum comentário: