A civilização viking

Ola ^^

Desde muito pequeno vejo filme e desenho falando dos Viking de uma forma como se eles fossem mau e sem sentimentos. Demostram como se eles usassem  um chapeu com chifre. Porem eles nao eram tão mau assim, e na verdade eles sequer uilizavam esses chapeis com chifre.

***

Painting of Vikings landing ashore

Conhecidos como nórdicos ou normandos, o povo viking é originário da região da Escandinávia, que hoje abriga o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Diferente do que muitos pensam, os vikings não foram totalmente exterminados, bem como os Incas também não.

Os povos Escandinavos de hoje são seus descendentes, assim como existem muitos descendentes de Incas espalhados pela cordilheira dos Andes. Em função da religião e dos costumes da Europa Cristã sua cultura - enriquecida graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo - foi se perdendo, por isso os vikings deixaram de ser um povo em particular e se mesclaram ao cenário do Ocidente mundial.
 
A pirataria foi uma das mais importantes atividades econômica desse povo. Em várias partes da história, essa civilização saqueou e conquistou terras, principalmente na região da Bretanha, que hoje abriga o Reino Unido. A civilização viking atingiu seu auge entre os séculos VIII e X, quando, no final do século VIII, iniciou o processo de invasão à Grã-Bretanha, numa guerra que resultou na conquista de parte das terras britânicas.

Moradia, vestimenta e costumes vikings

Madeira, pedras e relva seca eram os principais elementos utilizados na construção das moradias vikings. Tudo era muito simples, a começar pela distribuição espacial do lar. Em muitas casas, havia apenas um cômodo.

Sua vestimenta era uma combinação de peças de tecido com couro e peles grossas para manter seu corpo aquecido, já que precisavam suportar as baixíssimas temperaturas do norte europeu. Toda a população viking apreciava a utilização de acessórios em metal e pedra.

Como organização familiar, era possível vislumbrar um grande traço patriarcal entre as relações: o homem era visto como o centro da casa, responsável pela defesa da família e a realização das principais atividades econômicas, já a mulher, ficava responsável pela preparação dos alimentos e por pequenas tarefas cotidianas.

No âmbito religioso, eram portadores de uma rica mitologia povoada por vários deuses sistematicamente adorados em eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre os deuses nórdicos ou o conflito entre as divindades e os gigantes. Odin era adorado como "o Deus dos deuses". Thor era a divindade de maior popularidade e tinha poder sobre os céus e protegia povo viking.

Click on picture to enlarge


Fonte: Apoio Escolar 24 Horas

Um comentário:

Duda disse...

Caro príncipe das futilidades,

Achei muito interessante sua postagem sobre os vikings. Mas tenho uma pergunta sobre este trecho:"Ola ^^
Desde muito pequeno vejo filme e desenho falando dos Viking de uma forma como se eles fossem mau e sem sentimentos. Demostram como se eles usassem um chapeu com chifre. Porem eles nao eram tão mau assim, e na verdade eles sequer uilizavam esses chapeis com chifre."

Primeiro: você tem que escrever a frase em um tempo só. O certo seria, por exemplo: Falando dos Vikings.
Segundo: o plural de chapéu NÃO É chapéis, e sim chapéus.
Terceiro: tem um erro de digitação na palavra "utilizavam".

Obrigada!

PS: Não existe preoculpação, e sim PREOUCUPAÇÃO.

Provei o MCFish 🐟