terça-feira, 21 de junho de 2011

Chegou o Inverno e o Solstício de inverno


Chegou o Inverno ^^
 

O começo oficial do inverno aconteceu na tarde terça-feira (21), data que coincidiu com o solstício de inverno, fenômeno que marca o começo da estação mais fria do ano.

O solstício de inverno é 'o dia mais curto do ano', em que o Sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, fato que ocorre devido à angulação da estrela perante a Terra. No hemisfério sul o fenômeno ocorre em junho, enquanto que no norte acontece no mês de dezembro.

Culturalmente, o fenômeno também é associado a diversos temas, como, por exemplo, nascimento e renascimento. O solstício é comemorado em diversos países e religiões, incluindo aí a China, onde o dia é marcado como passagem de ano no calendário local.

O Solstício de Inverno, que marca a chegada da estação, acontece quando o Sol nasce e se põe no ponto mais afastado ao Norte dos Pontos Cardeais Leste e Oeste. Neste dia, ele para de se afastar para o Norte e volta a nascer e se por cada vez mais ao Sul. Aliás, Solstício significa Sol parado, em latim. É também neste dia que, no Hemisfério Sul, temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano

Lembrando que no hemisfério sul, hoje começa o inverno. Já países do hemisfério norte, como EUA, França e Inglaterra, comemoram o início do verão


 
 
 
 

Nenhum comentário: