a maior biblioteca do mundo

Este título já foi ostentado pela biblioteca de Alexandria, que já foi considerada a maior biblioteca do mundo antigo. Devido a vários incêndios ocorridos em épocas distintas, grande parte dos livros e manuscritos raros se perdeu.

Hoje, a biblioteca do Congresso, em Washington, DC, nos Estados Unidos é considerada a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e livros. Ela possui mais de 144 milhões de itens, o que inclui material em mais de 470 idiomas, livros impressos, manuscritos, material em áudio, mapas e gravuras, dentre outros. Ela possui a maior coleção de livros raros da América do Norte além de constar em seu acervo uma das cópias restantes da Bíblia de Gutenberg.
  • Mais de 58 milhões de manuscritos
  • 6.000 histórias em quadrinhos
  • 4,8 milhões de mapas
  • 500.000 microfilmes

A biblioteca do Congresso foi inaugurada em 24 de abril de 1800 pelo então presidente John Adams em razão da transferência da capital americana da Filadélfia para Washington.

A biblioteca foi incendiada duas vezes. A primeira em 1814 devido às invasões de tropas britânicas e a segunda em 1851. Neste segundo incêndio, além da enorme perda de 35 mil livros, o fogo destruiu dentre outros objetos um retrato original de Cristóvão Colombo. Em 1815, a biblioteca foi reiniciada graças aos 6.487 livros vendidos por uma quantia simbólica pelo ex-presidente Thomas Jefferson.

A biblioteca é aberta ao público em geral para pesquisa acadêmica, mas turistas também podem visitá-la.

Curiosidade: para você que além de livros também gosta de cinema, a biblioteca do congresso aparece nos filmes "O dia depois de amanhã" e "A lenda do tesouro perdido – livro dos segredos".

Conheça o site oficial da biblioteca do congresso aqui.


Um dia ainda terei o prazer e o privilégio de conhecê-la!



Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟