CupCake: A nova moda!



O que são Cupcakes?

Cupcake ou Fairy Cake são bolinhos feitos em porções individuais, usualmente em forminhas de papel. Podem ter os mais variados sabores, recheios e cobertura, que dão um charme especial ao bolinho. Os cupcakes são práticos e uma excelente alternativa aos bolos tradicionais, além de combinarem com ocasiões especiais como aniversários, chás de bebês e festas.

Curiosidade

O nome Cupcake surgiu porque todos os ingredientes da receita eram medidos por xícaras (cups), uma inovação para o século XIX, já que até então as receitas utilizavam os pesos dos ingredientes como padrão. Esta nova medida permitiu uma maior facilidade às donas de casa. Já o nome "fairy cake" (bolo das fadas) se deve ao seu tamanho pequeno. Os bolinhos nasceram mesmo no Reino Unido e acredita-se que chegaram aos USA em meados do século XIX.


No Brasil, os cupcakes já são presença garantidas nasfestas, em especial nas infantis. São também usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.
cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele já conta com diversas variações de receitas, modo de preparo e sabores. Há cupcakes simples, os com cobertura e recheio.


Aprenda, a seguir, a preparar o cupcake tradicional e com ela poderá criar inúmeras variações de sabores. Confira! (Quando for fazer, não esqueça de me chamar)
Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de baunilha - 12ml
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó - 12g
  • 220ml de leite
  • 4 ovos
  • 350 gramas de açúcar refinado
  • 220 gramas de margarina sem sal em temperatura ambiente
  • 350 gramas de farinha de trigo peneirada
  • 2 gramas de sal
Instruções
  1. Na tigela da batedeira coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado.
  2. Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata.
  3. Em outra tigela, adicione a baunilha no leite e reserve.
  4. Em outra tigela coloque a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal misture.
  5. Adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente.
  6. Adicione o restante da farinha e do leite.
  7. Mexa levemente e a massa estará pronta.
  8. Quando a massa ficar homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
  9. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno.
A receita acima é a massa básica do cupcake, depois de pronto, você pode incrementá-lo com diversas coberturas e recheios. Confira algumas dicas:
Recheio: O recheio poderá ser de brigadeiro, geléia, cremes, doce de leite, etc. Para rechearbasta furar o bolinho pronto, colocar o recheio e tampar com a própria massa retirada.

Cobertura: A cobertura também pode ser feita em diversos sabores, como: brigadeiro preto ebrancochantilly branco ou colorido, etc. Para finalizar poderá usar chocolate granuladococo,confeitos coloridosconfete de chocolatepedaços de frutas, etc.
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo total: 1 hora

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟