quarta-feira, 6 de março de 2013

Abacate: não tão calórico quanto se pensa

O abacate é um fruto que se destaca pelos teores de fibras, alguns minerais, gordura, vitamina E e ácido fólico. Por suas características nutricionais, é benéfico para o coração, bom funcionamento do intestino e não tão energético (calórico) como dizem. Uma porção média, 50 gramas, fornece 74 Kcal, o que equivale quase à metade do fornecido por um pão francês, que também pesa 50 gramas (vide tabela nutricional). O ácido fólico é importante para a síntese de proteínas, formação do sangue e previne má formação no feto, daí ser tão importante para gestantes.

A vitamina E é um forte agente antioxidante que protege as membranas celulares e também a formação das placas que obstruem as artérias. Desta forma, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares e até determinados tipos de câncer. Além disso, o tipo de gordura predominante no abacate não é prejudicial à saúde: são os ácidos graxos monoinsaturados.

Devido a estas suas propriedades o abacate é utilizado na fabricação de cosméticos, mas pouco utilizado na culinária brasileira, de forma que deveríamos aumentar o consumo desta fruta. Como sugestões de consumo pode-se citar: na forma de vitamina, batida com leite, no café da manhã ou lanche da tarde; simplesmente amassada (adoçada ou não); e no molho guacamole, que faz parte da culinária mexicana. Uma receita exótica e saborosa é o guacamole com nachos.




Nenhum comentário: