Capitão América: O Primeiro Vingador

 



Gente, que filme bom!

Eu gostei muito de ter visto o filme do Capitão América, principalmente por causa das referências que faz à Segunda Guerra Mundial.

Como já disse, o filme se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial, eu acho que se uma pessoa que acaba de assistir uma aula sobre este assunto e assistir este filme, vai ajudar  muito na fixação dos conteúdos.

No filme mostra soldados nazistas buscando itens ligados à superstição, e isso verdadeiramente aconteceu, Hitler  ordenou que alguns soldados buscassem o Santo Graal (que é o cálice que teria sido usado por Jesus na última ceia) e outras relíquias ligadas à cultura nórdica.

O culto que havia a figura do Hitler também pode ser notado no filme, como a Alemanha havia saído arrasada da Primeira Guerra Mundial, e via em Hitler a possibilidade do país sair daquela situação, ele era visto quase como um deus, e poucas pessoas ousavam se opor ao que ele falava, por isso ele cometeu tantas atrocidades e não encontrava resistência entre os alemães.

Interessante que mostra uma corrida armamentista, em busca do desenvolvimento e produção de armas mais poderosas e com maior poder de destruição, e ambos os grupos queriam saber de segredos do seu grupo rival, isso fez com que os grupos se espionarem, o que também é mostrado no filme. Já vi em um documentário que a Alemanha tinha armas mais potentes que as dos demais países que participavam da guerra, isso é exposto no filme quando mostra as armas, aviões e submarinos  alemãs.

Durante a Segunda Guerra Mundial houve uma fuga de cérebros alemães (essa expressão é usada quando cientistas saem de um país), diversos cientistas, principalmente os de origem judaica fugiram para outros países, principalmente para os Estados Unidos, um desses cientistas foi o Albert Einstein, e o cientista que transforma o Esteven Rogers no Capitão América tinha um sotaque alemão, provavelmente estava fazendo referência a estes cientistas que fugiram da Alemanha.
O experimento que transformou o Esteven Rogers no Capitão América faz alusão a diversos testes que foram feitos com jovens pelo exército americano, para desenvolvimento de armas, um desses projetos, que eu tenho conhecimento é o Whitecoat.

Depois que o Esteven Rogers se torna no capitão América, ele começa a ser usado em espetáculos teatrais, gibis e produções cinematográficas, para que as pessoas apoiem a participação dos Estados Unidos na Guerra.

Enquanto eu assitia o filme, eu fazia anotações no meu caderno, por que esse filme tem muitas referências úteis para o estudo da Segunda Guerra Mundial. Eu fiquei impressionado, que este filme é de 2011, então, tem dez anos de seu lançamento e eu não vi este filme antes. Certamente é um filme que eu pretendo ver outras vezes.


Você já viu este filme antes? Qual é a parte que você mais gostou?


Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟