Escadaria do Selarón - Buscando História em todos os lugares

 


Muitas das vezes a gente tem a tendência de acreditar que as fronteiras dos países nunca mudam e que eram e serão sempre da forma que estão, mas a verdade é que se tem algo que muda neste mundo são as fronteiras dos países.
Quando eu era adolescente e estudava história, quando falava sobre a Prússia, eu ficava perdido. "Que país é este que eu não conheço e nem encontro no mapa? Será que era o antigo nome da Rússia?"
Na verdade a Prússia é um antigo estado Germânico, que iniciou no século XIX um processo de anexação de outros pequenos estados Germânicos, com o objetivo de os reunir em um único país, este processo ficou conhecido como "Unificação Alemã" desta junção de estados surgiu a atual Alemanha.
Este processo é fundamental para entender os motivos que levaram a Primeira Guerra Mundial, por que com o surgimento de mais um império expansionista na Europa acabou desequilibrando a delicada relação entre os Impérios na Europa.
Quando "São Eric Hobsbawm" diz que a Primeira Guerra Mundial foi um choque de Impérios, na verdade ele estava dizendo que a Europa era um continente muito pequeno com um grande número de Impérios grandes e querendo crescer mais.




Hoje eu fui na escadaria do Selarón, no Rio de Janeiro e vi este azulejo, que mostra o brasão de diversos daqueles antigos estados Germânicos, que hoje formam a Alemanha.

Como é legal ver história em todo lugar.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟