Sexta-Feira 13

Ola!
Hoje eu acordei bem cedo e comecei a me arrumar para ir para o trabalho, liguei o rádio, e quando falou a data de hoje disse: Tenham todos um Bom Dia nessa Sexta Feira 13 Photobucket. Eu fui logo no calendário confirmar a informação, e era verdade, folheei o calendário para ver quantas vezes essa data ira se repetir durante o ano, essa é a primeira de três Sextas Feiras 13 Photobucket durante o ano de 2009, a primeira é hoje, a segunda vez que essa data se repetira será em Março e a outra somente em Novembro.
Essa data é cercada de mitos, crendices e superstições. Eu sinceramente sou muito incrédulo Photobucket nessas questões, e é claro que não acredito nessas historias, mas já me diverti muito nessa data, no Colégio onde eu estudei nos íamos sempre com uma peça preta do nosso vestuário nessa data.





***



O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia. Foi feito um estudo pelo Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, onde mostra que o índice de acidentes e incêndios é menor nas sextas-feiras que caem em um dia 13, em comparação às outras sextas.


A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.



Comentários