Aventuras Literaturas: O Papel de parede amarelo.

Oi,

Já li meu primeiro livro desse ano. E você? 
Esse ano eu estou planejando ler muuuuuitos livros, espero que consiga

Capa do livro: O Papel de parede amarelo 

Acabei de ler o livro "O papel de parede amarelo", estou impressionado, que livro intenso! Quem escreveu esse livro foi a Charlotte Perkins Gilman, ela foi uma escritora norte-americana que viveu entre 1860 e 1935 e lançou esse livro em 1892. 
Esse livro é muito curto, certamente você consegue o ler em um dia, porém ele é muito intenso. 
Essa escritora é feminista, isso por que ela viveu em uma época em que as mulheres tinham poucos direitos. Ela escreveu vários livros falando da necessidade de que houvesse direitos para as mulheres, então nesse livros não foge a regra. 
Eu gostei muito desse livro. 🚫 Pode deixar que não darei Spoilers. 
 A escrita do livro é em primeira pessoa, é como se fosse relatos dela escritos em um diário. Eu adoro livros no formato de diário 📒. Esse livro conta a história de uma mulher que fica com uma doença psicólogica, mas o livro não explica que doença seria essa.
Para tentar auxiliar no seu processo de recuperação da mulher, seu marido, que é médico, acha melhor a levar para passar um tempo em uma chácara, no quarto em que eles ficam tem um papel de parede amarelo, e aquele papel de parede e seus desenhos, incomodavam tanto a mulher que, gradativamente, vai piorando a situação dela. O livro deixa vários mistérios no ar, mas a respeito do papel de parede amarelo, tive a impressão de que ela via sua vida refletida no papel de parede. 
Esse livro é revoltante, por que todo tempo o marido dela parece não se importar com o que ela diz ou pensa, ele não é ruim para ela, pelo contrário, até parece se preocupar com ela, mas não dava ouvidos as opiniões dela, refletindo bem o machismo da época em que foi escrito. 


No meu ponto de vista, parece que ela tinha uma depressão, e com certeza um dos fatores que a levou a isso foi a opressão que seu marido lhe causava. Para ter uma ideia da relação de dominação do marido sobre ela, mesmo com a opressão dele, ela se sentia culpada. Minha vontade é falar tudo para você, mas não vou dar Spoilers, só vou te falar que o final é surpreendente. 🤗
Esse livro, apesar de pequeno, é muito intenso e perturbador. Com certeza não é um livro indicado para crianças e adolescentes. 


Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟