1º de Abril: Dia da Mentira?

A versão mais conhecida é que a data surgiu no século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana e começava no dia 25 de março com término em 1º de abril. Acontece que o rei Carlos 9º decidiu alterar a data e o Ano Novo passaria a ser celebrado no dia 1º de janeiro, com a adoção do calendário gregoriano.

A tradição do 1o de abril data de séculos atrás, mas suas
origens são desconhecidas.

De acordo com o Museu de Embustes, um Web site criado em
1997 pelo autodescrito "especialista em mentiras" Alex Boese,
as referências à data começaram a surgir no final da Idade
Média.

Mas, segundo ele, a teoria mais divulgada sobre suas
origens data do final do século 16, quando a França deixou de
usar o calendário juliano e adotou o gregoriano. Com a mudança,
o início do ano passou do final de março para 1o de janeiro.

As pessoas que continuavam a comemorar o ano novo na semana
entre 25 de março e 1o de abril passaram a ser alvos de
brincadeiras.

Após a mudança de data, várias pessoas demoraram para se acostumar e outras resistiram. Por causa disso, elas viraram alvo de ridicularização: eram chamadas de "bobos de abril", recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.

No Brasil, o 'Dia da Mentira' surgiu em 1848, no Estado de Pernambuco, onde circulou o jornal periódico chamado 'A Mentira'. Em seu lançamento, a manchete do periódico trazia a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local que não existia.

Fonte de pesquisa: Site Yahoo Noticias <http://br.noticias.yahoo.com/s/080401/48/gjltko.html> acesso em 1° de Abril de 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

Provei o MCFish 🐟