São Pedro de Alcântara: Padroeiro do Brasil?? Mais e Maria Aparecida

Ola,
Eu sempre soube que a padroeira do Brasil é Maria Aparecida, porém agora descobri que o Brasil tem mais um padroeiro.
São Pedro de Alcantara, eleito padroeiro ainda no tempo do imperio.

***
SPedroAlcantara.jpg (27552 bytes)

Todo dia 19/10, é comemorado o dia de São Pedro de Alcântara. O que pouca gente sabe é que ele também é o padroeiro do Brasil.
São Pedro, de origem espanhola, conquistou a família imperial, que no século dezenove pediu ao vaticano o título ao santo.
Ele é o padroeiro do Brasil. Tem festa todos os anos para homenageá-lo em Petrópolis, na região serrana do Rio, mas pouca gente sabe disso.

São Pedro de Alcântara era franciscano. Nasceu na Espanha e em suas pregações pela Europa conquistou os reis de Portugal. No Brasil era o santo de devoção da família imperial.
Foi Dom Pedro Primeiro, no século 19, quem solicitou ao vaticano que São Pedro de Alcântara fosse declarado padroeiro do Brasil. Pedido feito e aceito pelo Papa Leão 12. E que vigora até hoje.
"O Brasil tem essa importância de ter dois padroeiros na realidade. Tem São Pedro de Alcântara que é o padroeiro e Nossa Senhora Aparecida que é a padroeira", fala Jerônymo Ferreira, historiador.
O santo ganhou uma catedral, construída no terreno doado pelo imperador. No local está enterrado Dom Pedro II. Todos os anos milhares de fiéis visitam a igreja. Gente que aprendeu a respeitar o padroeiro.
Com a proclamação da República, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos imperadores e, além disso, mostrava o quanto havia de positiva ligação entre o Império e a religião. Porém, seu nome ainda continuou, por muito anos a ser lembrado nos missais mais tradicionais.

Em nossos dias, somente o nome de Nossa Senhora Aparecida é lembrado na qualidade de padroeira do Brasil, embora até aí se faça sentir a influência republicana, já que não há empenho em se divulgar que a coroa de ouro de N.S. Aparecida foi ofertada pela Princesa Isabel

http://img5.travelblog.org/Photos/4939/221526/f/1840389-Catedral-de-S-o-Pedro-de-Alc-ntara-1.jpg


Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟