Dia do Livro: Os mais lidos do Brasil

http://www.ruadireita.com/info/img/o-melhor-livro-de-sempre.jpg


"
Ainda farei livros onde as crianças possam morar", disse Monteiro Lobato.

O Instituto Ibope Inteligência, a pedido do Instituto Pró-Livro, realizou a pesquisa "Retratos da Leitura do Brasil", para estudar o comportamento, gosto e preferência dos leitores brasileiros.
A Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, feita pelo Instituto Ibope Inteligência a pedido do Instituto Pró-Livro, entre 29 de novembro e 14 de dezembro de 2007, com 5.012 pessoas.

A pesquisa, que pretendia verificar o grau de leitura e o comportamento dos leitores no País, concluiu que 39% dos brasileiros que lêem têm entre 5 e 17 anos, o que, somado aos 14% da faixa etária de 18 a 24 anos, representa mais da metade dos 95,6 milhões que lêem pelo menos uma obra por ano. "A população brasileira está lendo mais do que era imaginado, mas menos do que o necessário. Ainda é preciso muito para o País chegar onde deve em termos de leitura", observa o coordenador da pesquisa,
Galeno Amorim.

Preferida tanto por homens quanto por mulheres, a Bíblia é a obra mais lida por 45% dos entrevistados, pelas pessoas que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental e pelos consultados com mais de 50 anos. Ela também lidera o ranking dos livros mais importantes na vida dos leitores.

"Uma das descobertas mais relevantes da pesquisa é o papel da Bíblia na formação de leitores. Há quase 50 milhões de brasileiros que a lêem e, dos 77 milhões de não-leitores (que não leram uma obra completa nos três meses anteriores à pesquisa), há 4,5 milhões que a consultam. A Igreja também tem um papel muito importante como canal de acesso ao livro nas cidades de pequeno porte do Brasil, onde não há livrarias e bancas de jornal", assegura Amorim. Entre os locais de venda de livros, as igrejas estão em quinto lugar, comercializando 5,9 milhões de exemplares por ano.

 Apárecem na lista clássicos da literatura brasileira, como "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "Iracema" e "Senhora", de José de Alencar; "O Cortiço", de Aluísio Azevedo; e de clássicos internacionais, caso de "Romeu e Julieta", de William Shakespeare. Também há muitos sucessos da literatura infanto-juvenil, entre eles "O Pequeno Príncipe" e "Cinderela". Num País em que 18% da população são analfabetos, segundo dados de 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Porém, enquanto as obras indicadas pelas escolas são responsáveis por 3,4 livros per capita anualmente, o volume de leitura entre os que não as freqüentam cai para 1,3. "A escola é um centro importante na formação de leitores, mas falha na criação do gosto pela leitura nos alunos. Enquanto estão na escola eles lêem mais do que o dobro dos que os que não estudam mais, porém, ao deixá-las, abandonam a
leitura", comenta Amorim.

As mulheres lêem mais do que os homens: 5,3 contra 4,1 livros por ano. Outro dado da pesquisa é que, se 90% das pessoas com mais de 40 anos preferem ler em locais silenciosos, 14% das crianças com menos de 10 anos consultam os livros enquanto vêem televisão, e a maioria dos jovens entre 14 e 17 anos prefere ler ouvindo música.

 Os mais lidos do País


1) Bíblia
2) Código Da Vinci
3) O Segredo
4) Harry Potter
5) Cinderela
6) Chapeuzinho Vermelho
7) Violetas na Janela
8) A Branca de Neve
9) Os Três Porquinhos
10) O Sítio do Pica-pau Amarelo**
11) O Caçador de Pipas
12) Dom Casmurro
13) O Monge e o Executivo
14) A Moreninha
15) Senhora
16) A Bela e a Fera
17) Romeu e Julieta
18) Iracema
19) Peter Pan
20) Bom Dia Espírito Santo
21) A Pequena Sereia
22) O Cortiço
23) O Grande Conflito
24) Pinóquio
25) O Alquimista
26) Pequeno Príncipe
27) O Menino Maluquinho
28) Quem mexeu no Meu Queijo
29) Edir Macedo (Biografia)
30) Pais Brilhantes, Professores Fascinantes




Fonte: Imagem extraida do site Rua Direita

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟