Elizabeth I, rainha da Inglaterra (1533-1603). A ultima governante da dinastia Thudor. Durante seu reinado a Inglaterra tornou-se um potencia mundial. Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, nasce em 07 de Setembro em Greenwich, próximo de Londres. Passa sua infância fora da Corte, em 1544 o parlamento a inclui na linha de sucessão. Estuda língua, musica e dança. Volta à corte após cair nas graças da sexta esposa de Henrique VIII, CatherineParr, na juventude vê-se envolvida por intrigas palacianas. Após a morte de seus meios-irmaõs, Eduardo VI e Mary I, sobe ao trono em 1558. Responsável pelo implantamento definitivo da igreja Anglicana na Inglaterra. Elizabeth desenvolvem o comercio e a industria, incentiva o renascimento das artes e a liberação dos costumes, durante seu reinado a literatura também passa por um grande reflorescimento, surgiram diversos poetas e dramaturgos. Elizabeth jamais casou-se, ficando conhecida como a "Rainha Virgem".
Sua prima Mary Stuart, rainha católica da Escócia, é julgada decaptada após tentativa de tomar o trono inglês, esse fato foi pretexto para desencadear uma "Guerra Santa" entre a católica Espanha e a Inglaterra protestante.
Pouco antes de morrer, no dia 24 de março, no Richmond Palace, Surrey, reconhece o filho de Mary Stuart, Jaime VI da Escócia, como herdeiro do trono inglês, que se torna James I da Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário