A laranja

Nome Científico: Citrus sinensis

Sinonímia: Citrus aurantium ssp. sinensis, Citrus aurantium, Citrus aurantium var. dulcis

Nome Popular: Laranja, laranjeira,

Família: Rutaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Ásia

Ciclo de Vida: Perene

A laranja é uma das frutas mais cultivadas em todo o mundo, produzida pela laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutaceae de porte médio e copa densa, arredondada e perene. Originada na Ásia - provavelmente na China - por volta de 4.000 anos atrás, a laranja foi introduzida no Brasil pelos portugueses na época da colonização, século XVI.

Essencialmente, uma laranja é composta por diversas vesículas de suco protegidas por uma película de cera, a casca. É na casca que estão as substâncias responsáveis pelo aroma e pela cor da fruta. Já a parte comestível é composta por segmentos que possuem vesículas de suco, além de sementes. O suco natural da fruta contém açúcares, ácidos, vitaminas, minerais, pectinas e pigmentos, dentre outros componentes.

Na verdade, o que se chama genericamente de laranja são diferentes variedades das espécies cítricas. Apesar de compartilharem essas características gerais, os tipos de laranja divergem em tamanho, cor, quantidade de açúcares, de sementes, acidez, época de colheita, etc. São mais de 100 variedades de laranjas cultivadas pelo mundo. No Brasil, as mais comuns são as laranjas Bahia, Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Westin e Rubi.

 

Fonte: http://www.citrusbr.com.br/exportadores-citricos/laranja-suco/laranja-e-seus-produtos-192856-1.asp

Comentários