Aventuras Literárias: "Amor de Natal" de Leo Buscaglia


Oi.

Nesta época entre o natal e o fim de ano eu gosto de ler livros que tenham referencias à essas datas. Esse ano o livro que eu escolhi para ler foi o livro “Amor de Natal” do autor ítalo-americano Leo Buscaglia.
Esse livro relata diversas experiências que o autor teve em diversas fases da sua vida, como infância, juventude, na fase adulta. O interessante deste livro é que mostra-nos que o Natal é uma época única do ano e que nossa vida corrida vem substituindo o verdadeiro sentido do natal por coisas materiais, que o autor se refere como "armadilhas de um natal comercializado" (Pag. 74).

Em certo trecho do livro o autor diz que “Nós, seres humanos, temos uma característica estranha e inexplicável; parece que só damos valor às coisas quando surge a possibilidade de perdê-las. Coisas sem importância, que nem sempre merecem nossa atenção, adquirem novo significado. Começamos a ver com mais clareza o modo como às vezes nos perdemos no trivial e insignificante. Perguntando-nos como foi que encontramos tantas coisinhas bobas para nos irritar, ou por que deixamos de parar um instante para sentir a beleza dessa época e o encantamento de dar e receber.
Perguntei-me como é que  nos tornamos insensíveis à qualidade revigorante do ar, à beleza dos enfeites de natal, ao aroma das comidas especiais, à excitação, aos abraços, às risadas, aos beijos. [...].” (Pag. 107)

Ao partilhar suas experiências pessoais o autor deseja que nos recordemos de nossas próprias lembranças de natais passados e recuperar sentimentos de alegria, paz amor e esperança que na verdade é o real sentido dessa festa.

Quem é Leo Buscaglia: Italo-americano, Leo Buscaglia foi professor e escritos, sendo seu principal assunto o “amor”, seu primeiro livro foi publicado em 1972, no ano de 1995 esteve no Brasil, quando proferiu diversas palestras. Faleceu no ano de 1998 de ataque cardíaco.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟