Surdocegueira 😎


Oi,  tudo bem com você?

Toda essa semana eu fiquei fazendo um curso de "Aspectos educacionais da surdocegueira", no IBC - Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.
Agora você deve estar se perguntando: 🤔 "Surdocegueira? Isso existe?"
Sim, a surdocegueira existe, não é algo tão comum, mas acontece.
Dificilmente a pessoa nasce surdocega, geralmente a pessoa já possui uma deficiência, ou seja, a pessoa já é surda ou já é cega, e posteriormente, por diversos motivos, a pessoa passa a ter a outra deficiência. 
Não sei se você sabe o que é deficiência múltipla, se sabe ou não, vou falar assim mesmo, deficiência múltipla é quando a pessoa tem duas deficiências ao mesmo tempo, por exemplo: surdo e paraplégico, cego e autista. Muitas pessoas pensam que a surdocegueira seja uma deficiência múltipla, na verdade não, a pessoa surdocega não possui mais de uma deficiência, e sim uma única deficiência.
Os surdoscegos podem ser classificados em dois grupos:
I - Congênitos: a pessoa já nasce surdocega.
II - Adquiridos: a pessoa já possui uma deficiência e adquiri a segunda deficiência em algum período da vida.
Parece uma diferença simples, mas faz toda a diferença, principalmente na forma de estabelecer uma comunicação com essa pessoa, sua forma de interagir e perceber o mundo, além de interferir na sua autonomia e mobilidade.
As formas de comunicação podem ser as mais diversas
👉🏾 Tadoma (esse é muito raro, a pessoa surdocega com a mão na mandíbula da pessoa que está falando consegue identificar o que o outro fala por meio da vibração produzida) 
👉🏾 Braille Tátil (A pessoa que se comunica com o surdocega escreve em Braille [geralmente, podendo ocorrer em outras partes do corpo] nas falanges dos dedos indicador e médio do surdocego, como se fossem um cela braille) 
👉🏾 LIBRAS tátil (Enquanto o intérprete de libras faz os sinais em Libras, a pessoa surdocega pousa suas mãos sobre a mão do intérprete, reconhecendo assim os sinais da Libras) 
👉🏾 Libras aproximada (O intérprete de libras a interpretação bem próximo do rosto do surdocego, isso para pessoas que ainda conseguem enxergar um pouquinho) 
👉🏾 Fala ampliada (O guia fala bem próximo do ouvido do surdocego, isso para pessoas que conseguem ouvir um pouco) 
Dificilmente um surdocego irá usar todas essas formas de comunicação, com o convívio, é escolhido a forma de comunicação que mais se adeque a pessoa. 

Acho que depois de tudo que falei, ninguém pode dizer que eu não aprendi nada nesse curso. Kkkkk
Esse curso foi muito legal, aprendi muita coisa nova, pessoas novas, de diversos estados do país, com vivências e experiências diferentes. Ah! Uma curiosidade é que aquelas bengalas usadas pelos cegos, quando for branca e vermelha, é reconhecida mundialmente, como o símbolo da surdocegueira.


Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟