Pé no Mundo: Balneário Piçarras e Penha


Oi,  

Esses últimos dias eu fiquei hospedado em Balneário Piçarras, em frente a praia, e fui também em uma praia na cidade de Penha, vou te falar de cada uma delas. 
Uma coisa que eu estou observando aqui em Santa Catarina, pelo menos nas cidades em que fui, as cidades tem um pórtico, eu achei isso tão legal, se pudesse eu iria de cidade em cidade tirando fotos dos pórticos. 📷



Balneário Piçarras 

Pórtico da cidade de Balneário Piçarras 

Pelo que pude perceber, essa cidade gira em torno da praia, nessa época, parece ter muitas pessoas, que são de outras regiões, vêm para esse município para desfrutar da praia. 
Não sei se é assim em todas as praias da cidade, porém, nas praias que fui, haviam muitas ondas, acho que não é muito indicado para crianças.

Praia de Piçarras 

Além das praias um outro ponto turístico conhecido é o Museu Oceanográfico, que é o maior do gênero na América Latina, infelizmente eu não pude ir nesse Museu, mesmo sendo bem perto do local em que estava hospedado, mas na próxima vez que eu retornar a essa cidade, vou nesse Museu, que parece ser muito interessante.

Acesso a praia, margeado de restinga 


Essa cidade está passando por um processo de especulação imobiliária, por isso, podemos ver muitos edifícios de apartamentos sendo construídos próximo da praia. Esse processo ameaça o ecossistema do local, pensando nisso, a prefeitura participa de um programa chamado "Bandeira Azul" esse programa garante a limpeza da água da praia e também a conservação da vegetação da praia, por isso, eles mantém protegida a vegetação da restinga (restinga é a vegetação nativa das praias), e o que me parece é que a população do local também se preocupa em cuidar da vegetação. 





Penha 

Pórtico da cidade de Penha 

Apesar dessa cidade ser mais conhecida por abrigar o Parque do Beto Carreiro, essa cidade também tem muitas praias. Eu fui somente em uma praia da cidade, conhecida como "Bacia da Vovó" é uma praia muito calma, creio que o único problema dessa praia são as rochas, mas é possível aproveitar a praia sem ser incomodado por elas, nessa praia é legal ir com crianças, por causa da calmaria da praia, e também das árvores, que oferecem sombra.

Praia da Bacia da Vovó 

Eu e minha amiga ficamos catando conchas 🐚 nessa praia, nas praias que costumo frequentar, no Rio de Janeiro, parece que não tem mais conchas, acho que isso é por causa do impacto do homem no meio ambiente
Da cidade de Penha, eu comprei esse imã. 👇🏾




Pé no Mundo: Pomerode


Pórtico de Entrada da Cidade. 

Oi, 
Ontem fui na cidade de Pomerode. Nem acredito que fui, tem diversas cidades que eu me interesso em ir, e Pomerode é uma delas. 
Pomerode tem esse nome por que foi colonizada por pessoas vindas da Pomerânia, essa região hoje faz parte da Alemanha e Polônia, e a cultura alemã é bem presente nessa cidade, por isso eles tem o orgulho de dizer que "Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil". 

Construção em estilo enxaimel. 

Sabe aquelas casinhas alemãs bonitinhas? o nome daquele estilo de construção é enxaimel, nessa cidade tem muitas construções nesse estilo, e as novas construções seguem esse modelo de construção. A cidade é muito bonita, verdadeiramente você se sente caminhando pelas ruas de uma cidadezinha alemã.

Rua no Centro de Pomerode 

Uma coisa que eu achei muito legal nas cidades dessa região é a limpeza e organização da cidade, mas em Pomerode parece ser mais limpa e organizada que as demais, a cidade tem muitos jardins bem cuidados e floridos.



Infelizmente, o Museu Pomerano estava fechado, e não pude conhecer muito da cidade, por que cheguei no meio da tarde, e as lojas costumam fechar cedo. Se tiver oportunidade de ir novamente nessa cidade, pretendo chegar mais cedo, para poder conhecer melhor os atrativos da cidade. 



No ano passado eu fui na casa de uma amiga, e em cada lugar que ela vai, ela compra um imã de geladeira do local, gostei da ideia e comecei a fazer o mesmo, de Pomerode, eu comprei esse imã. 👇🏾



Pé no Mundo: Parque Malwee






Oi,

Desde que cheguei aqui em Jaraguá do Sul, as pessoas falam muito do Parque Malwee, esse parque, que pertence a empresa Malwee, foi idealizado e criado pelo fundador da indústria Malwee.
O parque é distante do centro da cidade, creio que seja possível chegar até o local de bicicleta, eu fui de Uber, e não paguei um valor tão caro pela distância percorrida.


O local tem uma imensa lagoa, muitas árvores, animais, minha amiga disse que tem até esquilos 🐿🥰, trilhas, área de futebol e dois museus.
Infelizmente, quando cheguei lá, já estava no fim da tarde, e não deu para conhecer todo o parque, mas dei uma volta na lagoa.
Pelo que pude perceber, as pessoas da cidade gostam muito de fazer caminhada, passear, andar de bicicleta e fazer Piquenique nesse parque. É um espaço ideal para levar os amigos e a família, lá tem entretenimento para todas as faixas etárias.



Na próxima vez que vier nessa cidade, pretendo chegar bem cedinho no Parque Malwee, para poder aproveitar muito e conhecer todo o parque.


Quase me esqueci de te avisar, eu fiz uma postagem no CPA, falando sobre juventude, passa lá!




Pé no Mundo: Jaraguá do Sul




Oi,

Essa semana uma amiga minha, que está morando na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, vai fazer aniversário, por isso eu e uma outra amiga viemos visitar ela, para comemorarmos juntos o aniversário dela.
Eu estou gostando muito de conhecer uma cidade do Sul do país. Quando dou aula de geografia e explico os climas do Brasil, sem vivenciar, fica difícil explicar para os alunos, mas, creio que vivenciando, fica mais fácil de explicar, por que além de explicar as características do clima, eu gosto de explicar como ele afeta a pessoa.
Aff! Até de férias e viajando eu penso em trabalho.
Essa cidade fica no nordeste do estado de Santa Catarina, a cidade tem diversas indústrias,  como Weg, Malwee e outras e mesmo assim a cidade ainda tem aquele clima, que eu adoro, de cidade pequena.
No período em que estivermos aqui, vamos tentar conhecer a cidade e também algumas cidades vizinhas, como Pomerode e Balneário Camboriú.
Chegar aqui não é difícil, eu embarquei em um voo, do Rio para Curitiba, no aeroporto de Curitiba eu peguei um ônibus da empresa catarinense, que passa no aeroporto, com destino a Blumenau, esse ônibus passa por Jaraguá do Sul. Me indicaram comprar a passagem do ônibus pela Internet, com antecedência, por que, geralmente esse ônibus sai cheio da rodovia e há a possibilidade de que você não consiga lugar, se tentar embarcar nele no aeroporto.
Durante essa semana, vou me empenhar para fazer postagens diárias, falando sobre a cidade. Espero que você goste e que venha também conhecer essa cidade.


Utilidade Pública - Feriados de 2020


Feliz ano novo! 🎉

Logo depois que começa o ano, eu gosto de pegar o calendário do novo ano e ver o dia da semana em que será meu aniversário e os feriados. 
O ano de 2019 foi um ano péssimo para os brasileiros, quase todos os feriados caíram nos finais de semana. Mas em, 2020 daremos a volta por cima 🙌🏾, haverá muitos feriados prolongados, e dependendo do estado e município em que você more, pode ter mais feriados ainda, perfeito para fazer aquela viajem ou passear com a família e amigos, eu quero aproveitar muito esses feriadões. 




  • Carnaval - 25 de fevereiro (terça) 
  • Sexta-feira da paixão - 10 de abril (sexta) 
  • Tiradentes - 21 de abril (terça)
  • Dia do Trabalho - 1º de maio (sexta) 
  • Corpus Christi - 11 de junho (quinta) 
  • Dia da Independência - 7 de setembro (segunda) 
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro (segunda) 
  • Finados - 2 de novembro (segunda) 
  • Natal - 25 de dezembro (sexta) 


Eu sei que tem pessoas que criticam o excesso de feriados no Brasil, dizem que isso prejudica a economia, e isso é uma mentira. Verdadeiramente as indústrias e o comércio das grandes cidades são prejudicados pelos feriados, mas os feriados movimentam a economia das cidades e locais que tem no turismo sua principal fonte de renda, então tira essas paranoias da cabeça e vai curtir os feriados. 


Provei o MCFish 🐟