Quarentena: O excesso de informação pode fazer mal... e está fazendo



Oi, como está sendo a sua quarentena. Tem feito o que?

Eu estou tentando usar esse tempo, para estudar, ler, deveria também ter arrumado meu quarto, mas estou com muita preguiça de fazer isso, e também tem sido bom passar tempo com minha mãe, a nossa rotina corrida faz com que quase não tenhamos tempo para conversar, e uma das coisas boas é isso.
A gente vive em uma sociedade da informação, então, a gente tem muita informação disponível, essa informação chega até a gente por diversos meios, celular, televisão, rádio, e com o avanço da tecnologia, a informação chega quase em tempo real.
Eu adoro me manter informado, gosto de assistir telejornais, ouvir estações de rádio que só passem noticias, como CBN e Band News, e quando me interesso por algo, ainda faço uma busca em diversos sites, para saber sobre aquele determinado assunto por diversos pontos de vista. Mas isso as vezes pode ser maléfico.
Nesse tempo em que minha mãe tem ficado em casa, ela passou a assistir muito telejornal, saia de um e ia para outro, algumas emissoras, estão falando quase que exclusivamente sobre a pandemia do Coronavírus, não se fala sobre outra coisa. Minha mãe me disse que estava se sentindo muito mal depois de ouvir tanta noticia sobre esse mesmo assunto, que estava se sentido meio que "em Pânico", e se sentia até mesmo doente, além de demorar para dormir e quando dormia, tinha pesadelos. 
Aquele excesso de informação estava a fazendo mal, eu disse pra ela que ela deveria escolher um único telejornal para ver no dia, para se manter informada, e não ver mais nada sobre o assunto, nem pelo celular, nem por outro meio, e ela fez isso. Depois que ela seguiu minhas recomendações, ela relatou que passou a se sentir bem melhor.
As vezes a gente entra nessa necessidade descabida de buscar mais e mais informação sobre algum determinado assunto, e isso pode fazer muito mal para a gente, se você estiver assim, sai dessa. Eu adoro viver nessa sociedade da informação, mas esse excesso de informação, acaba por criar pessoas que leem qualquer coisa, acreditam em qualquer coisa, propicia o surgimento de fakenews e o pior de tudo, pode adoecer pessoas.
Eu sei que é importante nos manter informados, mas não permita que a sua vida orbite entorno desse assunto.


Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟