Cortei do meu cardapio...

Ola,

Hoje encontrei essa matéria na Internet e achei muito interessante.

Sei que na época em que estamos todos falam de Natal e coisas do género, mas achei importante postar antes do natal para que possamos evitar o refrigerante durante a ceia natalina, pois natal e reveilon é assim todo lugar que você vai te oferecem um copo de refrigerante.

Fiquei impressionado ao ver como pode um ingénuo refrigerante fazer tão mal para quem o toma.

Vou tentar diminuir ou até mesmo parar de toma-lo, o melhor acho que seria subtitu-lo por sucos naturais.


***



Primeiros 10 minutos: 10 colheres-de-chá de açúcar batem no seu corpo, o que significa: 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.

Passados 20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para esse momento em particular.)

Passados 40 minutos: a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

Passados 45 minutos: o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como a heroína.)

Passados 50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

Passados 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa, você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas que farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes. Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece!
Fonte de Pesquisa: extraido do portal JA online, disponivel em <http://www.ja-online.net/noticias1.asp?Contador=227>, acesso em 18 de Dezembro de 2008.

Comentários