Enfim chegou o verão


Ola!
Chegou o Photobucket verão, a estação mas divertida Photobucket do ano.
No verão as pessoas usam roupas coloridas, o sol brilha constantemente.
Mas essa estação requer cuidados alimentares.

***

Durante o verão, aumenta-se a freqüência de doenças veiculadas por alimentos (DVA), por ser a estação das férias escolares, viagens e o hábito de comer fora de casa, o que permite a ingestão de alimentos bastante variados no que diz respeito à presença de condimentos, teor de gordura, fritura, colesterol e açúcares.

É importante salientar que os alimentos expostos, quase sempre, estão em temperaturas inadequadas para a conservação dos mesmos, permitindo o crescimento de bactérias, já que são excelentes meios de cultura, que podem causar diarréia, náuseas, vômitos e até situações mais graves que comprometem a saúde do consumidor.

Alimentação Balanceada

Uma alimentação balanceada precisa ter todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais, fibras e líquidos e devem ser observados os seguintes princípios:

1. Por segurança, ao ingerir alimentos fora de casa, observar a higiene do local, dos utensílios , do alimento e do vendedor;
2. Observe as características próprias de cada alimento como: cor, sabor, consistência, volume, temperatura, etc. Na dúvida, não consuma.
3. Ingerir frutas e vegetais de cores variadas, para fornecer todas as vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis para o corpo.
4. Fracionar a quantidade de alimentos em 4 ou 6 refeições durante o dia. Evitar longos períodos em jejum.
5. Combinar a mudança do hábito alimentar com início de atividade física é motivador para auto estima e melhoria da qualidade de vida.
6. Adquirir alimentos conforme sua produção anual são mais nutritivos e mais baratos.
7. Beber água filtrada entre as refeições.
8. Evitar o consumo diário de enlatados, embutidos e industrializados. Reduzir o consumo de sal e açúcar refinado.
9. Evitar dietas milagrosas. O ganho de peso após essas dietas ocorre na mesma rapidez com que aconteceu a perda de peso. Comer com moderação um pouco de todos os alimentos.
10. Seja curioso, procure saber sobre a composição do alimento através do rótulo. Faça contato com o "Serviço de Atendimento ao Cliente" do fabricante.
11. Tenha prazer ao preparar sua refeição. Lave, higienize, misture os ingredientes aproveitando-os na sua totalidade, seguramente o resultado será positivo. Teste novas receitas e combinações de alimentos.

Fonte de Pesquisa: extraido do Portal do Hospitalmportugues da Bahia, disponivel em <http://www.hportugues.com.br/saude/cuidados/verao/DocImageBig.2004-01-30.0453>, acesso em 22 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟