A história dos Selos


Ola,
Não sei se ja contei para vocês mas eu coleciono selos, e ontem eu adquiri uma coleção de selos com mas de 300 peças de diversar partes do mundo.
Gosto de coleciona-los pois assim eu conheço um pouco da cultura de vários países.
Postei abaixo a história de como surgiu os selos, quem sabe você também não se interessa por essa área do colecionismo.




***




O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro.
Os primeiros selos do mundo têm como figuração a efígie (como a da Rainha Vitória, no Penny Black), o brasão ou a cifra.





O Brasil lançou seu primeiro selo em 1843 - a famosa série "Olho-de-boi" - e foi o segundo país do mundo a emitir selos. Seguiram-se os selos conhecidos como "Inclinados" (1844), "Olhos-de-cabra" (1850) e os "Olhos-de-gato" (1854).

Na Filatelia Brasileira merecem destaque, o primeiro selo do mundo com legendas em "Braille", emitido em 1974, e o segundo selo do mundo com imagens tridimensionais (holográfico), lançado em 1989.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟