Curiosidades sobre o Vinagre

Ola,
Quem não gosta de um prato de salada bem temperado?
Eu sou simplesmente maniaco por salada. Antigamente eu costumava tempera-la com azeite e vinagre, porém uma vez ouvi dizer que esses dois ingredientes juntos fermentam no estomago, portanto devemos optar por um ou outro. Eu tenho uma predileção pelo azeite, porém algumas vezes tempero-a com vinagre.
***


A palavra vinagre vem do idioma francês vinaigre que significa vinho azedo. o vinagre é um produto obtido a partir de duas fermentações, sendo a primeira, uma fermentação alcóolica seguida por uma fermentação acética.Na fermentação alcóolica ocorre a transformação de açúcar em álcool e posteriormente, na fermentação acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético formando assim o Vinagre.

Portanto qualquer matéria - prima que contenha açúcar pode ser utilizada para fabricação do vinagre como por exemplo, uva, maçã, arroz, cana-de-açúcar, beterraba, batata e a cevada.

No Brasil predomina a produção do Vinagre utilizando-se o álcool da cana-de-açúcar e do vinho obtido da uva. Nas indústrias é mais comum se adquirir o vinho e o álcool prontos dispensando-se assim, a primeira etapa da produção: a fermentação alcóolica. O processo de produção consiste então em fazer a fermentação acética utilizando-se bactérias específicas: acetobacteres.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟