Incendio no Museu Nacional: 200 anos de história destruído pelo fogo do descaso





A destruição de um museu, mesmo parcial, é sempre uma perda gigantesca para a cultura.
[...] 
Um museu nasce da missão de reconhecer e preservar a raridade de algum aspecto da cultura. Por isso, todo museu é único. Um museu sempre requer cuidados em dobro. Independentemente de suas causas, esse incêndio nos serve de alerta para que tenhamos um cuidado cada vez maior com nosso patrimônio.



Quem lê esse trecho, extraído do site do Ministério da Cultura, pode até pensar que se trata do incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, entretanto o texto se refere ao incêndio no Museu da Língua Portuguesa, ocorrido em 2015,em São Paulo. 
Podemos ver que a promessa de "cuidar de nosso patrimônio" não se torna realidade. 
Já não é de hoje que o Museu Nacional vinha clamando por socorro, devido ao descaso. Isso ficou evidente quando diversas vezes esse mesmo Museu se viu obrigado a fechar suas portas por falta de verbas. 
Eu tenho acompanhado os debates entre os candidatos à presidência da República, e não vi tratarem da cultura e muito pouco sobre educação, isso é reflexo do descaso não só dos presidenciáveis, como também da população, no que tange a esse assunto, resultado disso, são noticias como essas. 
Pelo que pude ver, nos noticiários, devido a intensidade das chamas, pouca coisa restará, quanto de nosso patrimônio e nossa hisatória terá que ser perdido, para que Estado e sociedade venham dar a devida atenção ao patrimônio histórico/Cultural? 
Eu pretendo ir em alguma das manifestações que acontecerá pela perda do Museu Nacional, mas, infelizmente, a população só se deu conta e só decidiu se manifestar quanto a isso, agora que já é tarde, o correto seria que essas manifestações ocorressem quando o museu estava inteiro. Quando ocorrerá a próxima manifestação? Quando outro Museu for destruído pelas chamas? 




Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟