Extraordinário


Oi,

Acabei de ler o livro Extraordinário, da escritora R. J. Palacio,  como eu já disse a você, esse livro inspirou um filme que tem esse mesmo nome, definitivamente leia o livro e esqueça do filme, tradicionalmente os livros superam os filmes e esse não foge a regra.
O livro conta a história do August Pulman, o apelido dele é  Auggie, ele é um menino de 10 anos, que acaba de iniciar o quinto ano, mas até então ele estudava em casa, com a mãe dele, o que é normal nos Estados Unidos, isso por que ele passou por diversas cirurgias e também por que ele tem uma doença rara chamada disostose mandibulofacial,  essa doença genética faz com que o rosto da pessoa seja deformado.
Quando o Auggie chega na escola, ele passa a enfrentar olhares assustados e até mesmo bullying, o que faz com que sua estadia na escola seja muito difícil, mesmo assim surgem pessoas que se tornam melhores amigos do personagem principal.
Isso me faz recordar um trecho do livro, que está na parte cinco, escrito pelo personagem Justin, quando ele diz:

[...] não, não é tudo um acaso. se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. e o universo não faz isso. ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. como com pais que amam cegamente. e uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. e um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. e até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. o universo cuida de todos os seus pássaros.

Uma das coisas que mais gostei no livro, é que conta a história de diversos pontos de vista, como da Olivia (irmã mais velha do Auggie), Summer (amiga do Auggie), Jack (amigo do Auggie), Justin (namorado da Olivia) e Miranda (amiga[?] da Olivia) e pela escrita você nota que são pessoas diferentes escrevendo.
Outra coisa que também gostei bastante é que esse livro é repleto de referências da cultura pop, tipo Star Wars o August é viciado e fala muito sobre isso, músicas e filmes que a gente conhece, isso acaba criando uma identificação entre os personagens e o leitor.
Na capa do livro diz que ele foi um dos Bests Sellers do New York Times, e esse livro faz jus a ter ocupado esse posto.  Por algumas vezes, me peguei com os olhos cheios de lágrimas durante a leitura, apesar que não é um livro sentimental, se trata de um livro muito sensível.
Depois que eu vi Os treze porquês e não pretendo tornar a ver outra vez, e li esse livro, certamente me tornei uma pessoa mais empática, passei refletir mais sobre como o outro se sente.

Agora que você já terminou de ler essa postagem, passa la no CPA, e vê a reflexão que eu fiz sobre os últimos acontecimentos.





Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟