Ilhas de Martim Vaz

Olá!


Ontem eu comentei sobre a Ilha da Trindade, hoje quero falar-lhes sobre a Ilha de Martins Vaz, Esta ilha se encontra proxima a Ilha da Trindade e por esse motivo muitos as chaman de Arquipelago de Trndade e Martins Vaz.


Assim como a Ilha da Trindade essa pequena ilha tambem pertence ao estado do Espirito Santo.


Muitos navegadores consideram-nas como um paredão rochoso no meio do Atlântico.


Elas são totalmente desabitadas.





***





É um conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martim Vaz, com 975 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com 65 metros, e a Ilha do Sul, com 122) e vários rochedos menores, como o Rochedo Agulha, espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (30 hectares).
As ilhas ficam localizadas a 1.124 Km da Ponta da Baleia, no sul da Bahia próximo a Caravelas (ponto mais próximo no continente), sendo portanto um dos locais mais remotos e isolados do território brasileiro.
A vegetação é predominantemente rasteira, com a presença de raros arbustos no topo, que são impiedosamente açoitados pelo vento. A fauna é formada apenas por caranguejos, aranhas endêmicas e centenas de aves migratórias.
Como lajes e alto-fundos cercam as ilhas, revelando um campo minado nem sempre emerso, desconhecidos e pouco registrados nas cartas náuticas, a área é naufrágio a vista para embarcações desavisadas de qualquer porte. A única maneira menos arriscada de desembarque é de helicóptero, por ser literalmente vertical e plana em cima, como um chapadão (surgem abruptamente do mar).



História de Martim Vaz


Descoberta em 1512 por João da Nova, foram visitadas em 1514 por Juan de la Cosa, que denominou a ilha principal de Santa Maria Esmeralda. Em 1768, o francês La Pérouse tentou subir as rochas, mas dois de seus marinheiros acabaram morrendo na tentativa. Em homenagem aos mortos, denominou as ilhas do grupo como Martim Vaz. Em 1951, a Marinha do Brasil quis tomar formalmente posse das ilhas, e uma guarnição militar tentou hastear a bandeira na ilha principal, contudo a embarcação naufragou ao bater de frente com um rochedo e 12 marinheiros perderam suas vidas.
Em 1960 uma expedição científica inglesa com o navio HMS Owen achou uma enseada segura e conseguiu explorar a ilha maior. A primeira aterrissagem na Ilhota do Sul foi feita em 1962 por uma equipe militar a bordo de um helicóptero. Mais recentemente, em 2007, houve outros pousos por helicóptero da Aviação Naval para a substituição da Bandeira Nacional lá hasteada.
O pesquisador Everisto Pena Scorza encontrou nas ilhas algumas provas de um mineral extremamente raro, a hauynita, apenas encontrado em tempos antigos na China e na Eslováquia.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟