3 papas que já renunciaram ao pontificado
O mundo inteiro está antenado na renúncia de Bento XVI ao cargo de Papa. As consequências deste ato ainda serão sentidas em curto, médio ou longo prazo. Antes de Bento XVI, vários já deixaram o cargo antecipadamente, por terem renunciado, ou por terem sido assassinados de alguma forma.
Ao declarar sua renúncia, Bento XVI quebrou um jejum de 600 anos desde a última renúncia papal.
A renúncia do papa é possibilitada no cânon 332 §2 do Código de Direito Canônico e no cânon 44 §2 do Código de Direito Canônico das Igrejas Orientais. As únicas condições para a validade da renúncia são de que sejam realizadas livremente e manifestadas adequadamente.
Os historiadores divergem do número de Papas que já renunciaram, havendo unanimidade em apenas três casos. Vamos conferir, então, 3 Papas que já renunciaram ao pontificado.
1- Ponciano
Ponciano foi papa de 21 de julho de 230 a 29 de setembro de 235. Durante o seu pontificado, ordenou o canto dos salmos nas igrejas, prescreveu o "Confiteor" antes da missa e introduziu a saudação Dominus vobiscum (o Senhor esteja convosco). Ponciano e outros líderes da igreja, entre eles Hipólito, foram exilados pelo imperador Maximino Trácio para a Sardenha. É desconhecido quanto tempo ele viveu exilado, mas sabe-se que ele morreu de esgotamento, graças ao tratamento desumano nas minas da Sardenha, onde trabalhava.
Por que renunciou: renunciou ao papado no dia 25 ou 28 de Setembro de 235, para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, sendo eleito o Papa Antero.
2- Celestino V
Celestino V, proveniente da ordem beneditina, foi papa durante alguns meses do ano 1294. Ele era conhecido também como Pedro de Morrone, pois foi viver no sopé do morro do mesmo nome, onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas. Sua escolha como papa foi política, por pressão de Carlos II, rei de Nápoles. Com temperamento para a vida contemplativa e não para a de governança, o erro de estratégia logo foi percebido pelos cardeais. Pedro Celestino exerceu o papado durante um período cheio de intrigas, crises e momentos difíceis.
Por que renunciou: reconhecendo-se deslocado, e não sentindo apto para o cargo, renunciou em 13 de dezembro de 1294. Foi sucedido pelo Papa Bonifácio VIII.
3- Gregório XII
Gregório XII foi papa de 19 de dezembro de 1406 a 14 de julho de 1415. Quando se tornou sumo pontíficie, já tinha mais de oitenta anos de idade. Fisicamente muito magro e alto, assumiu o espírito conciliatório com relação aos problemas da Igreja Católica, em especial o chamado Cisma do Ocidente, que dividia a sede do papado entre Roma, Pisa e Avignon (França). Apesar da Igreja reconhecer somente o papa de Roma, havia ainda dois antipapas (papas não oficiais) nas outras duas cidades. Durante o seu pontificado, instituiu a hóstia como único elemento da Eucaristia, abolindo o pão e restringindo o vinho somente ao sacerdote.
Por que renunciou: renunciou ao papado no dia 14 de julho de 1415 para tentar pôr fim ao cisma do ocidente. Com seu sucessor, Martinho V, o cisma chegou ao fim.
Renuncia do Papa e os "profetas de ocasião".
"O papa Bento 16 anunciou, nesta segunda-feira, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28. Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415. O papa disse em um comunicado que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade..."
Assim começou o artigo da folha de São Paulo para noticiar o que em breve será veiculado em todos os meios de comunicação e será assunto da maioria das pessoas no trabalho, em casa e nas universidades.
Quando um líder religioso mundial morre, causa comoção, pranto e deixa saudades em seus seguidores e fiéis. Mas quando há uma renúncia as reações são diferentes e só as conheceremos em sua totalidade com o passar dos dias e das semanas.
Seja como for, acho importante, ressaltar e mesmo advertir as pessoas sinceras, e verdadeiros cristãos que se abstenham da tentação de trazer esse fato ao campo da escatologia de maneira especulativa.
Um fato como esse, faz os "Profetas do Armagedom" saírem por aí com suas "novas" interpretações proféticas disseminando falso reavivamento.
Neste momento sejamos sóbrios, ouvindo mais e falando menos. Deixemos que os fatos futuros expliquem melhor o que por hora vemos.
CupCake: A nova moda!
Cupcake ou Fairy Cake são bolinhos feitos em porções individuais, usualmente em forminhas de papel. Podem ter os mais variados sabores, recheios e cobertura, que dão um charme especial ao bolinho. Os cupcakes são práticos e uma excelente alternativa aos bolos tradicionais, além de combinarem com ocasiões especiais como aniversários, chás de bebês e festas.
O nome Cupcake surgiu porque todos os ingredientes da receita eram medidos por xícaras (cups), uma inovação para o século XIX, já que até então as receitas utilizavam os pesos dos ingredientes como padrão. Esta nova medida permitiu uma maior facilidade às donas de casa. Já o nome "fairy cake" (bolo das fadas) se deve ao seu tamanho pequeno. Os bolinhos nasceram mesmo no Reino Unido e acredita-se que chegaram aos USA em meados do século XIX.
- 1 colher (sopa) de baunilha - 12ml
- 1 colher (sopa) de fermento em pó - 12g
- 220ml de leite
- 4 ovos
- 350 gramas de açúcar refinado
- 220 gramas de margarina sem sal em temperatura ambiente
- 350 gramas de farinha de trigo peneirada
- 2 gramas de sal
- Na tigela da batedeira coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado.
- Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata.
- Em outra tigela, adicione a baunilha no leite e reserve.
- Em outra tigela coloque a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal misture.
- Adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente.
- Adicione o restante da farinha e do leite.
- Mexa levemente e a massa estará pronta.
- Quando a massa ficar homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
- Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno.
Carácteres Especiais: Como fazer ♥ ♫ ♪
Alt + 2= ☻
Alt + 3= ♥
Alt + 4= ♦
Alt + 5= ♣
Alt + 6= ♠
Alt + 7= •
Alt + 8= ◘
Alt + 9= ○
Alt + 10= ◙
Alt + 11= ♂
Alt + 12= ♀
Alt + 13= ♪
Alt + 14= ♫
Alt + 15= ☼
Alt + 16= ►
Alt + 17= ◄
Alt + 18= ↕
Alt + 19= ‼
Alt + 20= ¶
Alt + 21= §
Alt + 22= ▬
Alt + 23= ý
Alt + 24= ↑
Alt + 25= ↓
Alt + 26= →
Alt + 27= ←
Alt + 28= ∟
Alt + 29= ↔
Alt + 30= ▲
Alt + 31= ▼
Coisas pouco importantes e que poucos sabem...
-
A Primeira Guerra Mundial começou em 1914 e terminou em 1918, tem mais de 100 anos que essa guerra acabou, as vezes a gente pode acreditar...
-
Oi, No centro da Cidade em que eu moro há uma estatua que foi fundida no tempo do Imperio. Porem poucas pessoas sabem da sua historia e impo...
-
São João de Meriti é um município brasileiro situado no estado do Rio de Janeiro . O município possui área de 34,83Km2 e uma população esti...