Minhas técnicas para aprender espanhol... e porque eu não aprendo inglês.

Hola mis amigos,

Muitas pessoas perguntam:
 - Como você aprendeu espanhol? 
 - Como você consegue falar espanhol tão bem? 
Se você me acompanha, há muito tempo deve lembrar, quando eu disse que iniciaria o curso de espanhol.
Meu principal objetivo de fazer o curso de espanhol é que um dia no futuro, espero que não seja um futuro distante, eu pretendo fazer a prova para diplomata, e esse cargo exige além do espanhol, o inglês e o francês.

A princípio eu ia fazer inglês, mas, o local que eu ia fazer o curso era muito simples e cobravam um valor muito baixo, por isso eu achei que eles poderiam não ensinar direito, como o inglês é uma língua muito importante a nível mundial, e é o idioma mais cobrado na prova de diplomata, eu decidi iniciar pelo curso de espanhol, isso por que eu pensava que era mais fácil, nos meus planos, quando eu terminasse a faculdade e recebesse muito bem, esse dia ainda não chegou, eu pagaria o curso de inglês em uma instituição de ponta.

No início do curso, eu tinha muita dificuldade de aprender palavras em espanhol e de formular frases, na verdade eu odiava a Língua Espanhola, eu tive que tomar algumas atitudes que inserissem o idioma no meu cotidiano.

1ª Lição da Escola Bíblica, em espanhol, adquirida por mim

Na igreja que eu costumo frequentar tem a lição da escola bíblica, que é a mesma em todo o mundo, então, eu passei a utilizar a lição da escola bíblica em espanhol, essa lição tem estudos para serem lidos diariamente, então eu seria "obrigado" a ler pelo menos um texto em espanhol todos os dias. Para auxiliar meus estudos, eu comprei também uma Bíblia em espanhol, e sempre a lia, quer seja em casa, quer seja na igreja.

Dicionários em Espanhol

Como eu não sabia muitas palavras, eu comprei dois dicionários, um português-espanhol e espanhol-português e outro espanhol - espanhol, e comecei a usar mais este dicionário, do que aquele.
Comecei a ouvir músicas em espanhol,  assim eu conheci cantores como Jorge Drexler, Calle 13, além de ouvir também músicas de cantores brasileiros em espanhol, como: Xuxa, Alexandre Pires, Rafaela Pinho, e eu descobri que o quarteto Arautos do Rei, eu sou muito fã deles, tem diversas músicas em espanhol, inclusive alguns CDs neste idioma.

Gibis da Turma da Mônica em Espanhol

Fiz assinatura da Revista da Turma da Mônica em espanhol, todo mundo sabe que eu sou fã dessa turminha desde que eu era criancinha.
Quando havia a opção, nos DVDs, eu colocava o filme com áudio e legenda em espanhol, depois via novamente sem a legenda, somente o áudio em espanhol.
Comecei a ler livros, sites de notícias tudo em espanhol. Sempre que tenho oportunidade de conversar com alguém de um país de fala espana, eu deixo a timidez de lado e vou falar com a pessoa.
Pouco a pouco eu a minha compreensão do idioma foi aumentando e eu fui gostando cada vez mais do espanhol, hoje eu adoro esse idioma.

Livros em Espanhol

Quando estava lendo, em uma revista, algumas técnicas para aprender algum idioma, dizia que devemos fazer uma imersão no idioma, isso é trazer o idioma para o seu cotidiano, sem eu saber, eu fiz isso, eu fiquei imerso no espanhol, tudo a minha volta tinha espanhol, com isso, o idioma se tornou algo comum para mim, enquanto que as aulas de espanhol se tornaram nada mais que um complemento do que eu vivia.

Agora que eu sei as técnicas, você pode estar pensando: Já que o Fabiano quer aprender inglês, ele deve estar usando essa mesma tática para o inglês.
Se você pensou isso, você está errado. Eu não consigo fazer isso no inglês, eu passei a não gostar do inglês. Quando eu estou ouvindo uma música em inglês, eu penso: "eu poderia estar ouvindo uma música em espanhol", quando estou estudando inglês, eu penso: "eu poderia estar estudando espanhol"





E algumas pessoas, enganadamente, acreditam que o espanhol é uma língua mais simples que o inglês, a gente costuma achar isso devido a proximidade do português e do espanhol, isso porque as duas línguas são originária do latim, mas as línguas latinas são conhecidas por terem muitas regras gramaticais, enquanto que o inglês é uma língua muito simples, seus verbos tem pouca flexão, o que facilita bastante seu aprendizado.

Eu já fiz diversos cursos, alguns bem caros, de inglês, eu já possuo livros, gibis, bíblias em inglês, mas agora me falta o desejo de aprender o idioma.


Uma das minhas metas para esse ano é: Estudar Inglês.

Festa estranha, com gente esquisita. 👽

Oi. 

Hoje eu estou muito cansado, fui em uma festa ontem 🍰,  cheguei em casa muito tarde, e já cedo estou indo para o trabalho. Uma das piores coisas é já iniciar o dia cansado. 😪
Lá na festa tinha muita gente 👯‍♀️👯‍♂️, muita comida 🍽️, música 🎼, uma combinação perfeita de tudo que eu gosto.



Uma coisa que me chamou muita atenção na festa, é que tinha uma mulher, ela estava sentada em uma mesa com muitas pessoas, mas ela não conversava com ninguém, ela ficava todo o tempo olhando para o celular e digitando, devia estar no WhatsApp. 📱
Hoje em dia, isso não é estranho para ninguém, pelo contrário, se tornou algo comum. 
Chega a ser contraditório estar no meio de tantas pessoas, e ao mesmo tempo não estar. Temos valorizado cada vez mais o virtual, e deixando de lado o presencial. 
Eu não estou falando que essas tecnologias são ruins, não é isso. Essas tecnologias foram feitas para nos aproximar, para que a comunicação pudesse ser mais rápida, mas acabam nos distanciando. 
Nos ônibus, nas filas, em todo lugar, você não vê pessoas conversando, e sim pessoas no seu mundinho celular.
Acho que é uma completa falta de educação estar no meio de outras pessoas e ficar focado no celular. Isso me lembra o livro que estou lendo, Fahrenheit 451, ele fala de um futuro em que a humanidade está tão focada na tecnologia que ficou abitolada. 
Eu adoro ficar de papo no WhatsApp, mas prefiro estar na presença dos meus amigos. 

Provei o MCFish 🐟