A viagem de D Pedro a Minas Gerais, em 1822
Começou o Outono 🍁
No domingo, dia 20 de março, terminou o verão e começou o Outono, esta estação do ano vai até o dia 21 de junho, quando terá início o inverno.
A maior parte do Brasil tem o clima tropical, eu vou te falar uma verdade que você terá que ser forte para escutar... a verdade verdadeira é que nas regiões de clima tropical, não existem quatro estações e sim duas, a estação das chuvas (no verão) e a estação da seca (no inverno), o outono, e também a primavera, são estações de transição entre a estação da seca e da chuva, então encontraremos características das duas estações principais nesse período de transição.
No outono as chuvas e o calor vão diminuindo aos poucos, e vão dar lugar a um clima cada vez mais seco e frio, preparando o espaço para o inverno.
Na Região Sul, por ter um clima subtropical, lá sim tem aquelas características de outono que a gente vê nos filmes, em que as folhas ficam amareladas e caem 🍁. Que inveja da Região Sul.
Outra característica comum do outono é que tem muito vento e nevoeiro (ou neblina) e na Região Sul costuma ter geada, e muitas frutas frutificam nessa estação, por isso aqui no Brasil o Outono é conhecido como a estação das frutas.
Me diz como costuma ser o outono aí na região em que você vive?
Como a Alemanha se tornou tão dependente do Gás Russo?
A gente tem uma péssima mania de acreditar que tudo sempre foi como está atualmente, e que tudo será eternamente como está, na verdade, tudo está em constante mudança, o filósofo grego Heraclito dizia “Nada é permanente, exceto a mudança.”
A Europa demorou a tomar uma atitude contra a Rússia, justamente por este país ser o seu principal fornecedor de gás natural, e havia o receio de que por ordem de Putin, parasse de ser enviado gás para os países europeus.
Caso você acredite que a Alemanha sempre foi dependente do Gás Russo, saiba que não foi sempre assim. No passado, a principal fonte de energia da Alemanha era a Energia Nuclear. Eu vou te explicar como aconteceu essa mudança.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida entre dois países, a Alemanha Ocidental, capitalista e controlada pelos Estados Unidos, e a Alemanha Oriental, socialista e controlada pela União Soviética, esses dois países viviam quase em clima de guerra, e se tivesse uma guerra entre esses dois países seria um conflito nuclear, que poderia destruir o mundo. A Alemanha foi a representação clara do que foi a Guerra Fria.
Em abril de 1986, houve o desastre de Chernobil, em que uma usina nuclear explodiu na Ucrânia, na época em que esse país fazia parte da União Soviética, e uma nuvem radioativa se espalhou sobre quase toda a Europa.
Finalmente no ano de 2011 houve um acidente em Fukushima, no Japão, em que um tsunami atingiu a usina nuclear e fez com que ela liberasse muito material radioativo.
Todo esse conjunto de acontecimentos fez com que a Alemanha se tornasse um país super pacifista, por isso eles evitam qualquer coisa que lembre guerra, e depois do acidente de Fukushima, os alemães começaram a pressionar o governo para que as usinas nucleares do país fossem desativadas.
Em 2011 havia 17 usinas nucleares e Angela Merkel anunciou que iria desativá-las aos poucos, ano passado foram desativadas três usinas, e atualmente existem somente três usinas nucleares funcionando na Alemanha.
Quando o governo alemão disse que acabaria com as Usinas Nucleares no país, eles tinham o objetivo de aumentar a produção de energia sustentável, como energia solar, eólica, mas isso também aumentou a dependência deles do gás russo.
Na época em que os alemães tomaram a decisão de desativar suas usinas nucleares, todos o aplaudiram, mas hoje podemos ver que foi uma péssima decisão, é péssimo depender de outros países para qualquer coisa, mas essa dependência é ainda pior quando se depende da Rússia.
Entender esse fator é essencial para compreender a guerra da Rússia com a Ucrânia, então, envie esse post para aquele seu amigo que precisa saber disso.
O mundo tentando parar Putin
A decisão mais dura que poderia ser tomada contra a Rússia é desligar o país do SWIFT.
Até pouco tempo atrás quase ninguém sabia o que era SWIFT, e agora o pessoal vive falando sobre isso.
SWIFT é uma sigla que quer dizer: “Sociedade de Telecomunicações Interbancárias Mundiais” é uma empresa que faz a interligação dos bancos no mundo todo, graças a essa empresa que as pessoas quando viajam para outros países podem usar o cartão de crédito. Por essa empresa que o banco pode enviar dinheiro para um banco de outro país, então qualquer movimentação financeira entre países diferentes vai envolver essa empresa.
Sem acesso a este sistema, a Rússia não poderá receber o pagamento pelo gás natural que ela fornece para a Europa, então ela será obrigada a parar o abastecimento, afinal, se não paga, não leva.
Claro que existem outras formas de fazer transferência de dinheiro entre um país e outro, mas essas outras maneiras não são tão seguras quanto o SWIFT, e essa falta de segurança nas transações financeiras pode acabar afastando investidores e compradores internacionais, o que acabaria afetando a economia do país.
Diversos países, como a Austrália, Estados Unidos, Finlândia, Alemanha e Holanda autorizaram o envio de armas para a Ucrânia.
Os eventos esportivos que iriam ocorrer na Rússia estão sendo cancelados, como a final da UEFA, que ocorreria em São Petersburgo, será realizada em Paris. O Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 🏎️ foi cancelado e várias seleções de futebol ⚽ estão se recusando a jogar com a seleção russa.
Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, dono da Tesla, está fornecendo internet por satelite 🛰️ gratuitamente para a Ucrânia.
Vários países estão impondo diversas sanções à Rússia, e nada parece ter efeito sobre as decisões de Putin.
Na sua opinião, como essas sanções vão impactar a Rússia?
É preciso ser mais enérgico com Putin
Os países europeus e Estados Unidos já perceberam que para parar Putin é preciso ser mais enérgico, chegar na voadora e se impor, porque a conversa e a diplomacia não estão surtindo efeito.
Sanções Contra a Rússia
Os Estados Unidos não podem interferir no conflito, porque ainda está desgastado com o acontecimento no Afeganistão e se você parar pra pensar, os Estados Unidos não tem um motivo para se meter nesse bafafá, inclusive o Presidente Joe Biden já disse que não fará nenhuma ação militar na Ucrânia. Nessa situação, a única forma dos americanos tentar impedir o avanço russo é criando sanções.
Os Estados Unidos e Europa fizeram diversas sanções para que a Rússia desista de invadir a Ucrânia. Sanção é uma espécie de punição para os países que tomaram uma atitude que os demais consideram como errado. Como diversos países acham errado os ataques que a Rússia fez na Ucrânia, foram feitas essas sanções, o objetivo é afetar a economia russa, forçando que ela desista.
🇪🇺 Sanções Europeias
A União Europeia proibiu uso de um gasoduto que envia gás natural da Rússia para a Alemanha, mas você tem que lembrar que nós estamos no verão e na Europa é inverno, essa é a época do ano em que mas se precisa desse recurso, eles precisam muito do gás natural para aquecer as residências, e este conflito já deve ter aumentado o valor do gás natural por lá.
A Inglaterra proibiu que bancos russos peguem empréstimos com os bancos do Reino Unido, para que a Rússia não possa investir em novos armamentos.
🇺🇸 Sanções Americanas
Os bancos russos não poderão negociar com empresas americanas e o dinheiro deles que estiver nos bancos americanos, ficará bloqueado.
O governos dos Estados Unidos vai dificultar que a Rússia tenha acesso a produtos de alta tecnologia, para que os russos fiquem com dificuldade de se desenvolverem militarmente.
Proibiu que grandes empresas russas peguem empréstimo com bancos americanos.
Provavelmente a Rússia já esperava por essas sanções e já se preparou para elas, certamente essas sanções não vão fazer a Rússia desistir de seu plano.
Na sua opinião o que Estados Unidos e Europa podem fazer para que a Rússia saia da Ucrânia?
Russia X Ucrânia: Entenda o Conflito
Eu não estou acreditando no que aconteceu, quando fui dormir, a Rússia e Ucrânia apenas trocavam acusações, quando acordei, a Rússia tinha atacado a Ucrânia.
Não é novidade nem exclusividade
Hoje pela manhã, enquanto me arrumava para o trabalho, eu ouvia as notícias da manhã.
Em uma das notícias disse que as organizações que estão prestando assistência às vítimas da chuva que houve em Petrópolis estavam preocupadas com a grande quantidade de doações.
Verdadeiramente o acontecimento gerou uma grande comoção, diversas empresas, escolas, igrejas e até mesmo governos estrangeiros estão fazendo doações para socorrer os petropolitanos.
Mas a preocupação era que quando os acontecimentos saíssem da mídia, parassem de ser comentado nos noticiários e deixasse de ser assunto nas redes sociais, as doações diminuísse ou até mesmo acabe.
Sim. Por mais impressionante que possa parecer, isso acontece sempre.
Você se lembra da enchente que aconteceu no Sul da Bahia e no Norte de Minas, no fim do ano passado? Será que tudo ja voltou ao normal nessas localidades? Certamente não. Quando o acontecimento sai das redes sociais e deixa de ser notícia, cai no limbo do esquecimento, as doações diminuem e a resposta do governo se torna mais lenta e demorada, enquanto isso, aquelas pessoas são deixadas à própria sorte.
Infelizmente nós temos uma memória muito curta. Sobre as imagens, somente a de baixo é de Petrópolis, as de cima são das últimas enchentes que houve no Sul da Bahia e Norte de Minas.
Feliz Ano Novo Chinês 🐯 🇨🇳
Não, eu não estou enganado, hoje se comemora o ano novo, mas não aqui no Brasil e sim na China, e eles não estão no ano 2.022 como a gente, e sim no ano 4.720
Metas 2022
Muitas coisas que antes eram vistas como boas, hoje estão sendo vistas como tóxicas, que acabam fazendo mais mal do que bem para as pessoas.
Ultimamente as pessoas têm questionado bastante as metas de fim de ano, dizem que deixa as pessoas flustradas e ansiosas.
Eu acho importante, para mim, estabelecer metas no início do ano, e baseado nessas metas que eu consigo tomar decisões e fazer escolhas mais acertivas na direção do que eu desejo.
Mensalmente eu reflito sobre as metas, e muitas das vezes eu vejo no decorrer do ano algumas das metas que faziam sentido no início do ano, não faz mais sentido no meio do ano, e eu simplesmete excluo ou reformulo aquela meta... São metas e não leis. Metas podem (e devem) ser revistas periodicamente.
Quando eu não alcanço uma meta, eu reflito sobre os motivos e circunstâncias que me levaram a não alcançar aquela meta, e quando essa meta continua fazendo sentido, eu a repito no próximo ano.
E não, eu não fico frustrado ou ansioso com as metas, mas isso é um caso individual meu, caso você sinta que estabelecer metas para o ano te faça mal, não faça, seja gentil consigo mesmo.
O sábio grego Tales de Mileto dizia "Conhece-te a ti mesmo" e a própria Bíblia, em 1 Coríntios 11:28, diz "Examine-se, pois, o homem a si mesmo [...]", então, baseado no seu autoconhecimento, você é a pessoa mais adequada para definir se vai estabelecer metas ou não.
Me diz qual é a sua opinião sobre isso.
-
A Primeira Guerra Mundial começou em 1914 e terminou em 1918, tem mais de 100 anos que essa guerra acabou, as vezes a gente pode acreditar...
-
Oi, No centro da Cidade em que eu moro há uma estatua que foi fundida no tempo do Imperio. Porem poucas pessoas sabem da sua historia e impo...
-
São João de Meriti é um município brasileiro situado no estado do Rio de Janeiro . O município possui área de 34,83Km2 e uma população esti...