Eu não estou acreditando no que aconteceu, quando fui dormir, a Rússia e Ucrânia apenas trocavam acusações, quando acordei, a Rússia tinha atacado a Ucrânia.
Diversas pessoas querem entender o conflito, vou tentar te explicar de forma bem simples.
Putin já disse que para ele a Ucrânia nunca foi um país independente, sempre foi "uma província" russa. No passado isso ja foi meio que verdade, apesar de ter uma língua e cultura própria, a Ucrânia não conseguiu se estabelecer como um país, por isso ela fazia parte do Império Russo, quando o Império acabou em 1917, iniciou-se a União Soviética, que era liderada pela Rússia, e a Ucrânia fazia parte. Em 1991 a União Soviética se desfez e a Ucrânia enfim conquistou sua a tão sonhada independência.
Desde que se tornou independente, o governo ucraniano tem se aproximado da União Europeia e da OTAN, isso tem sido visto como uma ameaça pelos russos. O receio russo é que a Ucrânia sirva de base militar, ou mesmo se torne membro, da OTAN isso por que a Ucrânia é muito perto da Rússia, o que poderia facilitar que esses países invadam a Rússia.
Em 2014, a Rússia tomou a Criméia, que pertencia a Ucrânia, quando isso aconteceu, os Estados Unidos propuseram diversas sanções contra a Rússia. O grande problema é que a Rússia é o grande fornecedor de combustível para a Europa, principalmente de gás natural, e a Europa é muito dependente deste gás, principalmente para aquecer as residências no inverno.
Desde Dezembro do ano passado, mais de 100 mil soldados russos têm sido enviado para a região da fronteira com a Ucrânia, isso despertou o temor dos ucranianos e atenção dos demais países.
Neste mês, no dia 22, a Rússia passou a considerar a região de Donetsk e Luhanski (no leste da Ucrânia) como países independentes, desde 2014 essas duas regiões tinham o desejo de se separarem da Ucrânia, mas nenhum país reconhecia a independência deles, somente agora a Rússia passa a os apoiar e diz que vai proteger esses novos países.
Boa parte desse conflito se deve ao desejo da Rússia de aumentar a sua área de influência, semelhante a época da guerra fria, em que a Ucrânia fazia parte da União Soviética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário