Homenagem ao Museu Nacional


Oi 

Dizem que o povo tem memória curta, e eu não culpo a população, são muitos fatos acontecendo simultaneamente. Mas tem alguns assuntos que caem no esquecimento mais rápido que outros. 
Eu digo isso, por que, o incêndio do Museu Nacional, já está caindo no esquecimento. A mídia já não fala mais no assunto e para piorar, na semana do incêndio o candidato a presidência, Jair Bolsonaro, foi esfaqueado, depois disso, a notícia que era a mais falada, foi tendo cada vez menos espaço, até chegar ao nível que está atualmente.
Mas existe um famoso historiador inglês, chamado Peter Burke, que diz que: "A função do Historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer", e eu como um bom historiador, que tento ser, vivo fazendo isso.
Não sei a quanto tempo você acompanha o blog, mas eu já disse uma vez, que sou muuuuuito fã do Maurício de Sousa, o desenhista da Turma da Mônica, sou fã dele, desde criança. 
Por meio do Twitter dele, ele fez uma homenagem ao Museu Nacional. 
Como eu achei muito legal essa homenagem, vou as publicar aqui no blog.





🌹Ela por Ela #2

Ei...

Eu só queria te contar que sonhei contigo noite passada, e eu não queria acordar nunca mais.

Queria te falar que escutei você falando sobre outras garotas, e eu não me contendo com isso.

Eu confessaria que estou sentindo calafrios quando te vejo, e quase não me controlo em só te olhar.

Eu até te contaria  que o motivo pelo qual eu me levanto da cama toda manhã, voltou a ser você.

Eu juro que eu prometeria que controlaria meu ciúme, se me deixasse falar tudo isso, e eu nem precisaria de palavras.

Eu admitiria que não queria te largar nunca mais depois do último abraço que me deu.

Confessaria que adoro mexer no seu cabelo, mesmo sabendo que não gosta.

Eu te contaria como chorei por tantos dias depois que tive que te ver partir.

Escreveria poesias e canções pra te manter do meu lado pra sempre.



 Samires Rosa

Professor Agredido





Oi,
Um amigo meu, que é professor, escreveu uma reflexão, demostrando sua indignação acerca das noticias que estão passando sobre o Professor Thiago Santos, de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, esse professor foi agredido, de diversas formas, na sala de aula por alunos.
Segue a reflexão escrita pelo meu amigo.

 
*******

Não se iludam, pra muitos professores o que aconteceu naquela sala de aula e ROTINA. Antes de mais nada não comecem a falar de candidato aqui, independentemente de quem ganhar meu desejo e que o Brasil no mínimo melhore.
Sobre o ocorrido digo que não é uma questão de esquerda ou de direita. Não falo isso pra fugir de discussão, sei o que estou falando. Muito desse comportamento se deve ao fato dos pais não mandarem seus filhos com um mínimo de educação pra escola.
Olha eu estou falando de coisas básicas, noção de convivência, e também falta de disciplina.
Mas reconheço que é também culpa de um sistema que favorece isso, o aluno faz um negócio desse e sabe o que acontece? NADA. Na verdade ele será premiado com alguns dias de suspensão. Premiado por que essa lógica da suspensão pra mim e uma BURRICE.
NÃO estou dizendo q ele não deva ser suspenso, mas tem que acontecer mais do q isso.
O Conselho tutelar precisa agir, alguma punição um aluno como esse tem que sofrer.
Vi agora no RJ TV que os alunos passarão por oficinas pedagógicas.
Eu acredito no diálogo, na conversa, mas pelo AMOR DE DEUS, esses garotos não vão  mudar só na conversa não, eles precisam ser punidos, nem que seja com prestação de serviço, mas tem que haver alguma punição.
Talvez alguns colegas vão  achar meu discurso duro, mas tenho certeza que muitos professores já foram desrespeitados em sala de aula, será que da pra aturar isso calado?
Tenho ?? anos, tenho formação de professores, sou formado em história, trabalho na prefeitura de XXXXX dando aula para o 4º ano, já lecionei para o 5º ano, já dei aula de história do 6º ao 9º ano em escola particular e ensino médio também, e também já fui agente de educação infantil. Tanto na rede particular quanto publica vi desrespeito ao professor. Minha vida é a educação, é o que eu sei fazer, será que como professor e pessoa não merece um mínimo de respeito? será que os professores do Brasil não merecem?
No meu pouco tempo de carreira já fui desrespeitado e ameaçado por pai de aluno, já teve aluno falando palavras de baixo calão, já levei um soco nas costas de aluno quando separava uma briga, já levei soco de uma criança de 5 anos, só por que eu pedi pra ele não bater no amigo, o soco não doeu , mas minha alma ficou dolorida, já fui por inúmeras vezes ridicularizado por alunos desrespeitosos pela minha forma física, me chamando de gordo, baleia ou qualquer coisa assim, e vocês vêm no face pra falar que os professores fazem doutrinação ?
MESMO com muita raiva e tristeza eu não desisto da educação. Ultimamente eu tenho estado muito desânimo em lecionar, mas quando vi a entrevistar do professor agredido, eu recuperei as forças. O cara é um herói. Depois de tudo o q passou ele ainda disse: "Esse alunos precisam de ajuda".
Que ser humano incrível esse professor. Se preocupar com seus agressores.
Não sei se faria o mesmo. Ele merece o meu Respeito.  Respeito ao professor é o mínimo.
Boa tarde.
 

Sua infância resumida em 90 segundos.


Oi,
 
Vendo esse vídeo, me recordei de diversos desenhos animados que costumava assistir durante a minha infância, alguns eu nem me recordava mais.
Quando eu era criança, e estudava no período da tarde, eu acordava bem cedo, e ficava até a hora da escola assistindo desenhos animados até a hora de ir pra escola, chegando da escola, no SBT, sempre tinha um programa infantil perto do fim da tarde, e eu assistia mais desenhos.
Mais foram poucos os anos que eu estudei a tarde, minha mãe sempre preferiu que eu estudasse pela manhã, era um desespero, ficar na sala de aula, pensando nos desenhos.

Mas fala você, quais eram os desenhos que você mais gostava?

Porquê eu quero Lula Livre?!


🔊Caaaaalmaaa...

Antes de me atirar pedras, ou me aplaudir (dependendo do seu posicionamento político), ouça o que eu tenho para dizer.

Primeiro: não sou Comunista, socialista muito menos anarquista, sou social democrata. Já tinha ouvido falar antes desse termo? Não sei se isso será uma surpresa ou não para você, mas existe muita coisa além de esquerda e direita, e esses dois grupos se dividem em diversos outros subgrupos.

Segundo: não sou PTista, nem Lulista, nem tenho filiação partidária e tenho aversão ao governo do Temer.

Terceiro: Por tudo que li e pesquisei em diversas fontes, acredito que o Lula é responsável por grande parte da corrupção política que houve, ligada ao Governo Federal, durante a sua gestão.

Agora você deve estar se perguntando: "O Fabiano Principe é louco mesmo, quer o Lula Livre, mas acredita que o Lula foi corrupto."

Amigo,  eu creio que o Lula deveria estar preso, mas se torna muito estranho eu dizer que o Lula não pode concorrer as eleições presidências, enquanto que, por exemplo,  o Aécio Neves poderia concorrer ao cargo de presidente (que bom que não concorreu) e está livre. 
Está entendendo onde eu estou querendo chegar?
Eu acho justa a prisão do Lula, mas é injusto ter outras pessoas, que cometeram crimes semelhantes e até piores que o Lula, e estão livres, incluindo algumas pessoas que estão concorrendo a atual eleições presidências

Sinceramente, não votaria no Lula, não pretendo votar no Haddad, mas a prisão do Lula é claramente uma jogada política, para que o mesmo não concorra a eleição presidencial.


Quer apostar comigo que logo depois das eleições ele sai da prisão com algum habeas corpus, ou coisa do gênero? Eu aposto um doce de abóbora. 😋

🌹Ela por Ela #1



Sentimentos que sinto,
Ou que um dia senti.
Inspirada em um amor
Que um dia vi se ir.

O brilho atrativo daqueles olhos,
Era a atração para a perdição de uma alma.
Os corações sincronizados em um mesmo compasso,
Era a tentação de querer fundir-me em seus a
braços.

Os olhares profundos, os lábios calados,
As músicas, os perfumes que eram importados.
As leves carícias que me incentivavam,
As mãos tão suaves que me ensinaram.

Os segredos tão secretos que se escondiam até do próprio coração,
Eram ilusões que motivavam a continuação de tão arriscada aventura,
Que machucava quando lembrada da ficção que de fato era,
Um amor inventado por uma jovem singela.

O gosto do beijo que nunca provei,
O calor do abraço que tanto amei,
O perfume suave que marcou minha alma,
O som de uma voz que em mim nunca cala.

Noites mal dormidas,
Sons da madrugada,
Restos de um sonho,
Que nunca foi meu.

Culpa que sufoca,
Medo de perder,
Mais medo eu sinto,
Em não poder te ter.

Hoje ainda te vejo nas vielas da vida,
E meu coração se assusta com a sincronia,

Que ainda sentia em nos encontrar.


Incendio no Museu Nacional: 200 anos de história destruído pelo fogo do descaso





A destruição de um museu, mesmo parcial, é sempre uma perda gigantesca para a cultura.
[...] 
Um museu nasce da missão de reconhecer e preservar a raridade de algum aspecto da cultura. Por isso, todo museu é único. Um museu sempre requer cuidados em dobro. Independentemente de suas causas, esse incêndio nos serve de alerta para que tenhamos um cuidado cada vez maior com nosso patrimônio.



Quem lê esse trecho, extraído do site do Ministério da Cultura, pode até pensar que se trata do incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, entretanto o texto se refere ao incêndio no Museu da Língua Portuguesa, ocorrido em 2015,em São Paulo. 
Podemos ver que a promessa de "cuidar de nosso patrimônio" não se torna realidade. 
Já não é de hoje que o Museu Nacional vinha clamando por socorro, devido ao descaso. Isso ficou evidente quando diversas vezes esse mesmo Museu se viu obrigado a fechar suas portas por falta de verbas. 
Eu tenho acompanhado os debates entre os candidatos à presidência da República, e não vi tratarem da cultura e muito pouco sobre educação, isso é reflexo do descaso não só dos presidenciáveis, como também da população, no que tange a esse assunto, resultado disso, são noticias como essas. 
Pelo que pude ver, nos noticiários, devido a intensidade das chamas, pouca coisa restará, quanto de nosso patrimônio e nossa hisatória terá que ser perdido, para que Estado e sociedade venham dar a devida atenção ao patrimônio histórico/Cultural? 
Eu pretendo ir em alguma das manifestações que acontecerá pela perda do Museu Nacional, mas, infelizmente, a população só se deu conta e só decidiu se manifestar quanto a isso, agora que já é tarde, o correto seria que essas manifestações ocorressem quando o museu estava inteiro. Quando ocorrerá a próxima manifestação? Quando outro Museu for destruído pelas chamas? 




Provei o MCFish 🐟