Feio eu? São seus olhos!

 



Oi,


Não sei se você sabe, mas eu sou uma pessoa muito crítica com a minha própria imagem.

Poucas vezes eu me olho no espelho e me acho bonito, devido a isso, por muito tempo eu não queria tirar fotos, tem um período da minha vida que há poucas fotos minhas justamente por causa disso.

Ontem um amigo meu achou uma foto minha bem mais jovem e colocou em um grupo de WhatApp que eu faço parte, eu sei que ele queria me zoar, mas quando eu olhei a foto eu fiquei impressionado o quanto eu estava bonito, ninguém me zoou, por que eu comecei a comentar o quanto eu estava bonito.

Quando isso aconteceu, lembrei que no mês passado, uma amiga minha colocou no Facebook uma foto minha de quando eu ainda era adolescente, nooooooooossa, nessa época eu me achava muuuuuito feio, mas quando vi a foto, eu estava bonito também.

Na verdade eu sempre fui tão crítico com a minha imagem, que mesmo que eu fosse o mister universo, e sei que não sou, eu não veria isso.

O próprio José Loreto, se não me engano foi naquele programa amor e sexo, disse que ele tinha esse mesmo problema, e hoje ele é um objeto de desejo entre as mulheres, isso só me leva a crer, que na verdade, o belo e o feio são coisas que a sociedade impõe. As vezes nesse excesso de cobrança que nós fazemos a nós mesmo, não vemos a real beleza que há em nós. Muitas pessoa vivem a vida correndo atrás de um modelo de beleza inalcançável. 

Quem sabe, haja pessoas , e vai haver, que não te ache bonito, e está tudo bem… gosto é algo tão pessoal, mas parece que a gente coloca uma venda nos olhos para não vemos o que realmente somos. Impressionante o quanto nos preocupamos mais com as críticas que fazem a nós do que as pessoas que nos elogiam.

Nem eu nem você temos a obrigação de agradar a todos os olhares. De hoje em diante, eu prometo que vou fazer o melhor, para ME agradar, para que a minha imagem me agrade, para que as minhas roupas, principalmente as minhas meias, atendam os meus desejos. Eu não quero esperar cinco ou dez anos, para ver uma foto de hoje e ver que na verdade eu sou bonito. E se por acaso você me acha feio, na verdade eu não sou, são seus olhos.


Aventuras Literárias: A Hora da Estrela




Oi, 

 Uma amiga minha disse que havia visto a reprise de uma entrevista com a Clarice Lispector e que tinha se identificado com muitas coisas ditas por ela, e me perguntou se eu conhecia algo sobre a autora. Eu não sabia nada sobre a autora, porém, pouco antes da quarentena eu tinha comprado o livro "A Hora da Estrela", escrito pela Clarice Lispector, para ler com meus colegas de trabalho. E essa minha amiga e eu decidimos ler esse livro juntos.
Esse livro é muito bacana, por que fez com que eu refletisse muito sobre diversas coisas.
Não sei o motivo, mas quando escreveu esse livro a Clarice não se identifica pelo seu real nome, ela usa um pseudônimo de Rodrigo S. M. mas parece que na obra tinha muito da autora e acabaram descobrindo e virou um sucesso. Esse livro conta a história de uma mulher chamada Macabéa, ela era datilografa, alagoana que havia migrado pra o Rio de Janeiro. Paralelamente a história de Macabéa, o narrador conta a história dele, eu e minha amiga que lemos os livro junto nos identificamos com diversas falas do narrador, mas concordamos que foi a parte menos atrativa do livro.
No inicio, parece que o narrador tem um desprezo pela Macabéa, mas ao decorrer da leitura, parece que ele vai se apegando a personagem, ele chega a dizer que a ama.
Em geral a pessoa para ser a protagonista de um livro, essa pessoa tem uma vida agitada, vários acontecimentos, mas a vida de Macabéa é uma vida sem muitas emoções, na verdade é uma vida até bem simples.
No livro diz que ela dividia um quarto, na Rua do Acre, no Centro do Rio de Janeiro,  com mais quatro colegas. Eu adoro quando uma história que estou lendo se passa no Rio de Janeiro, por que eu fico imaginando  a personagem naquele espaço e quando passo pelo local fico relembrando a história.
Como já disse, a protagonista é datilografa, ela fez o curso de datilografia que sua tia pagou para ela, mesmo sabendo pouco da língua portuguesa, e cometendo diversos erros, o seu empregador não a demite por pena. 
Um dos entretenimento da Macabéa era ouvir a rádio relógio, em um rádio a pilha de uma das moças que viviam no mesmo quarto que ela. Quase tudo que ela sabia era que ouvia na rádio relógio, parece que essa antiga estação de rádio falava as horas minuto a minuto e por vezes falava curiosidades e algumas propagandas, por falar em propaganda, a Macabéa tinha um álbum em que colecionava propagandas recortadas de jornal.
A Macabéa também se privava de muitas coisas, como por exemplo, ela não comia em restaurantes, ela almoçava em pé num botequim de esquina perto do trabalho. 
Uma das coisas que mais me chocou foi quando a Macabéa começa a namorar com o Olímpico, ele a tratava muito mal, dizia muitas coisas rudes para ela e ainda a troca pela sua "amiga" de trabalho.
A personagem me chocou muito, sempre que eu lia, ficava pensando se havia pessoas assim, mas, infelizmente, há sim, pessoas como ela estão em todo lugar, mas passam despercebidas, por que elas não se conhecem e não são conhecidas pelos outros, passam invisibilizadas pelas ruas.

Não sei se você sabe, mas eu sou muito fã das músicas da banda Pato Fu, e eles tem uma musica com o nome "A Hora da Estrela", e depois que eu li o livro, vejo que a música tem tudo a ver com o livro.

             

Claro que não vou contar o fim da história, mas é um fim muito trágico e triste, mas vale muito a pena ler. Esse livro é um livro pequeno, tem somente 87 páginas, e muito reflexivo. Mas não ache que por ser um livro curto, pode o ler com rapidez, creio que seja melhor o ler com calma e tempo. É muito bom quando um livro me leva à reflexão.

Você já leu este livro? Gostou?
Já leu algum outro livro da Clarice Lispector? Me diga o que você acho? Se eu me interessar, vou o incluir na minha lista de leitura.


🤔 República Islâmica do Brasil?

 

Bandeira da Republica Islâmica do Brasil


Oi! 
Seja bem vindo a República Islâmica do Brasil. 

O Brasil é um país em que a maioria a população se diz cristã, isso é expresso em nossa bandeira, a cor azul é associada ao cristianismo, e boa parte dos países em que sua população é cristã, usa essa cor, pode observar que os países que compõem a Liga Árabe quase não usam o azul. A cor que está associada ao islamismo é o verde e também o vermelho, e os países Árabes usam muito essa cor em suas bandeiras. 

Bandeira dos países da Liga Árabe


O islamismo é uma religião  caracterizada pela subordinação das mulheres em relação aos homens. O islamismo tem pouquíssimos adeptos no Brasil, acho que não alcança nem 1% da população, portanto o islamismo não exerce uma influência tão grande na nossa sociedade. 
Mesmo não tendo grande influência na nossa sociedade, em muitos aspectos nós somos iguais e as vezes piores que os países islâmicos. Para você ter noção, a participação da mulher na vida política de alguns desses países é maior que no Brasil. 

Recentemente houve o caso de uma mulher que foi estuprada e essa foi sua primeira relação sexual, se é que pode chamar isso de relação. Quando vi o vídeo das coisas que o advogado do agressor fala para ela, eu fiquei chocado. Se aquelas coisas fossem ditas para uma irmã ou amiga minha, aquilo me geraria muita revolta. Mesmo com os insultos feitos a vítima, o juiz faz pouquíssimas interferências, permitindo que aquelas coisas fossem ditas. 


A vitima fez a denuncia, reuniu provas, fez exames que comprovaram que houve o ato do estupro... e eu estou perplexo quando soube da decisão do juiz que decidiu que o agressor, apesar de ter estuprado, não tinha a intenção de estuprar a mulher, criando assim o crime de "Estupro Culposo".

O advogado disse que pelas fotos que a vítima tinha nas redes sociais, isso deveria ser uma prática comum dela, o que me impressiona é que argumentos como estes ainda sejam usados, independente das fotos ou roupas que a mulher use, ela não é um objeto que pode ser usado por quem desejar. 

Atitudes como estas mostram o quanto nossa cultura se assemelha a cultura islâmica.

Provei o MCFish 🐟