🌹Ela por Ela.

Oieee

Hoje tenho uma surpresa para você, depois de negociações, reuniões e diversas propostas, teremos nossa primeira colaboradora aqui no Blog.
Na verdade não teve nada de reunião e proposta, eu perguntei para ela se ela queria ser colaboradora aqui no blog e ela aceitou, foi só isso.

É a Samires Rosa, agora você me pergunta: "Quem é Samires Rosa?"
Ela foi minha aluna no tempo em que estive no Pará, é agora é minha amiga, para falar a verdade ela já era minha amiga, mas eu sempre falo que não sou amigo de aluno então não podia dizer que era amigo dela. 
Ela escreve umas reflexões muito boas acerca do cotidiano, sentimentos, inclusive eu já fiz uma postagem aqui no blog com um de seus textos.
A seção dela será o "Ela por Ela", todo domingo postarei um texto de autoria dela.

Espero que você goste e faça comentários sobre o que você achou do texto dela, se achou bom ou ruim, se tem algo que se relacione com sua vida ou não.

Final de semana com os amigos 💞







Oi, 

Esse final de semana foi perfeito, passei todo ele com amigos. 
Vou contar tudo... 
Sexta feira, depois do trabalho, fui visitar uma amiga que estava fazendo aniversário, eu não a avisei que iria na casa dela, queria fazer surpresa, quando cheguei lá, ela não estava em casa 🤦🏾‍♂️,  eu é que tive uma surpresa. Eu não achei esse acontecimento legal, só falei por que queria compartilhar isso com você. 
Agora vem a parte boa, pois bem, vamos começar pelo sábado. 
Uma amiga, me chamou para passarmos o sábado na cachoeira de Guapimirim, eu nunca havia ido antes nesse lugar. 
Fomos de trem, foi muito legal. Chegando em Guapimirim, fiquei encantado com a cidade, é uma cidadezinha pequena, tranquila, com muita área verde e rios limpinhos.

Estação de Trem de Guapimirim

Chegando na cachoeira, meditamos, oramos, lanchamos, estudamos a Bíblia e conversamos muito, além de tirar fotos.
Foi ótimo ficar distante da correria que é na cidade grande. 
Já vou deixando uma dica, caso você também queira ir para Guapimirim, e decida ir de trem, há poucos trens nesse ramal.




Você pode pegar o trem no ramal Saracuruna, chegando na estação final, fazer a baldeação para o ramal Guapimirim. 
Os trens saem de Saracuruna, sentido Guapimirim nos seguintes horários:
🚋 Dias de semana: 5h50min, 9h15min, 14h20min e 18h50min.
🚋 sábados: 6h32min, 10h05min, 14h32min e 20h15min.
🚋 domingos: 8h46min, 14h06min e 20h10min.

Horários do trem saindo de Guapimirim, rumo a estação se Saracuruna:
🚋 Dias de semana: 4h10min, 7h30min, 11h e 16h40min.
🚋 sábados: 4h16min, 8h16min, 11h45min e 16h46min.
🚋 domingos: 5h30min, 10h50min e 16h50min

Agora, sobre o domingo. 
No domingo eu e duas amigas, da época do ensino médio, combinamos de nos encontrar. 
Ficamos conversando sobre as nossas vidas e sobre a vida alheia, lanchamos e assistimos filmes, isso até tarde.


Foi muito bom esse final de semana, infelizmente finais de semana assim são raros quando chegamos a fase adulta, são tantas responsabilidades, que acabamos esquecendo de passar tempo com pessoas que amamos e são importantes para nós. Até mesmo esquecemos de tirar um tempo para nós mesmo. 

Eu estou mega atarefado, estou trabalhando, fazendo um curso, escrevendo a monografia para a especialização, estudando para concursos públicos, elaborando o projeto para a seleção do mestrado, auxiliando meu irmãozinho no processo de alfabetização. Separar um final de semana para descansar parece loucura, mas loucura mesmo é viver sem aproveitar a vida.


Fuga do Trabalho



Oi,
Hoje eu "fugi"  do trabalho para ir em um curso [depois eu falo sobre o curso], como sai quase em cima da hora, chamei um carro da 99 táxi [genérico do Uber], e veio um motorista me buscar.
Geralmente quando chamo algum desses aplicativos de carona, gosto de conversar com o motorista durante a viagem, mas o motorista estava meio caladão, conversamos pouco.
Quando estávamos chegando ele disse:

👨 Fabiano, você não se lembra de mim? 

Eu fiquei muito chocado, olhei bem para ele e não me veio ninguém a mente. Fico muito decepcionado quando alguém se lembra de mim, e eu não me recordo da pessoa
Eu perguntei de de onde ele me conhecia, ele respondeu:

👨Nós estudamos juntos, na primeira e segunda série. [Eu tinha entre 7 e 8 anos]

Quando ele falou isso, eu me recordei que verdadeiramente estudei com uma pessoa com esse nome naquela época, não me recordei do rosto da pessoa, mas lembro que éramos amiguinhos.
Fiquei muito surpreendido por ele ter me reconhecido, mesmo depois de muuuuitos anos.

Mas eu fiquei refletindo sobre como eu tenho tratado as pessoas, vivemos em um mundo muito "pequeno", as pessoas a quem fazemos mal ou bem podem tornar a nos encontrar.

Seja gentil sempre. 

Aula Show: Revolução Francesa, a mudança dos tempos e das leis. 🇫🇷

Olá amigo,


Existem alguns temas de história que eu acho um pouco mais difícil de ensinar aos alunos, principalmente pela extensão/importância do assunto, receando que eu não aplique o assunto da maneira mais adequada.
Um desses tema é a Revolução Francesa, que tem um grande impacto na atualidade.
Pensando nisso, pensei em passar uma pesquisa que marcasse a trajetória escolar dos alunos e consolidasse os conceitos básicos da Revolução francesa.
Lembrei que há um certo tempo, ainda durante a faculdade, eu li o livro "Tempo de Esperança", e nesse livro dizia que durante a Revolução Francesa, os revolucionários jacobinos, objetivando um total rompimento com qualquer coisa que se ligasse com o Antigo Regime, fizeram diversas mudanças, inclusive na contagem do tempo.


Pensando nisso solicitei que os alunos produzissem um calendário e um relógio, segundo as modificações implantadas pelos revolucionários. As imagens dessa postagens são alguns dos relógio que os alunos do segundo ano do Ensino médio produziram,  observem que nestes relógios existem somente 10h.
No período em que os Jacobinos estiveram no poder, após a Revolução Francesa, este grupo tentou de todas as formas romper com o passado, por isso os Jacobinos iniciaram uma intensa perseguição na França, esse período foi conhecido como "período do terror", em que diversas pessoas foram guilhotinadas, as vezes por motivos fúteis, qualquer coisas era motivo de te mandar dar para a guilhotina.
Na tentativa de apagar todos os vestígios do passado, eles criaram uma nova contagem dos dias e das horas.
Hoje falarei somente da contagem das horas.

 

Os revolucionários franceses dividiram o dia em 10 horas (decidia), cada hora dessas equivaliam a 2h e 24min das convencionais, as horas eram divididas em 100 minutos decimais (centidia) , que por sua vez são divididos em 100 segundos decimais (milidia).

 

Em uma outra postagem vou falar também sobre o calendário revolucionário francês. 

Provei o MCFish 🐟