Aventuras Literárias: Cartas do Papai Noel




Oi, 

Li um livro muito legal. O nome do livro é "Cartas do Papai Noel", esse livro é escrito pelo J. R. R. Tolkien, nunca tinha ouvido falar sobre ele, que vergonha, esse é o escritor do "Senhor dos Anéis" . 
É um livro muito lindo e muito delicado. Se trata de uma coletânea de cartas do Papai Noel, do período de 1920 a 1943. 
O Tolkien pegava as cartas dos filhos dele e as respondia, se passando pelo Papai Noel, o livro não mostra as cartas das crianças, mas lendo as do Papai Noel, você acaba deduzindo o que elas deviam ter escrito. 
Algumas das cartas são muitas divertidas, o Urso Polar, ajudante do Papai Noel, é muito atrapalhado e sempre está se envolvendo em aventuras. 
Interessante é como o Tolkien embarca no universo infantil, muitas das vezes eu ficava imaginando as aventuras do Papai Noel. Ele fala sobre a rotina do Papai Noel, sua casa e suas amizades. 
Legal também é que não é só o Papai Noel que escreve as cartas, além do Papai Noel, o Urso Polar e um elfo também as escrevem, e o autor tem a preocupação de fazer caligrafias diferentes para cada personagem, além disso ele ilustra as cartas, e faz desenhos muito bonitos. O Tolkien é muito criativo. 
As cartas finais são mais tristes, por que são escritas no período da Segunda Guerra Mundial, e ele fala sobre a escassez de alimento, que também afetaram o abastecimento no Polo Norte e a diminuição do número de brinquedos para as crianças, para que pudessem ser enviados também para crianças que estavam em meio a guerra. 
Eu li o livro muito rápido, estava com muita vontade de ler as cartas,  eu terminava de ler uma carta e já queria ler a outra, e também estou de férias 😎, isso ajudou muito. 
Foi um livro maravilhoso de ler, principalmente por que eu li no período natalino, creio que ler esse livro na infância deve ser muito legal. 
Depois que li esse livro do autor, conversei com um amigo que já leu outros livros do Tolkien, e me deixou mais interessado ainda no autor e suas demais obras, estou planejando ler livros escrito pelo autor, o que acha de lermos juntos? 

Então é Natal, e o que você fez?


Oi. 
Feliz Natal! 

Eu sei que hoje é dia 26 e o Natal foi ontem, mas no dia 24, próximo da meia noite, todo mundo estava com celular na mão, então eu achei melhor desligar a Internet do meu celular e só tornei a ligar hoje. Eu acho que Natal é um dia para dedicar a família e amigos e foi isso que fiz e o celular não me fez falta, por que tudo me preencheu. 
Provavelmente você deve saber que eu adoro ler livros de Natal no Natal, então, comecei a ler um livro muito legal, chamado "Cartas de Papai Noel", escrito por J. R. R. Tolkien, quando terminar de ler, faço uma resenha aqui no blog. 



Uma igreja na Califórnia criou um presépio colocando Jesus, Maria e José - a família de refugiados mais conhecida do mundo - em jaulas separadas, assim como são tratadas as famílias imigrantes. O objetivo é nos fazer refletir : "E se essa família buscasse refúgio em nossos países hoje" 
Diversas pessoas estão abandonando suas casas e seu país, pondo suas vidas está em risco, por diversos motivos, fome, guerra, crises, ameaças políticas, desastres ambientais e outros. 
Todos os dias milhares de pessoas estão cruzando fronteiras de países, arriscando suas vidas, se expondo ao perigo, em busca de uma vida melhor. 
Quando Jesus veio aqui no mundo, Ele sofreu todos os nossos sofrimentos, Ele sofreu o que um refugiado sofre, pois a família dEle teve que buscar refúgio no Egito, fugindo da morte de crianças, ordenada por Herodes. 
No passado foi Jesus e sua família, hoje são venezuelanos, haitianos, sírios, palestinos, bolivianos e outros que estão saindo de seu país, buscando um lugar em que possam ter paz. 
Nós nos compadecemos dos imigrantes que sofrem tentando entrar na Europa, e nos indignamos com os europeus que se opõem a sua entrada nesses países, mas já ouvi diversas noticias na televisão, em que, principalmente, venezuelanos são agredidos e tem seus pertences depredados por estarem entrando em nosso país. Temos as mesma atitude,  que repudiamos,  dos europeus. 

Escrevendo essa postagem, me lembrei de um versículo bíblico, que diz: "O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim fizeram." Mateus 25:40


O Natal se aproxima...


Guirlanda decorada com Origami 

Oi, 

Qual a sua data preferida no ano? 
O Natal é o dia que eu mais gosto, acho que gosto mais do natal do que do meu aniversário, eu gosto de tudo dessa época, parece que as pessoas ficam mais amorosas e receptivas, tanto que quando eu tenho alguma dívida com alguma instituição, eu costumo negociar essa dívida nessa época, por que as instituições aceitam a negociação e dão descontos com menos dificuldades. 
Sem falar das delícias que minha mãe faz no Natal, 🍽️😋,  a minha mãe é meio que tradicional, as comidas de Natal ela só faz no Natal, então não rola rabanada ou delícia de abacaxi no meio do ano, é somente no Natal, se deixar eu como rabanada o ano todo, mas assim ajuda a criar o clima natalino. 


Carta do meu irmãozinho para o Papai Noel 


Na escola do meu irmão, o trabalho de fim de ano da disciplina de artes, era fazer uma guirlanda, e ele adora Origami, ele e eu fizemos a decoração da guirlanda com Origamis. O legal é que meu irmãozinho está curtindo muito o Natal, ele montou e decorou a árvore de Natal 🎄, e colocou na árvore uma cartinha para o Papai Noel. 

Árvore de Natal decorada pelo meu irmão. 


Eu curto muito essas tradições natalinas, mas nós temos que ter cuidado para não esquecer do real sentido do Natal, todas essas tradições do Natal acabam ofuscando o seu verdadeiro significado. 
O Natal é o dia em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, é um dia para recordamos do nascimento de Cristo. 
Quando veio a esse mundo na forma de uma criança, Jesus veio para religar a humanidade a Deus. A humanidade estava separada de Deus, por causa de seus pecados, que estava causando essa separação. O pecado causa a separação de Deus, sendo Deus o doador da vida, quem peca e se afasta de Deus, deve morrer, por isso a Bíblia diz, em Romanos 6:23, que a consequência do pecado é a morte. Mas Deus enviou Jesus, para que Ele morresse em nosso lugar, por causa de nossos pecados, possibilitando que a humanidade pudesse novamente ter acesso a Deus e assim não morresse. 
O Natal é muito mais do que a troca de presentes e a comida farta, é refletir sobre o perdão e amor. 
Essa postagem está com cara de postagem do CPA


Feliz Natal pra você e sua família. 


Como usar o cartão de crédito a seu favor 💳


Oi,

Deixa eu te falar uma coisa, antes que me esqueça, essa semana foi a minha vez de fazer a postagem lá no CPA, e fiz uma postagem intitulada: Amor de Mãe [e de pai também], dá uma passadinha lá para conferir.

Voltando ao nosso assunto...

Eu adoro essa época de Natal, esse é o meu feriado favorito, tudo é perfeito, tem comida farta, a casa é decorada com enfeites natalinos, minha família se reúne, tem troca de presentes...É um momento mágico! 



O comércio se aproveita dessa época, e de todas as outras, para tirar proveito, e o dinheiro, das pessoas, por isso as lojas e as ruas comerciais se enfeitam para esse período tão aguardado. 
Mas, muitas pessoas envolvidas por esse sentimento, acaba se endividando, querendo presentear todo mundo.  Um risco com isso é se enrolar com o cartão de crédito, assim como quase aconteceu comigo

Por isso hoje eu vim falar com você sobre como usar o cartão de crédito a seu favor. 


  • Evite ter muitos cartões de crédito, isso pode fazer com que você gaste mais do que pode;
  • Evite compras parceladas, por que a gente tem a tendência ir fazendo mais e mais compras parceladas, até que o valor das parcelas se tornem difíceis de ser pago;
  • Compras parceladas são benéficas quando você tem todo o valor do produto, e deixar o valor total rendendo juros, enquanto paga as parcelas;
  • Não empreste seu cartão de crédito para outras pessoas, como amigos, parentes e familiares;
  • Caso empreste o cartão, permita o uso de um valor que você possa pagar, caso a pessoa não possa o pagar;
  • Evite pagar o "valor mínimo", pois esse valor é acrescido de juros e multas altíssimos;
  • Evite também o parcelamento da fatura, isso também vai gerar juros e multas que são altíssimos,  só pra variar;
  • Não utilize o cartão para pagar todas as suas despesas;
  • Esses cartões de crédito pré pagos, gratuitos, são uma ótima opção para quem precisa de cartão de crédito, assim você pode escolher o valor que vai utilizar ;
  • Minhas contas de telefone, streaming, internet e a escola do meu irmãozinho, todas são cobradas diretamente do meu cartão, a vantagem disso, é que eu reúno diversas despesas em uma única fatura, com pagamento em um único dia, assim diminui as possibilidades de que eu esqueça o pagamento de alguma delas;
  • O limite dos cartões, somados, não deve ultrapassar 50% da sua renda, para evitar que você entre em uma dívida que não possa pagar;
  • Análise sua fatura, para ver a origem dos gastos, e reflita sobre seus gastos desnecessários naquele mês;
  • Ligue para a operadora do cartão cancelando seguros e principalmente, pedindo que não cobre a anuidade, ou pelo menos a redução dela

O cartão de crédito pode ser um aliado seu, como também pode ser um inimigo, o que definir isso será o uso que você faz dele.

Let's Speak English!: Caladão 🤐





Oi, 

Esse foi o primeiro mês de estudos no WiseUp. Eu estou gostando do curso, mas não está sendo fácil.  
No WiseUp os alunos são divididos em 8 níveis, sendo eles: Básico 1, Básico 2, Básico 3, intermediário 1, Intermediário 2, Intermediário 3, Avançado 1 e Avançado 2. 
Quando se inicia o curso, o aluno tem que fazer um nivelamento, para saber em qual nível a pessoa vai ingressar, eu iniciei no Básico 2. 
No WiseUp o curso é multi nível, então tem alunos de diversos níveis de inglês na mesma sala. Falando assim, pode parecer uma bagunça, mas impressionantemente  não é.  Isso por um lado é bom, por que você interage com pessoas que sabem mais inglês que você, e elas podem te ajudar, porém é ruim você estar no meio de diversas pessoas conversando em inglês e você não ter repertório naquela língua para dialogar. 
O curso é muito dinâmico e tem muito diálogo, eu fico muito quieto, por que não sei muito de inglês, mas o professor tenta me introduzir na conversa, me fazendo perguntas mais simples. Quando vejo os alunos conversando em inglês, eu fico me imaginando falando inglês também, vai ser muito chique, com certeza eu serei o que mais vai falar
Eu percebi que no WiseUp o professor age como um mediador, isso por que não tem explicações na sala de aula, e sim exercícios e diálogo, o aluno tem que estudar em casa e chegar no curso sabendo o conteúdo da aula. O aluno estuda em casa de duas formas, pelo livro Language Guide, esse livro é sensacional, explica tudo de inglês de forma muito simples, e pelo site ou app, que tem vídeos e exercícios relacionados a aula. 
Quando eu disse que não há explicações, eu não estou dizendo que o professor não explique o conteúdo, mas o correto é o aluno se preparar em casa e levar suas dúvidas para o professor, para que ele te explique, e se ele ver alguma dificuldade sua durante algum exercício ele te explica individualmente. 
O professor disse que eu avancei, creio que se houve algum avanço, foi muito pouco, e isso é principalmente culpa minha, por que não tenho conseguido estudar no Language Guide e no app, mas nesse mês que se inicia, pretendo dedicar mais tempo no estudo do inglês, creio que se eu tivesse estudado mais, com certeza teria avançado mais.


Provei o MCFish 🐟