Calendário Juliano


 

Este calendário foi utilizado por 16 séculos, criado ainda na época em que Roma era um grande império. Quem estabeleceu esse calendário foi o imperador romano Caio Júlio César, por isso esse calendário recebe o nome de Juliano. Esse calendário foi criado para substituir o antigo calendário romano, porque o calendário romano tinha muitos erros de contagem. Quando o Imperador Caio Júlio César instituiu este calendário, ele modificou o nome de um mês em sua homenagem, sendo chamado de Julho.
Os meses se alternavam em meses de 30 e 31 dias, o único que era diferente era o mês de fevereiro.
Uma curiosidade interessante é que no início do calendário Juliano, o mês de fevereiro tinha 29 dias, portanto, nos dias bissextos o esse mês podia ter 30 dias. Outros imperadores também queriam meses em sua homenagem, o Imperador Augusto mudou o nome do mês posterior de Julho para Agosto, por um mês com 30 dias, podiam achar que ele fosse inferior a Imperador Caio Júlio César, para que seu mês também tivesse 31 dias, ele tirou um dia do mês de fevereiro, devido a isso, atualmente o mês de fevereiro possui 28 dias e nos anos bissextos 29.
A diferença entre o calendário Gregoriano e o Juliano é de 13 dias, quando o Papa Gregório fez a alteração do calendário, ele pulou 13 dias, portanto em um dia era 5 de outubro de 1585, no outro era 14 de outubro de 1585.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟