Tangram

Ola amigos leitores!!!...
Vocês ja ouviram falar deste antigo quebra-cabeça chinês?
No meu livro de Matemática da sétima serie, na parte de geometria vinha falando sobre o "Tangram".
É muito divertido e pose-se fazer diversas figuras somente com os encaixes diferentes destas peças.
Fiz este post para que vocês conheçam este jogo e no fim da postagem tem uma surpresa para vocês, espero que gostem.

***
Tangram é um puzzle chinês muito antigo, o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.
***
Eu encontrei um jogo sobre Tangram, caso você se interesse ele esta disponivel para ser baixado no link abaixo.

Comentários